Processo de Avaliação de Docentes e Investigadores 2025
! LEIA ATENTAMENTE O GUIÃO DE PREENCHIMENTO ANTES DE AVANÇAR !
Documentos Relevantes
Regulamento Prorrogação de Prazos Informações Reitorais
FAQ - Questões Frequentes
Qual o período em avaliação?
O período em avaliação corresponde aos 3 anos letivos concluídos imediatamente antes do início da avaliação. Para efeitos da avaliação considera-se que o ano letivo inicia a 1 de setembro e termina a 31 de agosto. Todas as atividades desenvolvidas fora deste período não são relevantes para a avaliação.
Quem é avaliado?
Todos os docentes e investigadores de carreira da Universidade Lusófona, em qualquer dos dois centros universitários - Lisboa e Porto.
O que devo preencher nos conteúdos de avaliação?
Em cada um dos indicadores, o avaliado deve listar e descrever as atividades que desenvolveu ao longo do período em avaliação. O limite para preenchimento é de 4000 caracteres pelo que, se este se revelar insuficiente, deve resumir o texto e juntar anexo com detalhe adicional.
Que regras que devo seguir para anexar ficheiros?
Os anexos que pretenda juntar devem ser sempre em formato pdf, cada ficheiro deve ser inferior a 1 MB e os nomes do ficheiros não devem incluir caracteres portugueses ou especiais (ex: ã, ç, @ e afins).
Para que servem as observações?
Na secção de observações pedimos-lhe que indique os seus ORCID iD e o CIÊNCIA ID. Pode ainda juntar notas que considere pertinentes para a avaliação.
Submeti um relatório incompleto ou incorreto, como posso alterá-lo?
Só deve submeter o seu relatório para avaliação quando tiver concluído o preenchimento de todos os indicadores. Uma vez submetido, os conteúdos já não podem ser alterados pelo avaliado. Na eventualidade de ter já submetido o seu relatório e pretender alterá-lo deve enviar um email para avadoc@ulusofona.pt, indicando o seu número de docente, nome e Unidade Orgânica, solicitando que o seu processo seja reaberto. A reabertura só é possível até ao dia útil anterior ao fim do prazo de preenchmento e submissão.
Como posso ver esclarecidas outras questões?
Todas as questões relacionadas com a plataforma de avaliação devem ser enviadas por email para avadoc@ulusofona.pt, indicando o seu número de docente, nome e Unidade Orgânica, e serão respondidas pela mesma via.
Guião de Preenchimento
1. Como aceder à plataforma de Avaliação
Depois de ler o guião e as FAQs prossiga para a plataforma de avaliação
Figura 1 - Página de entrada avaDOC
2. Autenticação
A autenticação (ver figura 2) faz-se utilizando o seu utilizador (ex. p999) e correspondente palavra-chave.
Figura 2 - Autenticação
3. Processo de Avaliação
! Nota Prévia ! Só deve submeter a sua avaliação quando tiver concluído o preenchimento. Após a submissão os conteúdos já não poderão ser alterados pelo avaliado. Caso pretenda alterar um relatório já submetido consulte as questões frequentes para saber como proceder.
Comece por seleccionar a opção Histório Avaliações cf. imagem abaixo para aceder à lista de processos de avaliação em que participa (ou participou). Seleccione depois o processo de avaliação em curso.
A página do seu processo de avaliação está organizada em várias secções. A primeira secção apresenta, de forma gráfica, as fases e datas do processo e o período decorrido em cada uma delas, bem como a fase e situação em que se encontra o seu processo (ver figura 3).
Figura 3 - Estado do processo de avaliação
3.1. Conteúdos de Avaliação
É nesta secção que o avaliado lista e descreve as actividades que serão avaliadas. O formulário de preenchimento está organizado de acordo com vertentes em avaliação (ver figura 4). Cada uma delas agrega um conjunto de indicadores, acessíveis pelas opções ABRIR/FECHAR AVALIAÇÕES PARCIAIS.
Figura 4 - Conteúdos de avaliação
Em cada um dos indicadores, o avaliado lista e descreve as actividades que desenvolveu ao longo do período em avaliação podendo, caso queira, anexar suporte documental que corrobore e/ou detalhe as referidas actividades (ver figura 5).
Figura 5 - Preenchimento de indicadores
3.2. Observações
Na secção de observações pedimos-lhe que indique os seus ORCID iD e o CIÊNCIA ID.
Figura 6 - Observações
3.3. Submeter Avaliação
Findo o preenchimento dos conteúdos, anexos e observações, deve submetê-los para serem validados e posteriormente avaliados pela Comissão de Avaliação.
Figura 7 - Submeter
3.4. Matriz de Avaliação
Nesta opção poderá consultar a sua matriz de avaliação, com todas as rubricas e as respetivas ponderações (valores-base).
Figura 8 - Matriz de avaliação