Resume
Edmundo Cordeiro completed his PhD in Communication Sciences in 2003. He is an Associate Professor and Researcher (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, CICANT), and teaches at the Departamento de Cinema e Artes dos Média and at the Departamento de Ciências da Comunicação at the same University. He published «Actos de Cinema», by Angelus Novus, Coimbra, 2005, and completed a post-doctoral research at the Université de Montréal (Canada) and at the Universidade Nova de Lisboa, which resulted in the book «Pedro Costa e Pierre Perrault. Intercessão, Força Ficcional, Força Documental», by Creative Space / Amazon, Lisboa, 2013. He directed the film «Todas As Cartas de Rimbaud» (2017).
Graus
-
Pós-doutoramentoAct of filming: documentary and fiction on Pedro Costa's films
-
Pós-doutoramentoAct of filming: documentary and fiction on Pedro Costa's films
-
MestradoMestrado em Comunicação Social
-
LicenciaturaComunicação Social
-
DoutoramentoCiências da Comunicação
-
Diploma de especializaçãoCurso Livre de História de Portugal (Professor Joaquim Veríssimo Serrão)
-
Título de AgregadoEstudos Culturais
Publicações
Artigo em revista
- 2017, Ventura : a character’s mental landscape as history
- 2016-10-17, Os sinais da grande época no dorso, Manual de Leitura
- 2013, Virtual: a realidade da imagem, ou o que nos impede de ver?
- 2012, Estética e economia: uma descrição de Walter Benjamin e um filme de Robert Bresson
- 2007, Deleuze: Comunicação, controlo, palavra de ordem
- 2007, Deleuze: Comunicação, controlo, palavra de ordem
- 2007, Deleuze: Comunicação, controlo, palavra de ordem
- 2007, Acto de filmar: Variações
- 2007, Acto de filmar: Variações
- 2007, Acto de filmar: Variações
- 2005, Sirk e Fassbinder: o que é o melodrama?
- 2005, Sirk e Fassbinder: o que é o melodrama?
- 2001, Virtual: a realidade da imagem, ou o que nos impede de ver?
Tese / Dissertação
- 2018, Mestrado, Surto & deslumbramento : um estudo de caso
- 2018, Mestrado, Surto & deslumbramento : um estudo de caso
- 2017, Mestrado, ‘No quarto da Vanda’ e ‘Boca de lixo’ cinema, sociedade, conhecimento
- 2017, Mestrado, ‘No quarto da Vanda’ e ‘Boca de lixo’ cinema, sociedade, conhecimento
- 2003-12-18, Doutoramento, Actos de Cinema. Deleuze: Cinema Prático
- 1995, Mestrado, A Figura do Trabalhador. Ensaio Sobre a Técnica na Obra de Ernst Jünger
- 1990, Licenciatura, Nihilismo e o Livro do Desassossego
Livro
- 2024, Cinema e Forma, Cordeiro, Edmundo, Húmus
- 2013, Pedro Costa e Pierre Perrault. Intercessão, Força Documental, Força Ficcional, Cordeiro, Edmundo, Creative Space / Amazon
- 2007, Géneros Cinematográficos, Cordeiro, Edmundo, Edições Universitárias Lusófonas
- 2005, Actos de Cinema. Crónica de Um Espectador, Cordeiro, Edmundo, Angelus Novus
- 2000, A Velocidade de Libertação, Cordeiro, Edmundo, Edições Relógio D'Água
- 1996, O Mistério de Ariana, Cordeiro, Edmundo, Edições Vega
- 1992, O que é um autor?, Cordeiro, Edmundo, Edições Vega
- 1992, O Acto Fotográfico, Cordeiro, Edmundo, Edições Vega
Capítulo de livro
- 2021, Todas as Cartas de Rimbaud e Rebuçados Venezianos. Entre um filme e outro, Transartes, arte expandida e novas linguagens , CECS
- 2020, Ganhar forma - uma palavra sobre Simondon, Eu sou tu. Experiências ecocríticas, Universidade do Minho
- 2011, Deleuze: Comunicação e Palavra de Ordem, Filosofias da Comunicação, LabCom Books, Universidade da Beira Interior
- 2010, Visões técnicas, Arqueologia da Mediação, Fundação Calouste Gulbenkian
- 2010, O ecrã nos filmes: Buster Keaton duas vezes, Ecrã, Paisagem e Corpo, Campo Grácio Editor
- 2000, A Dromologia, A Velocidade de Libertação, Relógio D'Água
- 1996, Apresentação, O Mistério de Ariana, Edições Vega
Edição de livro
- 2024
Tradução
- 2024, As Histórias de Horácio. Retratos e Testemunhos dos Mestres do Teatro Europeu, Húmus/TNSJ
- 2023, Elogio do Teatro, Humus / TNSJ
- 2023, Contra o Teatro Político, Humus / TNSJ
Artigo em jornal
- 2023-08-09, O Argumento é cinema, Jornal de Letras
Artigo em boletim informativo
- 2024-07-18, O cinema que está sempre acordado, Ciclo Outras Revoluções - Revolução Já! / Museu e Bibliotecas do Porto
- 2024-06-20, O cinema e algumas consequências da colonização, Ciclo Outras Revoluções - Revolução Já! / Museu e Bibliotecas do Porto
- 2024-05-23, A imponderabilidade do acontecimento, Ciclo Outras Revoluções - Revolução Já! / Museu e Bibliotecas do Porto
- 2024-04-23, Do imaginário para o real e do real para o imaginário, Ciclo Outras Revoluções - Revolução Já! / Museu e Bibliotecas do Porto
- 2024-04-11, A morte de Salazar e a morte do Pai, Ciclo Outras Revoluções - Revolução Já! / Museu e Bibliotecas do Porto
- 2024-03-24, O sonho diluído continua a produzir os seus efeitos, Ciclo Outras Revoluções - Revolução Já! / Museu e Bibliotecas do Porto
- 2023-04-13, O sentido da vida, TNSJ — Folha de Sala de «A Última Gravação de Krapp» de Samuel Beckett
Artigo em conferência
- 2021-06-24, O conceito de intercessão, VII Congresso Internacional de Investigadores do Audiovisual
- 2019-07-29, The Elevator Scene in “Horse Money": The Sound-Image, Avanca | Cinema 2019 International Conference
- 2019-06-10, Sword and Body (João César Monteiro, between Poetry and Cinema), 10th Annual International Conference on Visual and Performing Arts 10-13 June 2019, Athens, Greece
- 2018-06-11, The elevator Scene in "Horse Money": The Sound-Image, 9 th Annual International Conference on Visual and Performing Arts, 11-14 June 2018, Athens, Greece
- 2018, "Jaime" ou a origem do cinema português contemporâneo, Avanca I Cinema International Conference 2018
Catálogo de exposição
- 2020, Ruínas: Primeira Impressão, Encontros Cinematográficos/Jornal do Fundão/The Stone And The Plot
Prefácio / Posfácio
- 2024, As Histórias de Horácio. Retratos e Testemunhos dos Mestres do Teatro Europeu
- 2023, Elogio do Teatro
- 2023, Contra o Teatro Político
Exposição artística
- 2013-07, Vozes Humanas (com Jorge Cramez)
Guião
- 2018, Amor Amor (filme de longa-metragem, Jorge Cramez, 2018)
- 2015, O Rebocador (filme de curta-metragem, Jorge Cramez, 2015)
- 2010, Na Escola (filme de curta-metragem, Jorge Cramez, 2010)
Arte visual
- Vozes Humanas. Quatro Actrizes, a Voz, o Espaço Vazio (curta-metragem, 32', HD, Cor, PB - com Jorge Cramez, 2014)
- Ventura: a Personagem Estratigráfica (ensaio de curta-metragem, 16', 2013)
- Uma Que Só Vem Quando Quer (curta-metragem, 18', HD, Cor, PB, Português, 2018)
- Todas As Cartas de Rimbaud (filme com Maria Filomena Molder, 59', HD, Cor, PB, Português, Francês, 2017)
- Que há um som certo para as coisas, há (documentário de curta-metragem com Miguel Martins, HD, 22', Cor, PB, 2014)
- No Mínimo Genial. Vasco Pimentel, director de som (documentário de curta-metragem, HD, 25', 2015)
- Isabel Ruth, actriz (filme de entrevista, 53', HD, Cor, PB, 2014)
- Força cinematográfica: fazer ver (ensaio de curta-metragem, 22', PB, 2012)
- Ana Moreira, actriz (documentário de curta-metragem, HD, 27', Cor, PB, 2014)
Exposição de curadoria/museu
- 2024-03-24, Ciclo Outras Revoluções - Revolução, Já! (Museu e Bibliotecas do Porto)