-
Presentation
Presentation
Saber contextualizar a função comunicação no quadro da gestão das organizações; Perceber as organizações como sistemas sociais abertos, actuando em ambientes específicos; Distinguir características próprias das organizações privadas, públicas e sociais; Conhecer o desenvolvimento e potencialidades da comunicação electrónica nas organizações; Percepcionar a comunicação como recurso estratégico das organizações e a pertinência da comunicação integrada; Compreender as diferentes técnicas de comunicação e saber elaborar o plano de comunicação organizacional;
-
Class from course
Class from course
-
Degree | Semesters | ECTS
Degree | Semesters | ECTS
Master Degree | Semestral | 5
-
Year | Nature | Language
Year | Nature | Language
1 | Mandatory | Português
-
Code
Code
ULHT257-13643
-
Prerequisites and corequisites
Prerequisites and corequisites
Not applicable
-
Professional Internship
Professional Internship
Não
-
Syllabus
Syllabus
A abordagem será focalizada em profundidade para compreender as questões fundamentais da GESTÃO DA COMUNICAÇÃO. A exposição a temas emergentes no estudo da liderança e da inovação. A oportunidade de estudar a COMUNICAÇÃO organizacional e pesquisas mais recentes de autores com uma reputação mundial. Empenho constante de cada aluno é requerido na participação das discussões, tomada de notas, consulta de leituras seleccionadas e elaboração dos trabalhos recomendados.
-
Objectives
Objectives
1 - A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO A Gestão e seus instrumentos Revisão da teoria da comunicação Tipologias da comunicação A comunicação como ferramenta estratégica 2 - A COMUNICAÇÃO COMO RECURSO ESTRATÉGICO Da comunicação interna e externa à comunicação integrada Os elementos de uma política de comunicação Os públicos: segmentação e caracterização As mensagens e os meios 3 - A GESTÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Adequação, eficácia e eficiência Os meios orais: tipos e funcionalidades Os grandes media Princípios de selecção dos meios 4.- ABORDAGEM AO MARKETING INTERNO Conceito de cliente interno e externo A gestão do cliente interno A segmentação do mercado interno O posicionamento O marketing mix interno O marketing pessoal 5 – A IMAGEM INSTITUCIONAL Imagens institucionais de pessoas e organizações Contributo da semiótica para o estudo da imagem
-
Teaching methodologies and assessment
Teaching methodologies and assessment
Os objectivos da aprendizagem consubstanciam-se justamente em áreas temáticas de acordo com o conteúdo programático. Os alunos irão escolher uma opção duma lista contendo o tema a desenvolver, a metodologia de pesquisa e respectiva bibliografia. A aquisição das competências basear-se-á em métodos participativos e interactivos. A exposição será normalmente seguida de debate e as principais temáticas ilustradas com casos práticos. A análise em grupos e em plenário propiciará o enriquecimento das anotações e a compreensão dos problemas suscitados. De acordo com a temática escolhida, será sugerido a aplicação teórica do tema a um estudo de caso da própria experiência profissional do aluno ou, por orientação do docente.
-
References
References
[Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)
-
Office Hours
Office Hours
-
Mobility
Mobility
No