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Apresentação
Apresentação
A disciplina de estética digital desenvolve um conhecimento teórico sobre a estética das artes digitais e em rede, através de uma reavaliação categorias estéticas modernistas, em confronto com estudos de caso pertinentes para a análise e intervenção sobre as artes contemporâneas, em si mesmas altamente singulares.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 7.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6335-11043
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Crise da modernidade estética 1.1. Estética e modernismo 1.2. A crise vanguardista 1.3. A estética de Duchamp 2. Genealogia das artes tecnológicas 2.1 Arte e reprodutibilidade 2.2.A estética da máquina 2.3. Artes Cibernéticas 2.4. Les Immatériaux (1985, Pompidou) 3. Categorias da estética digital 3.1. Interactividade 3.2. Relacionalidade 3.3. Intermedialidade 3.4. Hibridez 3.5. Imersividade 3.6. Participação 4. Case Studies
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Objetivos
Objetivos
Fornecer um conhecimento geral das artes digitais fornecendo as categorias analíticas que permitam ao estudante um conhecimento aprofundado das principais tendências das artes contemporâneas. Compreender a diversidade das práticas artísticas das artes digitais contemporâneas, de modo a permitir pelos estudantes a problematização das obras digitais contemporâneas, e a sua inserção na realidade actual, nas suas dimensões éticas e políticas. . Dotar o aluno com uma linguagem específica que permita a inteligibilidade e reconhecimento das obras de arte digital.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Berry, David & Dieter, Miachel (eds). (2015). Postdigital Aesthetrics: Art, Computatiom and Design. Palgrave. CUBITT, Sean (1998), Digital Aesthetics. London, Sage. Belting, Hans & Buddensieg, Andrea (eds.), (2009) .The Global Art World. Ostfildern. Paul Crowther (2019). Digital Art, Aesthetic Creation. Routledge. Drucker, Johanna (20009). SpecLab : digital aesthetics and projects in speculative computing. The University of Chicago Press. Ernst, Wolfgang (2013), Digital Memory and the Archive. Minneapolis, University of Minnesota Press. Kwastek, Katj (2013). Aesthetics of interaction in digital art. MIT Press. Manovich, Lev (2002). The Language of New Media, Cambridge MA, The MIT Press. Trodd, Tamara (2015). The art of mechanical reproduction : technology and aesthetics from Duchamp to the digital. The University of Chicago Press. Vesna, Victória (ed), (2007), Database aesthetics: art in the age of information over¿ow, University of Minnesota Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não