-
Apresentação
Apresentação
A UC Metodologias de Investigação tem como objectivos fornecer competências para a realização de uma proposta de investigação científica e subsequente trabalho de investigação na área de estudos de comunicação e arte dos media. Serão apresentadas diferentes abordagens ao desenvolvimento de um trabalho de investigação, ajudando os alunos a definirem a sua proposta de investigação doutoral. No final do semestre o aluno deve ser capaz de: Definir e explicar os seus interesses e objectos de investigação; Descrever o processo de investigação e as principais actividades associadas a este; Estar familiarizado com os principais métodos de investigação qualitativa em comunicação e arte dos media; Desenhar/Planear as diferentes fases de um projecto de investigação doutoral e justificar as decisões metodológicas efetuadas; Escrever uma proposta de projeto de investigação doutoral eficaz, que sirva de ponto de partida para o trabalho doutoral a realizar.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 7.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6335-23143
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Introdução aos processos de investigação científica em ciências da comunicação e arte dos media; - Tradições disciplinares de investigação, epistemologias e metodologias; - Fases do trabalho científico, definição de questões de investigação, problemáticas e modelos de análise; - Revisão de literatura, estado da arte, e métodos de citação e referências (APA e outros); - Análise de conteúdo; - Métodos etnográficos e observação participante; - Métodos de investigação criativos e arts-based research - Escrita de projectos de investigação/propostas; - Escrita de artigos científicos: passos e abordagens; -Comunicação e disseminação de ciência.
-
Objetivos
Objetivos
- No final do curso espera-se que os alunos sejam capazes de selecionar as técnicas mais adequadas ao seu trabalho de investigação futuro nomeadamente no contexto da sua tese; - Sejam capazes de descrever as principais abordagens a utilizar no contexto de projetos que recorram a metodologias qualitativas. Tal inclui a utilização, entre outros exemplos, de estudos de caso; entrevistas aprofundadas, grupos de discussão, etc.; - Sejam capazes de construir uma proposta de investigação eficaz, clara e adequada aos objetivos da sua tese.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Dado os objectivos desta unidade curricular, a disciplina será lecionada em formato teórico-prático, havendo uma alternância entre métodos expositivos, demonstrativos e participativos. Os alunos deverão participar na leitura e discussão de artigos recomendados, assim como debates críticos sobre os projectos de investigação que tencionam desenvolver. A avaliação será feita em dois momentos: avaliação da proposta de investigação doutoral, em formato escrito (90%) e apresentação oral da proposta (10%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
• Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (2005). The Sage Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks: SAGE. • Flick, U. (2020). Introducing Research Methodology: Thinking Your Way Through Your Research Project. SAGE. • Jensen, K. B. (Ed.). (2021). A handbook of media and communication research: Qualitative and quantitative methodologies (3rd edition). Routledge. • Leavy, P. (2020). Method Meets Art: Arts-Based Research Practice. New York: The Guilford Press. • Bertrand, I., & Hughes, P. (2017). Media Research Methods: Audiences, Institutions, Texts (2nd ed). Springer. • Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2022). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (Sixth edition). SAGE • Kumar, R. (2018). Research Methodology: A Step-by-Step Guide for Beginners. SAGE. • Lindlof, T. R., & Taylor, B. C. (2019). Qualitative communication research methods (4th ed). SAGE. Outras referências, a disponibilizar no Moodle Other references, to be shared on Moodle
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não