filmeu

Disciplina Metodologias de Investigação em Comunicação e Artes dos Media

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Metodologias de Investigação tem como objectivos fornecer competências para a realização de uma proposta de investigação científica e subsequente trabalho de investigação na área de estudos de comunicação e arte dos media. Serão apresentadas diferentes abordagens ao desenvolvimento de um trabalho de investigação, ajudando os alunos a definirem a sua proposta de investigação doutoral. No final do semestre o aluno deve ser capaz de: Definir e explicar os seus interesses e objectos de investigação; Descrever o processo de investigação e as principais actividades associadas a este; Estar familiarizado com os principais métodos de investigação qualitativa em comunicação e arte dos media; Desenhar/Planear as diferentes fases de um projecto de investigação doutoral e justificar as decisões metodológicas efetuadas; Escrever uma proposta de projeto de investigação doutoral eficaz, que sirva de ponto de partida para o trabalho doutoral a realizar.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Introdução aos processos de investigação científica em ciências da comunicação e arte dos media; - Tradições disciplinares de investigação, epistemologias e metodologias; - Fases do trabalho científico, definição de questões de investigação, problemáticas e modelos de análise; - Revisão de literatura, estado da arte, e métodos de citação e referências (APA e outros); - Análise de conteúdo; - Métodos etnográficos e observação participante; - Métodos de investigação criativos e arts-based research - Escrita de projectos de investigação/propostas; - Escrita de artigos científicos: passos e abordagens; -Comunicação e disseminação de ciência.
  • Objetivos

    Objetivos

    - No final do curso espera-se que os alunos sejam capazes de selecionar as técnicas mais adequadas ao seu trabalho de investigação futuro nomeadamente no contexto da sua tese; - Sejam capazes de descrever as principais abordagens a utilizar no contexto de projetos que recorram a metodologias qualitativas. Tal inclui a utilização, entre outros exemplos, de estudos de caso; entrevistas aprofundadas, grupos de discussão, etc.; - Sejam capazes de construir uma proposta de investigação eficaz, clara e adequada aos objetivos da sua tese.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Dado os objectivos desta unidade curricular, a disciplina será lecionada em formato teórico-prático, havendo uma alternância entre métodos expositivos, demonstrativos e participativos. Os alunos deverão participar na leitura e discussão de artigos recomendados, assim como debates críticos sobre os projectos de investigação que tencionam desenvolver.   A avaliação será feita em dois momentos: avaliação da proposta de investigação doutoral, em formato escrito (90%) e apresentação oral da proposta (10%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    •    Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (2005). The Sage Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks: SAGE. •    Flick, U. (2020). Introducing Research Methodology: Thinking Your Way Through Your Research Project. SAGE. •    Jensen, K. B. (Ed.). (2021). A handbook of media and communication research: Qualitative and quantitative methodologies (3rd edition). Routledge. •    Leavy, P. (2020). Method Meets Art: Arts-Based Research Practice. New York: The Guilford Press. •    Bertrand, I., & Hughes, P. (2017). Media Research Methods: Audiences, Institutions, Texts (2nd ed). Springer. •    Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2022). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (Sixth edition). SAGE •    Kumar, R. (2018). Research Methodology: A Step-by-Step Guide for Beginners. SAGE. •    Lindlof, T. R., & Taylor, B. C. (2019). Qualitative communication research methods (4th ed). SAGE. Outras referências, a disponibilizar no Moodle Other references, to be shared on Moodle
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios