Resume
Célia Oliveira é Doutorada em Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas pela Universidade do Minho, com uma tese sobre o papel de processos atencionais na Capacidade Memória Operatória. Pela mesma universidade, licenciou-se em Psicologia com pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação, e completou um Mestrado em Psicologia Clínica. Actualmente é docente na Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto, onde é responsável por unidades curriculares no domínio da Cognição Humana (Processos Psicológicos Básicos I e II) e da Psicologia da Educação (Psicologia da Educação e Psicologia Aplicada II - Módulo de Psicologia Escolar). É membro integrado do HEI-Lab - Digital Human-Environment Interaction Lab, da Universidade Lusófona, e colabora com diversas universidades nacionais e estrangeiras em projectos de investigação conjuntos. É ainda membro convidado do Grupo de Problemas de Comportamento e Aprendizagem do Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) da Universidade do Minho. Os seus interesses científicos contemplam os domínios da Memória e Aprendizagem, Atenção e Aplicações Educacionais das Ciências Cognitivas . Detém experiência continuada de prática de intervenção psicológica e tem exercido actividades de consultoria científica em projectos de investigação e de disseminação científica, bem como actividades de consultoria técnica em contextos de actuação comunitária.
Graus
-
DoutoramentoPsicologia
-
MestradoMestrado em Psicologia Clínica
-
LicenciaturaLicenciatura em Psicologia, pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação
Publicações
Journal article
- 2023-09, From A to Z: effects of a 2nd-grade reading intervention program for struggling readers, Revista de Psicodidáctica (English ed.)
- 2023-05-17, The burnout experience among teachers: A profile analysis, Psychology in the Schools
- 2022-01, School and student determinants of reading performance: A multilevel analysis with Portuguese students, Revista de Psicodidáctica (English ed.)
- 2022-01, Práticas de Avaliação Psicológica Escolar: Uma Revisão Sistemática da Literatura [School Psychological Assessment Practices: A Systematic Review], Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación – e Avaliação Psicológica
- 2022, School and student determinants of reading performance: A multilevel analysis with Portuguese students,Determinantes escolares y de los estudiantes en el rendimiento lector: un análisis multinivel con estudiantes portugueses, Revista de Psicodidactica
- 2022, Satisfação profissional do professor: uma análise multinível de características individuais do professor e de características organizacionais da escola, Psique
- 2021-07-31, Teachers Voices: A Qualitative Study on Burnout in the Portuguese Educational System, Education Sciences
- 2021-04-15, Burnout in Portuguese Teachers: A Systematic Review, European Journal of Educational Research
- 2021-04-04, Inclusive Education in Portugal: Teachers' Professional Development, Working Conditions, and Instructional Efficacy, Education Sciences
- 2021-01-21, Teacher and school determinants of perceived classroom discipline: , Learning Environments Research
- 2020-10-01, Teacher and school determinants of teacher job satisfaction: a multilevel analysis, School Effectiveness and School Improvement
- 2020-07-01, Determinantes individuais e organizacionais na percepção de indisciplina em sala de aula. Um estudo transcultural, Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
- 2020, Research studies on dyslexia: Participants’ inclusion and exclusion criteria., European Journal of Special Needs Education
- 2020, Looking for a pattern: Error analysis as a diagnostic assessment for making instructional decisions to promote academic success
- 2019-02-14, Teachers' academic training for literacy instruction, European Journal of Teacher Education
- 2018-01, Error Patterns in Portuguese Students' Addition and Subtraction Calculation Tasks, Journal for Multicultural Education
- 2018, Error patterns in Portuguese students’ addition and subtraction calculation tasks: Implications for teaching, Journal for Multicultural Education
- 2017-12-15, Indisciplina em sala de aula: um estudo transcultural, Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
- 2017-12, Teacher's Classroom Management Behavior and Students' Classroom Misbehavior: A study with 5th through 9th-Grade Students. , Electronic Journal of Research in Educational Psychology
- 2017, Teacher's classroom management behavior and students' classroom misbehavior: A study with 5th through 9th- grade students, Electronic Journal of Research in Educational Psychology
- 2016, Number Knowledge and Error Types of Elementary Portuguese Students: Implications for Instruction, Clinical and Experimental Psychology
- 2016, Aprendizagem e memória: Intersecções e implicações para a prática pedagógica, Revista de Estudos Curriculares
- 2016, How Portuguese and American teachers plan for literacy instruction, Annals of Dyslexia
- 2016, An Evaluation of the Behavior and Instructional Management Scale’s Psychometric Properties using Portuguese Teachers, Teaching and Teacher Education
- 2014, Actual disciplinary knowledge, perceived disciplinary knowledge, teaching experience and teacher’s training for reading instruction: A study with primary Portuguese and American teachers, Journal of Psychodidactics
- 2013, Character Education in Portugal, Childhood Education
- 2009, Diversidade de resultados no estudo do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
- 2004, Perturbações do comportamento alimentar em Portugal: padrões de utilização dos serviços, Comportamento Alimentar
Thesis / Dissertation
- 2020, Master, Perturbações emocionais e comportamentais na sobredotação
- 2020, Master, Necessidades de formação, formação contínua e auto-eficácia dos professores no Brasil, Portugal e Singapura
- 2020, Master, Formação contínua de professores: necessidades, participação e barreiras
- 2019, Master, Instrução, empenho e desempenho dos alunos em ciências
- 2019, Master, Ensino da leitura: conhecimento, formação e práticas profissionais dos professores
- 2019, Master, Declínio cognitivo e perturbação do desenvolvimento intelectual em adultos e idosos : perfil cognitivo e efeito das variáveis sociodemográficas
- 2019, Master, Declínio cognitivo e perturbação de humor bipolar em adultos e idosos : perfil cognitivo e efeito das variáveis sociodemográficas
- 2019, Master, Declínio cognitivo e perturbação de esquizofrenia em adultos idosos : perfil de funcionalidade e efeito das variáveis sociodemográficas
- 2018, Master, Nível socioeconómico e cultural, envolvimento parental e rendimento académico: um estudo com adolescentes portugueses de 15-16 anos
- 2018, Master, Indisciplina, rendimento académico dos alunos e satisfação profissional dos professores
- 2018, Master, Estratégias de gestão da indisciplina em sala de aula: um estudo com professores do ensino básico e secundário
- 2018, Master, Conceções e práticas de apoio tutorial no ensino superior : uma revisão sistemática de literatura
- 2018, Master, Apoio tutorial no ensino superior : efeitos de um projeto-piloto no apoio social percebido, bem-estar pessoal e vivências académicas de estudantes do 1.º ano
- 2018, Master, Ajustamento psicossocial de crianças e jovens em acolhimento familiar: uma revisão sistemática da literatura
- 2017, Master, Indisciplina em sala de aula: um estudo com alunos do ensino básico
- 2017, Master, Conhecimento matemático: um estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico
- 2016, Master, Stress ocupacional e burnout em profissionais de apoio à proteção de crianças e jovens: um estudo exploratório
- 2016, Master, Padrões de erro na matemática no 1.º ciclo do ensino básico
- 2014, Master, Indisciplina no ensino superior: perceção dos professores sobre comportamentos indisciplinados na sala de aula
- 2014, Master, Indisciplina no ensino secundário: perceção dos professores sobre comportamentos indisciplinados na sala de aula
- 2013, PhD, Capacidade de Memória Operatória: Efeitos das funções inibitórias de restrição, acesso e eliminação da informação
- 2006, Master, Desordem de Hiperactividade e Défice de Atenção (DHDA): Exploração do desempenho de um grupo de crianças em medidas de atenção e de memória operatória
Book
- 2014, Ensino da Leitura no 1º Ciclo do Ensina Básico: Crenças, conhecimentos e formação dos professores, Oliveira, Célia
Book chapter
- 2022, Students' mental health issues in Europe and other countries
- 2021, O papel da memória humana na aprendizagem escolar e na inovação pedagógica, Políticas e Dinâmicas Educativas, Imprensa da Universidade de Coimbra
- 2019, Indisciplina em Sala de Aula, Psicologia da Educação: Temas de Aprofundamento Científico., Climepsi
- 2017, Classroom discipline: theory and practice, Theory and Practice, Nova Science Publishers
- 2016, Selecting participants for dyslexia studies: complexities and challenges, Dyslexia: Perspectives, Challenges and Treatment Options., Nova Science Publishers, Inc.
Conference paper
- Em defesa de uma educação para o professor
- 2022-04-29, Gestão da sala de aula e perceção de indisciplina: Um estudo com professores angolanos
- 2014, O ensino da leitura/língua materna nos cursos de formação inicial de professores em Portugal
- 1995, As Dimensões Humanas da Docência, III Encontro Nacional de Didácticas/ Metodologias da Educação