Resume
PEDRO SOBRADO Nasceu no Porto, em 1976. É licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (classificação: 16 valores), pós-graduado em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (classificação: 17 valores) e mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (classificação: 19 valores), onde, em 2015, concluiu o curso de doutoramento (não conferente de grau) de Estudos Literários, Culturais e Interartísticos (classificação: 19 valores). Trabalhou, entre 2007 e 2017, no departamento de Edições do Teatro Nacional São João, onde assegurou a coordenação editorial de livros e outras publicações, e organizou ciclos de conferências e debates. Entre 2008 e 2018, trabalhou regularmente como dramaturgista, nomeadamente com o encenador Nuno Carinhas, mas também com Ricardo Pais, em espetáculos que envolveram obras de Gil Vicente, Almada Negreiros, William Shakespeare, Karl Kraus e Samuel Beckett, entre outros autores. Tem publicado textos e ensaios sobre teatro e autores como Gil Vicente, Bertolt Brecht, Eugene O'Neill ou Jean Genet. Publicou os livros "Quase Nada: Defesa e Interpretação de Robert Walser" (Edições Húmus, 2020) e "Cousas de Devoção: Cinco Ensaios Vicentinos" (Edições Húmus, 2023). Colaborou como autor, conferencista e formador com outras instituições, como as Comédias do Minho, o São Luiz Teatro Municipal, o Balleteatro Escola Profissional ou a Fundação Cupertino de Miranda. É desde 2017, professor de literatura dramática na Universidade Lusófona do Porto, a cujo Conselho Estratégico pertence desde 2019. Foi presidente do conselho de administração do Teatro Nacional São João entre 2018 e 2023. É, desde outubro de 2023, presidente do conselho de administração da Museus e Monumentos de Portugal.
Graus
-
Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)Estudos Literários, Culturais e Interartísticos
-
MestradoEstudos de Teatro
-
Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)Mestrado em Ciências da Comunicação
-
LicenciaturaCiências da Comunicação
Publicações
Artigo em revista
- 2016-05-17, "Chegam sempre as cartas a quem [...]", A Phala
- 2003, No covil de Robert Walser, Revista de Comunicação e Linguagens
Tese / Dissertação
- 2014, Mestrado, Dívida soberana: heranças clássica e bíblica em «Desejo Sob os Ulmeiros», de Eugene O'Neill, e notícia de duas encenações em Portugal
Livro
- 2023, Cousas de Devoção: Cinco Ensaios Vicentinos, 1.ª, SOBRADO, PEDRO, Edições Húmus
- 2020, Quase Nada: Defesa e Interpretação de Robert Walser, SOBRADO, PEDRO, Edições Húmus
Capítulo de livro
- 2022, Comboios rigorosamente vigiados, In-Libris, 1, 1.ª, In-Libris
- 2022, A imagem verdadeira, Floresta de Enganos: Manual de Leitura, 1, 1.ª, Teatro Nacional São João
- 2020, Isto esteve para ser um sítio com um nome, O Elogio do Espectador (Cadernos do Centenário – vol. 1), 1, 1.ª, Teatro Nacional São João
- 2018, Os testículos de Molloy: um blind date entre Samuel Beckett e Gil Vicente, Uma Noite no Futuro: Manual de Leitura, Teatro Nacional São João
- 2018, O labor de Penélope, Teatro do Vestido: Dicionário, Bicho-do-Mato
- 2018, Acertar com o chão: O devir teatral de "O Nome de Guerra", Almada Negreiros: Un trait d’union tra arti e culture, Morlacchi Editore
- 2018, "Senadores romanos com cabeças de xerife": Para uma fenomenologia selvagem do figurino teatral, Figurinus: O Corpo em Cena, Edições Afrontamento
- 2017, Da dramaturgia como uma das belas-artes, Macbeth: Manual de Leitura, Teatro Nacional São João
- 2015, A gramática das trevas: O Livro de Job e a insensatez de Jean-Pierre Sarrazac, O Fim das Possibilidades: Manual de Leitura, Teatro Nacional São João
- 2014, Sol às escuras: Sobre Saltimbancos de Almada Negreiros, al mada nada: Manual de Leitura, Teatro Nacional São João
- 2012, Lacrimae rerum: O dom das lágrimas e o Auto da Alma de Gil Vicente, Alma: Manual de Leitura, Teatro Nacional São João
- 2008, Missa en abyme: O mistério de Gil Vicente, Breve Sumário da História de Deus: Manual de Leitura, Teatro Nacional São João
Artigo em boletim informativo
- 2013, Uma mulher sob influência: a Gertrude de William Shakespeare, Gertrude: Programa
- 2012, Será preciso queimar o espectador?, Lura: Jornal de Artes e Educação
- 2012, Do pobre Senhor K.: A escola da pobreza e o pensamento em bruto em Bertolt Brecht, Kabaret Keuner e Outras Histórias: Programa
Prefácio / Posfácio
- 2022, Enciclopédia Mínima: Uma Antologia de 100 Textos
- 2022, Bartleby, O Escrivão
- 2022, 25
- 2021, Desenho de Luz
Obra teatral
- 2018-12-13, Conceito e dramaturgia do espetáculo "Uma Noite no Futuro", Teatro Nacional São João, Teatro Carlos Alberto, Porto, Portugal
- 2017-06-01, Dramaturgia do espetáculo "Macbeth", Teatro Nacional São João, Teatro Nacional São João, Porto, Portugal
- 2016-10-27, Dramaturgia do espetáculo "Os Últimos Dias da Humanidade", Teatro Nacional São João, Teatro Nacional São João, Porto, Portugal
- 2014-03-26, Dramaturgia do espetáculo "al mada nada", Teatro Nacional São João, Teatro Nacional São João, Porto, Portugal
- 2012-03-09, Dramaturgia do espetáculo "Alma", Teatro Nacional São João, Teatro Nacional São João, Porto, Portugal
- 2009-11-20, Apoio dramatúrgico ao espetáculo "Breve Sumário da História de Deus", Teatro Nacional São João, Teatro Nacional São João, Porto, Portugal