filmeu

Docente
Paulo Renato Da Silva Gil Viveiros

Paulo Renato Da Silva Gil Viveiros

Resume

Paulo Viveiros. Completed a PhD in Cinema in 2008, a Master in Communication Sciences / Media Studies in 1996, and a Degree in Social Communication in 1992 all at Universidade Nova de Lisboa, Faculty of Social and Human Sciences. He is Associate Professor at Lusófona University of Humanities and Technologies where he is the Director of the 1st cycle in Digital Animation and of the 2nd cycle in Arts of Animation, he is also one of the members of the Academic Council in ReAnima Erasmus Mundus European Joint Master at Lusófona University of Humanities and Technologies, Aalto University and Luca School of Arts. He published 3 papers in specialized magazines. It has 6 book chapters. He received 2 awards and / or honors. He participates and / or participated as an Investigator in 4 projects. He works in the Humanities area with an emphasis on Arts, namelly Visual Culture, Film Studies and Animation Studies. In its Ciência Vitae curriculum, the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural production are: cinema; art; digital; animation cinema; documentary; video art; painting.

Graus

  • Mestrado
    Ciências da Comunicação
  • Licenciatura
    Comunicação Social
  • Doutoramento
    Ciências da Comunicação

Publicações

Edição de número de revista

  • Animation Documentary, 1

Artigo em revista

  • 2018, A Work of Chaos: Gianluigi Toccafondo’s Animated Paintings, Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image
  • 2017, Multi-Task Cinema, Or a Whatever Style, International Journal of Film and Media Arts
  • 2012, Curto-Circuito. Arte e tecnologia na obra de Nam June Paik, Caleidoscópio
  • 2002, Branca de Neve e as Imagens no Escuro, Caleidoscópio
  • 1999, A Tragédia Humana em Bill Viola, Revista de Humanidades e Tecnologias

Livro

  • 2005, A Imagem do Cinema: História, Teoria e Estética, 2ª, Viveiros, Paulo, Edições Universitárias Lusófonas
  • 2003, A Imagem do Cinema: História, Teoria e Estética, 1ª, Viveiros, Paulo, Edições Universitárias Lusófonas
  • 2000, Mixed-Media. Para uma História e Teoria da Arte Vídeo, Viveiros, Paulo, Universidade Nova de Lisboa, Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens

Capítulo de livro

  • 2024, Uma arquitetura imaginária: as curtas metragens de David Doutel & Vasco Sá, Olhares sobre a animação portuguesa, Cinanima
  • 2024, An imaginary architecture: the short films of David Doutel & Vasco Sá, Perspectives on Portuguese Animation, Cinanima
  • 2023, O recalcamento das memórias, Os 100 melhores planos do cinema. 100 autores, 100 planos, Edições 70
  • 2012, História do cinema português: o estado da investigação, Cinema em Português: III Jornadas, LabCom Books
  • 2009, Espaços Densos, Imagem Contemporanea - cinema, tv, documentarios, fotografia, videoarte, game, 1
  • 2008, Vanguarda 20: uma aventura da percepção, As artes visuais e as outras artes : arte e abstracção, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
  • 2008, O Espaço das Atracções, Comunicação e Cidadania – Anais do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho
  • 2008, O Aplanamento das Imagens, Comunicação e Cidadania – Anais do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho
  • 2007, O Cinema das Aparições: configurações do Anjo no cinema, Figuras do Anjo Revisitadas, Santuário de Fátima
  • 2007, Impressões das Ilhas, Filomena Almeida. Projecto Ilhas: cenários para bancos-ilhas, Centro de Cultura Contemporânea
  • 2007, Espaços densos: configurações do cinema digital, Estéticas do Digital: Cinema e Tecnologia, LabCom
  • 2006, Uma Relação Difícil, O Cinema Português e os seus Públicos, Edições Universitárias Lusófonas
  • 2006, O Ritmo Liberta?, Edgar Pêra. Herói Independente, IndieLisboa
  • 2006, Cinema e tecnologia: novas interacções, Novos Media: produção, desenvolvimento e distribuição, Edições Universitárias Lusófonas
  • 2006, Cinema and Technology: New Interactions, New Media: production, development and distribution, Edições Universitárias Lusófonas
  • 2004, La imagen del sonido, Alexander Sokurov. Elegias Visuales, 1ª, Maldoror Ediciones
  • 2002, A Desinstalação das Formas, As Ciências da Comunicação na Viragem do Século, Vega
  • 2000, O Documentário de Wiseman: para uma análise da sociedade americana, Imagens e Reflexões, Edições Universitárias Lusófonas
  • 2000, O Cinema Gestual de Mizoguchi, Kenji Mizoguchi, Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
  • 2000, A Desinstalação das Formas, Terrenos Vagos, Edições Universitárias Lusófonas
  • 1999, A Liberdade das Imagens, Godard 1985-1999, Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
  • 1999, A Imagem do Som, Alexander Sokurov, Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
  • 1997, A Origem da Arte Vídeo, Inter@ctividades, Universidade Nova de Lisboa, Centro de Estudos em Comunicação e Linguagens
  • 1994, Seraphita’s Model, Wiseman. Um olhar sobre as instituições americanas, Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema

Manual

  • 2021, Trilogia da Infância, PNC - Plano Nacional de Cinema

Recurso online

  • 1998, A imagem à superfície ou a modernidade da pintura, http://www.bocc.ubi.pt/pag/viveiros-paulo-Cezanne-moderna.pdf

Catálogo de exposição

  • 2012, Na Floresta Negra de Nádia Duvall – a esquizofrenia da imagem, Galeria Valbom
  • 2012, A Arte do Encontro, Câmara Municipal de Lisboa
  • 2010, Rotoscopia, plano e loop: reflexões a partir da obra de Luis Alegre, Plataforma Revolver
  • 2005, Imagem: excesso de artifício, débito estético, Plano 21 Associação Cultural

Email


Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios