
Exposição The Cove
Sessão de exibição do filme, seguida de debate com Ric O'Barry (Founder/Director of Dolphin Project).
Vencedor do Óscar® de "Melhor Documentário de 2009"
No próximo dia 21 de outubro, às 16h00, o Cinema Fernando Lopes será palco de um evento imperdível para os amantes de documentários e defensores dos direitos dos animais. O premiado filme "The Cove" será exibido, seguido de um debate exclusivo com o renomado ativista Ric O'Barry.
A ação de sensibilização tem 2 momentos, a sessão técnica onde serão apresentados vários projetos nacionais e internacionais sobre o tema, que será transmitida após a exibição do filme, presencialmente para os participantes e para o público em geral através de Facebook e Zoom.
O filme foi o vencedor do Oscar de "Melhor Documentário de 2009" e conta a história de um grupo de ativistas, cineastas e mergulhadores que embarcam numa missão secreta para expor um terrível segredo escondido numa enseada remota em Taiji, Japão. Utilizando técnicas de ponta, eles revelam uma tradição anual horrível de crueldade sem igual. Combinando jornalismo, investigação, ecoaventura e imagens impactantes, este é um relato inesquecível e corajoso que inspira a indignação e a ação.

Orador
Ric O’Barry, Founder/Director of Dolphin Project
Ric O'Barry é o fundador e diretor do Projeto Golfinho (Dolphin Project). Nos anos 1960, trabalhou no Miami Seaquarium, onde capturou e treinou golfinhos, incluindo os cinco golfinhos que interpretaram o papel de Flipper na popular série de TV americana com o mesmo nome. Ele também treinou Hugo, a primeira orca mantida em cativeiro a leste do Mississippi. Foi quando Kathy, o golfinho que interpretou Flipper na maior parte do tempo, morreu nos seus braços que O'Barry percebeu que capturar golfinhos e treiná-los para realizar truques é simplesmente errado. A partir desse momento, ele sabia o que deveria fazer com a sua vida.
No primeiro Dia da Terra, em 1970, ele lançou uma campanha incisiva contra a indústria bilionária de captura de golfinhos, e o Projeto Golfinho nasceu. Ao longo dos últimos 53 anos, Ric O'Barry resgatou e reabilitou golfinhos em diversos países ao redor do mundo, incluindo Haiti, Colômbia, Guatemala, Nicarágua, Brasil, Coreia do Sul, Bahamas e Estados Unidos. Ele é uma das principais vozes na luta para acabar com as brutais caçadas de golfinhos no Japão, Ilhas Salomão, Ilhas Faroé, Indonésia e onde quer que elas ocorram.
O'Barry foi reconhecido por muitas entidades nacionais e internacionais pelos seus esforços, sendo votado como o "Game Changer Mais Influente de 2010" pelo Huffington Post, e listado na "Power List de 2010" da revista "Homens que Admiramos pelo seu Poder de Paixão". O’Barry concedeu inúmeras entrevistas em prestigiados programas de notícias, como Larry King Live, Anderson Cooper 360, Katie Couric, Mike Huckabee Show e Oprah Winfrey Show.
O livro "Por Trás do Sorriso do Golfinho" foi publicado em 1989; um segundo livro, "Para Libertar um Golfinho", foi publicado em setembro de 2000. Ambos tratam de seu trabalho e dedicação. Ele é a estrela do documentário vencedor do Oscar "The Cove" e da série de televisão "Blood Dolphin$" do Animal Planet.
O'Barry recebeu o Prémio de Realizações Ambientais, apresentado pelo Comité dos Estados Unidos para o Programa Ambiental das Nações Unidas.

Trabalho do “Dolphin Project’s “em Taiji
Todos os anos, aproximadamente entre 1 de setembro a 1 de março, sucede uma caçada em grande escala de golfinhos na pequena aldeia de Taiji, no Japão, tal como pode ser visto no documentário vencedor do Óscar de 2010, “The Cove”. Durante esta época de caça, que dura seis meses, os caçadores de golfinhos utilizam técnicas de caça com tração para reunir um grande número de golfinhos na costa, o que resulta na sua captura ou morte.
Os golfinhos capturados podem ser selecionados para serem comercializados vivos em aquários e parques marinhos para exibição, enquanto outros são abatidos pela sua carne. O preço das capturas vivas é muitas vezes superior ao das capturas mortas.
Trabalho do “Dolphin Project’s“em Taiji
"O caso de O'Barry é o primeiro e único na história do Japão em que um estrangeiro foi deportado do Japão pelo governo e lutou contra o sistema em tribunal e ganhou." ~ Takashi Takano, The Law Offices of Takashi Takano.
Leia sobre a deportação de Ric do Japão em 2016, e o seu retorno ao país, no mês passado.
