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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular é composta por quatro Studia ou áreas especializadas destinadas a apoiar o desenvolvimento de projetos artísticos e a elaboração de teses de investigação com cariz teórico e crítico. Este laboratório permitirá o desenvolvimento e consolidação da investigação iniciada no semestre anterior, na unidade curricular que constitui a primeira parte do Laboratório de Investigação em Artes dos Media e Indústrias Criativas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 15
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6335-23144
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Studium de Cinema e Som 1.1. Investigação, concepção de guião e estruturação de projecto; 1.2. Pré-produção do projeto; II. Studium de Tecnologias Imersivas e Interativas 2.1. Aplicação de sistemas integrados de software e hardware para instalações interativas; 2.2. Utilização da Realidade Virtual para criação de instalações intermedia e imersivas; 2.3. Utilização da ciência da computação e inteligência artificial para comunicação artística de dados; 2.4. Planificação e estruturação de projecto; III. Studium de Curadoria digital 3.1. Investigação, concepção de guião e estruturação de projecto; 3.2. Desenvolvimento e pré-produção de projeto de curadoria digital; IV. Studium de Teoria e Crítica 4.1. Mapeamento conceptual do projecto; 4.2. Levantamento e pré-análise documental (imprensa, imagens e cultura material); 4.3. Planificação e estruturação de projecto;
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Objetivos
Objetivos
1. Capacidade de uso dos ambientes digitais para desenvolver uma investigação experimental em artes dos media ou no campo das indústrias criativas; 2. Capacidade de investigação em projectos colaborativos e transdisciplinares; 3. Saber desenvolver projetos de curadoria digital aplicados a documentos de investigação de natureza variável; 4. Capacidade de estruturação de um projecto de investigação para ser defendido perante um júri; 5. Capacidade de desenvolvimento de tarefas de pré-produção do projeto.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Participação inter-disciplinar de vários docentes.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Economou, M. (2016). ‘Heritage in the Digital Age’. In A Companion to Heritage Studies. John Wiley & Sons, Inc. Feiersinger,L; Friedrich, K.; Queisner, M. (eds.) (2018). Image Action Space. Situating the Screen in Visual Practice, Berlin/Boston: De Gruyter Preece, J., Rogers, Y. & Sharp, H. (2006) Interaction Design, Beyond Human-Computer Interaction. (2nd ed.). Wiley. Ross, M. (2015). 3D Cinema: Optical Illusions and Tactile Experiences, NY: Palgrave Macmillan. Steinicke, F. (2016). Being Really Virtual. Immersive Natives and the Future of Virtual Reality, Cham: Springer. Sullivan, G. (2010). Art practice as research. London: Sage Publications Thompson, S. (2017). ‘Re-Presenting Cultural Heritage with VR Panoramic Photography: Lessons Drawn from Media Art History’. In Panorama, Vol.1. Luzern: International Panorama Council.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não