filmeu

Teacher
Sara Soares Belo

Sara Soares Belo

Resume

Sara Belo (n.1989) é artista visual e investigadora. É Licenciada (2011), Mestre (2013) e Doutora (2023) em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, que lhe concedeu, em 2016, Bolsa de Doutoramento para prosseguir a sua investigação artística e académica orientada pelo Professor Tomás Maia. A sua tese de Doutoramento (intitulada "O sopro das imagens: Estudo sobre a impropriedade do gesto artístico") investiga as noções de inspiração, mimese, alteridade e de transmissão implicadas no acto criador, articulando uma reflexão sobre a história destas noções com a obra de Philippe Lacoue-Labarthe. É investigadora colaboradora do CIEBA desde 2018, tendo publicado, em 2019, o ensaio "Atravessar o intervalo: o perigo da experiência artística" (Convocarte) e em 2020, participado no seminário Homo Mimeticus - A Transdisciplinary Approach (KU Leuven, Institute of Philosphy) com a comunicação "Between mask and uniform". Traduziu para a língua portuguesa La littérature et le droit à la mort , de Maurice Blanchot (A Literatura e o Direito à Morte, Sr Teste Edições: 2020) e Le Mythe Nazi de Philippe Lacoue-Labarthe and Jean-Luc Nancy (O Mito Nazi, Sistema Solar, Documenta: 2021). O seu trabalho artístico desenvolve-se em torno do processo de construção da imagem, explorando a tensão constitutiva entre a matéria e a possibilidade de figuração, entre o inerte e a capacidade de dar vida. Realizou em 2017 a sua primeira exposição individual (Rastro, na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo), e em 2018 foi seleccionada para integrar a publicação Portuguese Emerging Art 2018. É membro do colectivo artístico humor líquido, com quem tem exposto com regularidade em diferentes cidades (2017: rumor, em Lisboa; 2018: the moving north, em Londres; 2018: ensaio sobre a terra, em Montemor-o-Novo).

Graus

  • Licenciatura
    Pintura
  • Mestrado
    Mestrado em Pintura
  • Doutoramento
    Belas Artes

Publicações

Artigo em revista

  • 2022-05, Between Mask and Uniform: The Undecidability of Mimesis, CounterText
  • 2019, Atravessar o intervalo: o abismo da experiência artística, Convocarte: Revista de ciências da arte

Tese / Dissertação

  • 2023-12, Doutoramento, O sopro mudo das imagens: estudo sobre a impropriedade do gesto artístico.
  • 2013, Mestrado, Os três momentos do espírito criador: ensaio sobre a inspiração artística.

Capítulo de livro

  • 2018, Rastro, PEA2018: Portuguese Emerging Art 2018 (selecção de 46 artistas emergentes; júri composto por Ana Cristina Cahola, Nuno Centeno e Paulo Bernardino Bastos), Emerge - Associação Cultural

Tradução

  • 2023, A inspiração [excertos selecionados de: L’espace littéraire] (Colecção Imagem e Semelhança #8) por Maurice Blanchot, Edições Sr Teste
  • 2021, O Mito Nazi [Título Original: le mythe nazi] por Philippe Lacoue-Labarthe e Jean-Luc Nancy , Sistema Solar (Documenta)
  • 2021, "[Instruções Para o «Encontro» na Floresta]" [Título Original: [Instructions pour la «rencontre» en forêt]] por Georges Bataille (tradução em conjunto com Maria Teresa Projecto e Ana Mata). In Método de Meditação | A Prática da Alegria Perante a Morte | [Instruções Para o «Encontro» na Floresta], Georges Bataille, p. 81-83. (Colecção Fulgor Quotidiano #17), Edições Sr Teste
  • 2021, "A Prática da Alegria Perante a Morte" [Título Original: La pratique de la joie devant la mort] por Georges Bataille (tradução em conjunto com Maria Teresa Projecto). In Método de Meditação | A Prática da Alegria Perante a Morte | [Instruções Para o «Encontro» na Floresta], Georges Bataille, p. 69-80. (Colecção Fulgor Quotidiano #17), Edições Sr Teste
  • 2020, A Literatura e o Direito à Morte [Título Original: La littérature et le droit à la mort] por Maurice Blanchot. (Colecção Fulgor Quotidiano #14), Edições Sr Teste
  • 2020, A Estação Violenta [Título Original: La Estacion Violenta] por Octavio Paz. (Colecção Fulgor Quotidiano #8), Edições Sr Teste

