filmeu

Docente
Pedro Miguel Meleiro Sobrado

Pedro Miguel Meleiro Sobrado

Resume

PEDRO SOBRADO Nasceu no Porto, em 1976. É licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (classificação: 16 valores), pós-graduado em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (classificação: 17 valores) e mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (classificação: 19 valores), onde, em 2015, concluiu o curso de doutoramento (não conferente de grau) de Estudos Literários, Culturais e Interartísticos (classificação: 19 valores). Trabalhou, entre 2007 e 2017, no departamento de Edições do Teatro Nacional São João, onde assegurou a coordenação editorial de livros e outras publicações, e organizou ciclos de conferências e debates. Entre 2008 e 2018, trabalhou regularmente como dramaturgista, nomeadamente com o encenador Nuno Carinhas, mas também com Ricardo Pais, em espetáculos que envolveram obras de Gil Vicente, Almada Negreiros, William Shakespeare, Karl Kraus e Samuel Beckett, entre outros autores. Tem publicado textos e ensaios sobre teatro e autores como Gil Vicente, Bertolt Brecht, Eugene O'Neill ou Jean Genet. Publicou os livros "Quase Nada: Defesa e Interpretação de Robert Walser" (Edições Húmus, 2020) e "Cousas de Devoção: Cinco Ensaios Vicentinos" (Edições Húmus, 2023). Colaborou como autor, conferencista e formador com outras instituições, como as Comédias do Minho, o São Luiz Teatro Municipal, o Balleteatro Escola Profissional ou a Fundação Cupertino de Miranda. É desde 2017, professor de literatura dramática na Universidade Lusófona do Porto, a cujo Conselho Estratégico pertence desde 2019. Foi presidente do conselho de administração do Teatro Nacional São João entre 2018 e 2023. É, desde outubro de 2023, presidente do conselho de administração da Museus e Monumentos de Portugal.

Graus

  • Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)
    Estudos Literários, Culturais e Interartísticos
  • Mestrado
    Estudos de Teatro
  • Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)
    Mestrado em Ciências da Comunicação
  • Licenciatura
    Ciências da Comunicação

Publicações

Artigo em revista

  • 2016-05-17, "Chegam sempre as cartas a quem [...]", A Phala
  • 2003, No covil de Robert Walser, Revista de Comunicação e Linguagens

Tese / Dissertação

  • 2014, Mestrado, Dívida soberana: heranças clássica e bíblica em «Desejo Sob os Ulmeiros», de Eugene O'Neill, e notícia de duas encenações em Portugal

Livro

  • 2023, Cousas de Devoção: Cinco Ensaios Vicentinos, 1.ª, SOBRADO, PEDRO, Edições Húmus
  • 2020, Quase Nada: Defesa e Interpretação de Robert Walser, SOBRADO, PEDRO, Edições Húmus

Capítulo de livro

  • 2022, Comboios rigorosamente vigiados, In-Libris, 1, 1.ª, In-Libris
  • 2022, A imagem verdadeira, Floresta de Enganos: Manual de Leitura, 1, 1.ª, Teatro Nacional São João
  • 2020, Isto esteve para ser um sítio com um nome, O Elogio do Espectador (Cadernos do Centenário – vol. 1), 1, 1.ª, Teatro Nacional São João
  • 2018, Os testículos de Molloy: um blind date entre Samuel Beckett e Gil Vicente, Uma Noite no Futuro: Manual de Leitura, Teatro Nacional São João
  • 2018, O labor de Penélope, Teatro do Vestido: Dicionário, Bicho-do-Mato
  • 2018, Acertar com o chão: O devir teatral de "O Nome de Guerra", Almada Negreiros: Un trait d’union tra arti e culture, Morlacchi Editore
  • 2018, "Senadores romanos com cabeças de xerife": Para uma fenomenologia selvagem do figurino teatral, Figurinus: O Corpo em Cena, Edições Afrontamento
  • 2017, Da dramaturgia como uma das belas-artes, Macbeth: Manual de Leitura, Teatro Nacional São João
  • 2015, A gramática das trevas: O Livro de Job e a insensatez de Jean-Pierre Sarrazac, O Fim das Possibilidades: Manual de Leitura, Teatro Nacional São João
  • 2014, Sol às escuras: Sobre Saltimbancos de Almada Negreiros, al mada nada: Manual de Leitura, Teatro Nacional São João
  • 2012, Lacrimae rerum: O dom das lágrimas e o Auto da Alma de Gil Vicente, Alma: Manual de Leitura, Teatro Nacional São João
  • 2008, Missa en abyme: O mistério de Gil Vicente, Breve Sumário da História de Deus: Manual de Leitura, Teatro Nacional São João

Artigo em boletim informativo

  • 2013, Uma mulher sob influência: a Gertrude de William Shakespeare, Gertrude: Programa
  • 2012, Será preciso queimar o espectador?, Lura: Jornal de Artes e Educação
  • 2012, Do pobre Senhor K.: A escola da pobreza e o pensamento em bruto em Bertolt Brecht, Kabaret Keuner e Outras Histórias: Programa

Prefácio / Posfácio

  • 2022, Enciclopédia Mínima: Uma Antologia de 100 Textos
  • 2022, Bartleby, O Escrivão
  • 2022, 25
  • 2021, Desenho de Luz

Obra teatral

  • 2018-12-13, Conceito e dramaturgia do espetáculo "Uma Noite no Futuro", Teatro Nacional São João, Teatro Carlos Alberto, Porto, Portugal
  • 2017-06-01, Dramaturgia do espetáculo "Macbeth", Teatro Nacional São João, Teatro Nacional São João, Porto, Portugal
  • 2016-10-27, Dramaturgia do espetáculo "Os Últimos Dias da Humanidade", Teatro Nacional São João, Teatro Nacional São João, Porto, Portugal
  • 2014-03-26, Dramaturgia do espetáculo "al mada nada", Teatro Nacional São João, Teatro Nacional São João, Porto, Portugal
  • 2012-03-09, Dramaturgia do espetáculo "Alma", Teatro Nacional São João, Teatro Nacional São João, Porto, Portugal
  • 2009-11-20, Apoio dramatúrgico ao espetáculo "Breve Sumário da História de Deus", Teatro Nacional São João, Teatro Nacional São João, Porto, Portugal

Email


Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios