
Dia Mundial da Segurança dos Alimentos 2022
Consciencializar os estudantes e comunidade em geral para a importância da Segurança Alimentar.
Faça aqui a sua inscrição gratuita
Alimentos seguros são essenciais para a saúde e o bem estar do ser humano. No entanto, graves casos e surtos de doenças atribuídos ao consumo de alimentos, são referidos e documentados em todo o mundo. Apesar de todos os esforços de concertação de estratégias à escala planetária, no sentido de aumentar a segurança alimentar, a ocorrência destas doenças continua a ser um problema considerável em saúde pública, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento.
A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona junta-se à iniciativa da FAO e da OMS no âmbito do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos de forma a aumentar a consciencialização dos seus alunos e comunidade em geral para a importância da Segurança Alimentar.
Este seminário será on-line e contará com a presença de oradores multidisciplinares da área da segurança alimentar que desenvolvem a sua atividade em várias instituições Nacionais.
É com muito gosto que vos convidamos a participar neste Seminário sob o tema "Alimentos Seguros | Melhor Saúde". A inscrição é gratuita, mas obrigatória.
Contamos com a vossa presença!
Programa
9h:15 - Sessão de abertura
Laurentina Pedroso (Faculdade de Medicina Veterinária/Universidade Lusófona)
9h:30 - Promoção da saúde pela alimentação - A reformulação como ferramenta de melhoria contínua
Susana Pasadas (Responsável pela Área da Nutrição da Jerónimo Martins)
10h:00 - Redução de sal em produtos cárneos, perspetiva sensorial, tecnológica, "shelf life" e da segurança alimentar
Armindo Lourenço (Diretor da Qualidade e Desenvolvimento das marcas próprias do Grupo Jerónimo Martins e Faculdade de Medicina Veterinária/Universidade Lusófona)
10h:30 - Grandes crises mundiais de saúde pública com impacto em humanos e animais. O que aprendemos para estratégias de melhoria na segurança alimentar
Pedro Simas (Instituto de Medicina Molecular, Universidade Católica Portuguesa e Faculdade de Medicina Veterinária/Universidade Lusófona)
11h:00 - Intervalo
11h:30 - Compostos bioativos e possível contribuição para a segurança alimentar
Ana Lima (Faculdade de Medicina Veterinária/Universidade Lusófona)
12h:00 - A importância de genómica na investigação de surtos de doenças infeciosas com origem nos alimentos
João Paulo Gomes (Responsável da Unidade de Bioinformática do Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e Faculdade de Medicina Veterinária/Universidade Lusófona)
12h:30 - Sessão de encerramento
Armindo Lourenço