Resume
Maria Teresa Projecto é artista e investigadora. Concluiu em 2023 o Doutoramento em Belas-Artes na Universidade de Lisboa, com uma dissertação em torno do conceito de sublime e da noção de representação artística. É Professora Adjunta na Escola Superior de Comunicação, Inovação e Artes do IPLUSO, e Investigadora Colaboradora no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), onde é um membro activo do Grupo de Teoria Crítica e Comunicação e da Linha de Música e Interpretação, bem como do Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes (CIEBA), onde integra o Grupo de Pintura. As suas investigações teóricas e artísticas dedicam-se à relação entre estética, arte e política, através da teoria da arte, filosofia, teoria crítica e estudos de performance, com foco nas noções de representação, interpretação, e recentemente sob a lente do pós-colonialismo e decolonialidade. É autora de várias traduções (Georges Bataille, Philippe Lacoue-Labarthe, Pascal Quignard), das quais se destaca o último livro do filósofo Nidesh Lawtoo, «Homo Mimeticus. Uma Nova Teoria da Mimese» (Sistema Solar/Documenta, no prelo). Com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, participou na edição e manutenção do espólio da escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol (2012-2016). De momento, prepara uma monografia intitulada «Pintar o Tempo: No Rasto do Sublime», baseada na sua dissertação de doutoramento, e prepara ainda uma investigação de pós-doutoramento em torno da estética no pensamento do filósofo Philippe Lacoue-Labarthe. Como artista, mantém uma prática que atravessa as artes visuais e a performance musico-teatral. Como cantora lírica e intérprete, participa regularmente em apresentações e colabora com reconhecidas instituições culturais nacionais e internacionais. No seu percurso, destaca-se a criação de espetáculos híbridos ou de ópera expandida e experimental (como o espetáculo Salomé, uma co-criação com Mónica Calle). Como artista visual, participa regularmente em várias exposições colectivas e individuais. A sua linguagem atravessa vários meios (fotografia, desenho, vídeo, performance), através dos quais aborda frequentemente a linguagem do teatro e da ópera, que traz para o espaço expositivo na forma de um imaginário que as suas peças habitam e abrem.
Graus
-
MestradoPintura
-
LicenciaturaPintura
-
DoutoramentoBelas-Artes
Publicações
Artigo em revista (magazine)
- 2020-03, A palavra aberta. In Revista CCI - Cátedra Cascais Interartes/Crossroads of the Arts, Número 2, edited by Avelar, Mário, 55-65. Cascais, Portugal: Universidade de Lisboa/Fundação D. Luís . , Cascais Interartes
Interpretação musical
Artigo em revista
- 2025-05, In der lydischen Tonart: Listening to Philippe Lacoue-Labarthe's Phrase, CounterText
- 2019-09, Desenhar o tempo. (Apontamentos sobre o ritmo). In Convocarte - Revista de Ciências da Arte, Número 8 (Arte e Tempo: Tempo, Cultura e Criação Artística), edited by Dias, Fernando Rosa; Veiga, Leonor, 201-220. Lisboa, Portugal: CIEBA/ULisboa. , Convocarte
- 2018-06, Na presença. In devir, edited by Duarte, Nuno; Ventura, Ruy, 116-134. Lisboa, Portugal: Licorne., devir
Tese / Dissertação
- 2023-01-16, Doutoramento, Pintar o tempo: a experiência do limite. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2023.
- 2014-01-24, Mestrado, Sendo: a experiência do tempo na pintura. Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa, 2014.
Capítulo de livro
- 2023, Como um selo, Mater, Oficinas do Convento, EGEAC, Galerias Municipais
Tradução
- 2025, «Uma honestidade brutal: crónica da morte de um CEO» (Norman Ajari), Revista Shifter, Revista Shifter
- 2025, «Dark Gothic MAGA: Elon Musk, a neo-reacção e a estétic ado ciber-fascismo» (Norman Ajari), Revista Shifter, Revista Shiter
- 2025, Homo Mimeticus. Uma Nova Teoria da Imitação. [Título original: Homo Mimeticus. A New Theory of Imitation], Nidesh Lawtoo., Sistema Solar
- 2025, A Violência e o Inconsciente Mimético: vol. 2, A Hipótese Afectiva [Título original: Violence and the Mimetic Unconscious: vol. 2, The Affective Hypothesis], Nidesh Lawtoo., Sistema Solar
- 2025, A Violência e o Inconsciente Edipiano: vol. 1, A Hipótese da Catarse [Título original: Violence and the Oedipal Unconscious: vol. 1, The Catharsis Hypothesis], Nidesh Lawtoo, Sistema Solar
- 2024, O Canto das Musas [Título original: Le chant des Muses], Philippe Lacoue-Labarthe.
- 2022, O Impossível, Manet [Título original: L'Impossible, Manet], Georges Bataille., Sr Teste
- 2021, Instruções para o «encontro» na floresta / A prática da alegria perante a morte [Original title: Instructions pour la «rencontre» en forêt; La pratique de la joie devant la mort] by Georges Bataille; with Ana Mata and Sara Belo. Lisboa, Portugal: Sr. Teste editions (col Fulgor Quotidiano #17)., Sr. Teste
Resumo em conferência
- 2025-07-01, Inoperâncias da ópera: 15 inquietações radicais sobre decolonização, II Workshop do Núcleo de Pensamento e Música
Catálogo de exposição
- 2024, As mãos negativas, Câmara Municipal de Almada / Vicarte
- 2018, Ensaio sobre a terra, opúsculo homónimo a propósito da exposição do colectivo humor líquido, com o texto «A Terra vista da terra», de Tomás Maia, 14 páginas. , Edições humor líquido/Galeria Municipal de Montemor-o-Novo
- 2015, Sendo: a experiência do tempo na pintura, in AA. VV., Teses de Mestrado em Pintura 11'13, org. Sabino, Isabel, p. 32-25. , Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
- 2015, Restos, in «O IMPÉRIO DOS FRAGMENTOS» Llansol e a exigência fragmentária, org. João Barrento., Mariposa Azual
- 2012, Sem título, in AA. VV., Finalistas Pintura 10'11. Org. Botelho, Manuel; Vidal, Carlos., Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Exposição artística
- 2021-06-23, A invenção do compasso, humor líquido. OCUPart/Sá da Costa Galeria, Lisboa, Portugal, Galeira OCUPART, Lisboa, Portugal
- 2021-03, Caudal, humor líquido. Cisterna do Convento de S. Francisco/Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
- 2019-06-12, Canto, ATELIER CONCORDE, Lisboa, Atelier Concorde, Lisboa, Portugal
- 2018-11-10, Verso, Galeria Municipal Montemor-o-Novo, Portugal, Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, Montemor-o-Novo, Portugal
- 2018-07-28, Ensaio sobre a terra, humor líquido com a participação e Ana Carolina Rodrigues e Tomás Maia, Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, Montemor-o-Novo, Portugal
- 2018-03-02, The moving north, humor líquido, e a participação de Ana Carolina Rodrigues e Tomás Maia. Maxilla Space, London, UK. , Maxilla Space, London, United Kingdom
- 2016-09, Rumor, humor líquido. FESTIVAL SILÊNCIO'17, Ciclo de Autor Maria Gabriela Llansol, Lisboa
Gravação áudio
- 2018-04-29, (Emissão em directo) Requiem em ré menor, op. 48, Gabriel Fauré, Coro Ricercare, Ensemble Melleo Harmonia, Antena 2, dir. Joaquim Ribeiro. Dias da Música, Centro Cultural de Belém, 2018.
Arte visual
- Fotografia sem título, in Ensaio sobre a terra, opúsculo homónimo a propósito da exposição do colectivo humor líquido, acompanha A Terra vista da terra, texto de Tomás Maia, 14 páginas. Lisboa/Montemor-o-Novo, edições humor líquido, 2018., Maria Teresa Projecto
- Burn, in the moving north, opúsculo homónimo a propósito da exposição do colectivo humor líquido, 14 páginas soltas. Lisboa/London, edições humor líquido, Maria Teresa Projecto