Resume
PT: André Graça concluiu o doutoramento em Estudos Fílmicos, na University College London (UCL), com uma tese sobre o comércio e a circulação do cinema português. A sua investigação foi levada a cabo com uma Bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É detentor de uma pós-graduação MBA para Executivos, conferida pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, de um Mestrado (MA) em Estudos Fílmicos pela UCL e de uma Licenciatura em Estudos artísticos pela Universidade de Coimbra, onde lhe foram atribuídos prémios de mérito. André Graça foi post-graduate teaching assistant, na UCL, e professor convidado na Universidade da Beira Interior e Instituto Politécnico de Tomar. Foi consultor de projetos no sector empresarial (GesEntrepreneur). Vem publicando frequentemente, tanto no contexto académico como extra-académico, sobre temas relacionados com cultura, nomeadamente: cinema português, políticas culturais, a relação entre cinema e música, teoria dos cineastas e mercado do cinema. O seu trabalho tem sido apresentado em conferências em vários pontos do globo (New York University, Paris III Sorbonne Nouvelle, Oxford University, UNICAMP, entre outras) e publicado em revistas da especialidade e editoras de referência. André Graça tem complementado a sua formação de base com diversas oficinas de trabalho e cursos intensivos e tem vindo a desempenhar outros deveres académicos, tais como organização de conferências e eventos, grant writing, edição de revistas científicas e revisão de artigos. Tem, ainda, experiência ao nível da concepção, gestão e realização de projetos culturais, bem como competências ao nível da programação cultural. Atualmente, leciona na Universidade Lusófona (FILMEU - European University), é Investigador integrado do CICANT (https://doi.org/10.54499/UIDB/05260/2020) e consultor de projetos (na área do planeamento, gestão e estratégia). Está envolvido em vários projetos financiados pela Comissão Europeia, de onde se destaca o CresCine, focado em tornar as indústrias cinematográficas dos pequenos países europeus mais competitivas. EN: André Graça holds a PhD in Film Studies from University College London (UCL), where he developed a thesis on the commerce and circulation of Portuguese cinema. His research was carried out with a grant from the Foundation for Science and Technology (FCT). He also holds an MBA from the Faculty of Economics from the University of Coimbra, an MA in Film Studies from UCL and a BA (Licenciatura) in Art Studies from the University of Coimbra - where he was awarded academic merit prizes. André Graça has published frequently, in both academic and extra-academic contexts, about topics related to culture, in periodicals and publishers of reference. Namely: Portuguese cinema, cultural policies; relation between film and music, and filmmaker's theory. He has presented his work in various points of the world (New York University, Paris III Sorbonne Nouvelle, Oxford University; UNICAMP, among others) and published in peer-reviewed journals. André Graça has complemented his core education with many workshops and intensive courses. In addition, he has carried out other academic duties, such as organising conferences and events, grant writing, and acting as editor and reviewer for academic journals. From his work as a project consultant in the corporate world, André Graça also gained experience in the development of networks, management, entrepreneurship, and leadership. He was a teaching assistant at UCL, and guest professor at Universidade da Beira Interior and Instituto Politécnico de Tomar. Currently he teaches at Lusófona University, is a researcher at CICANT (https://doi.org/10.54499/UIDB/05260/2020) and project consultant (in management, planning and strategy). He is involved in several EU-funded projects, namely CresCine, that intends to make the film industries of small European countries more competitive.
Graus
-
LicenciaturaEstudos Artísticos/Art Studies
-
MasterMA Film Studies
-
Outros4º Grau do Conservatório em Guitarra Clássica/4th Grade of the Music Conservatoire in Classical Guitar
-
OutrosDocumentary Workshop - Summer School
-
OutrosDynamics and Metamorphosis of Classics as Performative Events - Summer School
-
OutrosJazz and Rock Course - Summer School
-
Doctor of PhilosophyFilm Studies
-
Pós-GraduaçãoExecutive MBA
-
OutrosCertificado de Competências Pedagógicas (CCP) [Certificate of Pedagogical Skills]
Publicações
Journal issue
- The Many Faces and Places of Precarity on Screen, 8
- Teoria dos Cineastas: uma abordagem para o estudo do cinema [Filmmakers' Theory: an approach to film studies], Vol 7
- Paradigms and Disruption in Non-English Language Cinemas, 21
- Cinema and Precarity
Journal article
- 2025-03, A Critical Analysis of the Portuguese Framework for Entrepreneurship Education considering the EntreComp Competence Framework, Entrepreneurship Education
- 2024-10-18, Precarity in Portuguese cinema, Studies in European Cinema
- 2023-12-01, Editorial Issue 106, Film International
- 2022-06-01, Editorial, Empedocles: European Journal for the Philosophy of Communication
- 2022-02, Video-Induced tourism in Central Portugal: Production and impact of promotional videos, Tourism & Management Studies
- 2021-07-12, Pedro Costa: The man (the circumstances) and his work, Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento
- 2016-01, O cinema português como "cinema nacional" [Portuguese Cinema as "National Cinema"], Aniki : Revista Portuguesa da Imagem em Movimento/ Aniki Portuguese Journal of the Moving Image
- 2016, Teoria dos cineastas – uma abordagem para a teoria do cinema
- 2015, Teoria dos Cineastas: uma abordagem para a teoria do cinema [Filmmaker's theory: an approach to film theory], FAP: Revista Científica
- 2013, The Waters of Lethe as the only cure for a martial life: post-traumatic stress disorder and the homecoming soldier topics in HBO’s Rome, Journal of Medicine and Movies
- 2013, Estruturas (In)Visíveis: o conteúdo e a forma em Zelig, de Woody Allen [(In)Visible Strcutures: form and content in Woody Allen’s Zelig), Revista Olhar
Thesis / Dissertation
- 2018, PhD, A study on the commerce, circulation, and consumption of Portuguese cinema (1960–2010)
Book
- 2021, Portuguese Cinema (1960-2010): consumption, circulation and commerce, 1, André Rui Graça, Tamesis Books - Boydell and Brewer
Book chapter
- 2024, País que (se) vê: Cinefilia e Cultura Cinematográfica em Portugal [A Country that Watches: Cinephilia and Film Culture in Portugal], Cinema Sétima Arte: Velhos e Novos Testamentos, 1, Lisbon International Press
- 2024, Bringing Lessons from the Tourism Creative Factory Ideation Programme to the Entrepreneurship Education Classroom, International Case Studies in Innovation and Entrepreneurship in Tourism, Routledge
- 2023, The Spectator and the Filmmaking Process, Filmmakers on Film: Global Perspectives, British Film Institute - Bloomsbury
- 2023, Taming the Garden (2021), by Salomé Jashi: A Árvore-Ilha, Os 100 Melhores Planos do Cinema: 100 Autores, 100 Planos [The 100 Best Shots in Film History: 100 Authors, 100 Shots], Edições 70
- 2023, Chantal Akerman’s Words and Images: the avant-garde of theory and filmmaking, Filmmakers on Film: a Global Perspective, BFI - Bloomsbury
- 2022, Entrepreneurship Education in Portuguese Tourism: Fostering Ideation, Innovation and Initiative, Tourism Entrepreneurship in Portugal and Spain, Springer International Publishing
- 2021, Streaming and other VOD platforms in Portugal: notes on the challenges they face, their importance to audiences, and the opportunities they pose for the Portuguese audio-visual industry, Audio-visual e Indústrias Criativas: Presente e Futuro [Audio-visual and creative industries: present and future], McGraw Hill Education
- 2021, Cinema da(s) Rússia(s) [Cinema of the Russias], História do CInema: Dos Primórdios ao Cinema Contemporâneo [Film History: From the beginnings to contemporary cinema], Edições 70
- 2021, Cinema Português: entre o local e o global [Portuguese Cinema: between global and local], Limites e limiares - contributos para pensar a sociedade complexa [Borders and Limits - contributions to think a complex society], Imprensa da Universidade de Coimbra [Coimbra University Press]
- 2020, Cinema Português e Outras Artes: tecnologias, materiais e pessoas em trânsito [Portuguese Cinema and Other Arts: technologies, resources and people in transit], Cinema e as Outras Artes III, 3, LabCom
- 2017, Os Conceitos de Resistência e Dissidência no Cinema Português [The concepts of resistence and dissidence in Portuguese cinema], Revisitar a Teoria do Cinema [Film Theory Revisited], LabCom
- 2017, Observações sobre a "Teoria dos Cineastas" - Nota dos Editores [Observations concerning Filmmaker's theory - notes from the editors], Revisitar a Teoria do Cinema: Teoria dos Cineastas [Film Theory Revisited: Filmmakers' Theory], Labcom
- 2016, O Espectador Visto Pelo Cineasta: Fernando Lopes, Paulo Rocha e João César Monteiro [The spectator as seen by the filmmaker: the cases of Fernando Lopes, Paulo Rocha, and João César Monteiro], Propostas para a Teoria do Cinema: Teoria dos Cineastas [Proposals for Film Theory: Filmmakers' Theory], LabCom
Edited book
- 2023, British Film Institute - Bloomsbury
- 2017, 1, LabCom
- 2016, 1, LabCom
- 2016, 1, LabCom
Book review
- “The Films of Pedro Costa: Producing and Consuming Contemporary Art Cinema”, by Nuno Barradas Jorge
- The Persistence of Hollywood
- Perspetivar o Cinema Documental [Documental Cinema put in Perspective]
Newspaper article
- 2021-03-06, O que é feito do telefilme? [Where is the television film?], Público (P3)
- 2021-02-24, Reinventar a Cinefilia em Tempos de Pandemia [Reinventing cinephilia in the pandemic era], Público (caderno P3)
- 2015-09-02, “O Pátio das Cantigas”: meio milhão depois, o quebrar das barreiras. ["Pátio das Cantigas": half million spectators after, the breaking of the boundaries], Público (caderno P3)
- 2015-08-04, Regressar ao pátio do Evaristo sem ir em cantigas [Returning to Evaristo's court without being fooled], Público (caderno P3)
- 2015-04-30, E agora algo completamente diferente: “Capitão Falcão” [And now for something completely different: "Capitão Falcão"], Público (caderno P3)
- 2015-04-10, Um herói por dia, nem sabe o bem que lhe fazia [A hero a day, keeps the doctor away], Público (caderno P3)
- 2015-03-30, Kevin Spacey, o colosso [Kevin Spacey, the colossus], Público (caderno P3)
- 2015-02-16, A Matéria dos Sonhos: a película fotográfica [The Stuff of Dreams: the film] , Público (caderno P3)
- 2015-01-19, Discutir a Televisão em Portugal (e no mundo): o absurdo [Discussing Television in Portugal (and around the world): the absurd], Público (caderno P3)
- 2014-12-22, Blockbusters de Natal [Christmas blockbusters], Público (caderno p3)
- 2014-11-25, Aquila: uma nova constelação no firmamento da produção audiovisual portuguesa [Aquila: a new constellation in the horizon of Portuguese audiovisual production], Público (caderno P3)
- 2014-11-10, “Em casa onde não há pão…” o filme do financiamento do cinema português [Where there is no money… the saga of Portuguese cinema funding], Público (caderno P3)
- 2014-10-15, O cinema “televisivo” português: vai ou racha? [The Portuguese "TV" cinema: bends or breaks?], Público (caderno P3)
- 2014-09-26, O “espectador agrilhoado”, ou a cinefilia sabotada [The "spectator bound", or the undermined cinephilia], Público (caderno P3)
Online resource
- 2024-05, Small European Film Markets: Portraits and Comparisons - Portugal, https://www.crescine.eu/small-film-industries/portugal
Website
- 2021-02-20, Scorsese e as plataformas de streaming: as palavras e os atos [Scorsese and streaming platforms: the words and the actions], https://www.cinema7arte.com/scorsese-e-as-plataformas-de-streaming-as-palavras-e-os-atos/?fbclid=IwAR0LDD8EaWk6A-XzqkqDRHBoOFuJ1KNSTM7O-ujVDNIYy0zj7-Yzhu0k2JI
- 2021-02-16, A que é que temos estado a assistir nos últimos 12 meses? [What Have we Been Watching for the Past 12 Months?], https://www.cinema7arte.com/a-que-e-que-temos-estado-a-assistir-nos-ultimos-12-meses/?fbclid=IwAR19vKnVf4maAEAZZm6C_1s-tBS_ctvP8OoMYHXNz-6vm4rmHH-yvI_N9pk
- 2018-12-07, 10 ANOS DE CINEMA PORTUGUÊS (2008-2018) [10 Years of Portuguese Cinema (2008-2018], Cinema 7 Arte Website, https://www.cinema7arte.com/10-anos-de-cinema-portugues-2008-2018/
- 2015-12-20, O Cinema Português e os Óscares Americanos [Portuguese Cinema and the American Oscars], Cinema 7 Arte Website, https://www.cinema7arte.com/cidadao-cinefilo-o-cinema-portugues-e-os-oscares-americanos/
- 2015-02-09, Cidadão Cinéfilo - A Oligarquia do Gosto [Citizen Cinephile - The Oligarchy of Taste], Cinema 7 Arte Website, https://www.cinema7arte.com/cidadao-cinefilo-a-oligarquia-do-gosto/
Conference paper
- “Porquê tão Sérios?” Rostos de Tragédia nos Cartazes do Cinema Português pós-1974 [Why so serious? Faces of tragedy in post-1974 Portuguese film posters], III Encontro da AIM: Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento [III AIM Annual Meeting]
- “Das Märchen”, de Emmanuel Nunes: recepção pública e crítica especializada em torno de uma estreia polémica [Emmanuel Nunes’ Das Märchen: critic and public reception of a controversial premiere], I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos [First Ibero-American Meeting for Young Musicologists]
- Televisão Privada e Cinema Público: as novas dinâmicas da produção audiovisual portuguesa [Private Television and Public Cinema: new dynamics in the Portuguese audiovisual production], V Encontro Anual da AIM: Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento [V AIM Annual Meeting]
- Teaching Film: diversity in film and filmmaking courses, Fusões no Cinema Symposium
- Notas para uma Sociologia do (in)Sucesso do Cinema Português [Notes for a sociology of the (un)success of Portuguese cinema], VI Jornadas de Cinema em Português [VI Cinema in Portuguese Symposium]
- Memory/ies of the Change: the post-revolutionary period and Portuguese cinema, IV Colóquio Internacional de Doutorandos do Centro de Estudos Sociais [IV International Colloquium of PhD students of CES]
- Filme do Desassossego, ou o cinema como palco de uma ópera de fragmentos literários pessoanos [Film of Disquiet: or the cinema as the stage of opera of Pessoan literary fragments], II Encontro da AIM: Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento [II AIM Annual Meeting]
- Circulação e Internacionalização do cinema Português: que desafios? [The Circulation and Internationalisation of Portuguese Cinema: what challenges?], II Confibercom: Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana [II World Congress of Ibero-American Communication (Confibercom)]
- As Brumas da Memória: a temática do esquecimento no cinema de Alain Resnais [Distant Memory: the topic of forgetting in the cinema of Alain Resnais], Avanca | Cinema: Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação [Avanca | Cinema – International Conference]
- A Rota do Cinema Português Contemporâneo: contribuições para o seu estudo e análise [Some notes for the study and analysis of the contemporary Portuguese cinema trade route], IV Encontro da AIM: Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento [IV AIM Annual Meeting
- 2021-10, Reinventing Entrepreneurship Education Programmes During Challenging Times: The case of the Tourism Creative Factory Food Edition
- 2018-05, O Discurso Como Encenação e Construção da Persona, ou o Meio Artístico Como Mundo de Egos [The Discourse as Performance and Building Process of the Persona, or the Artistic Milieu as World of Egos, VIII AIM Annual Meeting
- 2016-04, O Conceito de Cinema Artesanal [The Concept of Artisanal Cinema], IX Jornadas de Cinema em Português [IX Cinema in Portuguese Symposium]
Video recording
- 2015-07, A Fundamental Duty: a documentary on Cuban internationalist doctors, EICTV