Website

  • 2020, Escola livre, Contribui com vários textos., el-escolalivre.blogspot.com

Catálogo de exposição

  • 2018, The moving north (obra publicada por ocasião da exposição homónima realizada e patente no Maxilla Space, em Londres, de 2 a 9 de Março de 2018; imagens de Ana Mata, Anabela Mota, Catarina Domingues, Marta Castelo, Nádia Duvall, Sara Belo e Teresa Projecto), Edições Humor Líquido, Lisboa
  • 2017, Rastro (obra publicada por ocasião da exposição homónima realizada e patente na Galeria Municipal, Montemor-o-Novo, de 9 de Setembro a 6 de Outubro de 2017; imagens de Sara Soares Belo, texto de Ana Mata) http://files.cargocollective.com/672912/rastro_2017_sara-belo_catalogo.pdf, Câmara de Montemor-o-Novo / Galeria Municipal
  • 2014, Teses mestrado pintura: 2011-2013 = MA painting theses 11-13 (coord. Isabel Sabino), p. 24-27, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa
  • 2012, Instituições culturais e representatividade: chiado, baixa, arte pública e esfera comunicacional (coord. José Quaresma; obra publicada por ocasião de um ciclo de conferências e de uma exposição homónima realizada e patente no Museu Arquológico do Carmo), p. 347, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa / CIEBA
  • 2012, Finalistas pintura FBAUL 10'11 (coord. Manuel Botelho, Carlos Vidal; introd. Carlos Vidal), p.xx, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

Prefácio / Posfácio

  • 2021, O Mito Nazi

Exposição artística

  • 2019, Presente [exposição individual / solo exhibition]. Atelier Concorde, Lisboa. https://sarabelo.com/presente-1
  • 2018, the moving north [exposição colectiva: colectivo artístico humor líquido / group exhibition: artist collective humor líquido], curadoria de Carolina Rodrigues. Maxilla Space, London. https://sarabelo.com/cabana-fogueira
  • 2018, ensaio sobre a terra [exposição colectiva: colectivo artístico humor líquido / group exhibition: artist collective humor líquido]. Galeria Municipal de Montemor-o-Novo. https://sarabelo.com/desterrado
  • 2017, Rumor [exposição colectiva: colectivo artístico humor líquido / group exhibition: artist collective humor líquido], curadoria de Teresa Projecto. Festival Silêncio '17 (Ciclo de autor Maria Gabriela Llansol), Lisboa, 2017. https://sarabelo.com/So-e-Maravilha
  • 2017, Rastro [exposição individual / solo exhibition]. Galeria Municipal de Montemor-o-Novo. https://sarabelo.com/rastro
  • 2016, Porque o céu é azul? [exposição colectiva / group exhibition], curadoria de Anabela Mota. Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa. https://sarabelo.com/as-estatuas
  • 2013, Encontros Próximos [exposição colectiva / group exhibition], curadoria de Anabela Mota. Instituto Superior de Economia e Gestão, Lisboa. https://sarabelo.com/passagem
  • 2012, Pé de Cabra - It's Not Basel But It Could Be [exposição colectiva / group exhibition], curadoria de Tiago Alexandre. Lisboa. https://sarabelo.com/12-00
  • 2012, Finalistas de Pintura 2010'11 [exposição colectiva / group exhibition]. Palácio das Galveias, Lisboa
  • 2012, Chiado, Baixa, Arte Pública e Esfera Comunicacional [exposição colectiva / group exhibition], curadoria de José Quaresma. Museu Arqueológico do Carmo, Lisboa
  • 2011, XXIV Salão de Primavera [exposição colectiva / group exhibition]. Casino do Estoril, Lisboa

Email


Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios