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Apresentação
Apresentação
A UC fornecerá, de início, uma abordagem básica e sistematizada das questões comunicacionais e da pesquisa académica em torno destas. Nas temáticas específicas do Desenvolvimento, a UC considera numa perspetiva heurística as principais tendências e problemas relacionados com a conceptualização do Desenvolvimento e sua evolução . Na sua segunda metade, a UC tratará o campo específico da Comunicação para o Desenvolvimento nas suas múltiplas abordagens desde o Jornalismo para o Desenvolvimento, passando pela Mudança do Comportamento Social, até à Capacitação e Empoderamento de comunidades vulneráveis e sem voz. Partindo da grande questão que se coloca às funções sociais da comunicação em processos e projetos de desenvolvimento, será escrutinado o estado da arte da Comunicação para o Desenvolvimento, serão discutidas criticamente as tendências de conceptualização e atuação futuras.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 7.5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1963-22469
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Elementos de Teoria da Comunicação 1.1. Praxis Comunicacional e Estudos em Comunicação 1.2. Jornalismo e Comunicação em Massa 2. Desenvolvimento: Conceito e Ideologia 2.1. Crescimento Económico Ilimitado e Finitude de Recursos 2.2. História moderna do Desenvolvimento 2.3. O conflito Norte-Sul e a Geopolítica da Guerra-Fria 2.4. A mecânica do Subdesenvolvimento 3. Abordagens em Comunicação para o Desenvolvimento 3.1. As funções sociais da comunicação em processos de desenvolvimento 3.2. Jornalismo para o Desenvolvimento 3.3. Mudança do Comportamento Social 3.4. Capacitação e Empoderamento de comunidades vulneráveis e sem voz 4. O estado da Arte da Comunicação para o Desenvolvimento 4.1. Investigação e práticas 4.2. Etnocentrismo, supremacia cultural, pós-colonialismo e relações de poder 4.3. As grandes questões e os grandes desafios da Comunicação para o Desenvolvimento 4.4. Perspetivas conceptuais e de atuação para o futuro da Comunicação para o Desenvolvimento
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Objetivos
Objetivos
Os estudantes deverão: . Adquirir noções essenciais acerca das questões comunicacionais e respetiva pesquisa académica. . Adquirir uma noção de conjunto sobre as principais tendências na conceptualização do Desenvolvimento e sua evolução, nomeadamente do debate em torno dos Limites ao Crescimento e das Desigualdades no Desenvolvimento. . Ter presentes as questões neocoloniais e as relações entre a noção de Desenvolvimento e a Política de Blocos. . Enumerar e descrever as principais abordagens da Comunicação para o Desenvolvimento (Jornalismo para o Desenvolvimento, Mudança do Comportamento Social, Capacitação e Empoderamento de comunidades vulneráveis e sem voz) . Enunciar e problematizar as funções sociais da comunicação em processos e projetos de desenvolvimento; . Escrutinar a estado da arte da Comunicação para o Desenvolvimento . Perspetivar as tendências conceptuais e de trabalho de terreno da Comunicação para o Desenvolvimento
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Tratando-se de uma UC teórica, os métodos de ensino baseiam-se na exposição teórica dos principais temas programáticos, estimulando a sua discussão em aula e, em paralelo, a leitura aprofundada dos textos propostos. A qualidade desta participação representa 20% da avaliação final, constituindo o trabalho teórico final (de 20 pp. máximo) os restantes 80%.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Hemer, O. & Tufte, T. (eds.) (2005). Media & Glocal Change. B. Aires: CLACSO Macedo, L., Palazón, D., Majumdar, S. & Marques, V. (2020). From Making Flowers to Imagining Futures: Rohingya Refugee Women Innovate a Heritage Craft. In D. Wood (Ed.), Craft is Political: Economic, Social and Technological Contexts. London: Bloomsbury. Madison, A. (2001). The world economy: A millennial perspective. Paris: OECD Mattelart, A. & Mattelart, M. (1997 [1995]). Historia de las teorías de la comunicación. Barcelona: Paidós McQuail, D. (2003 [1983]). Teoria da Comunicação de Massas. Lx: Gulbenkian Pogge, T. (2002). World Poverty and Human Rights. Cambridge: Polity Polanyi, K. (2000 [1942-1974]). A grande transformação. SP: Compus Sachs, W. (Ed.) (1996). Diccionario del desarrollo. Lima: PRATEC. Scott, M. (2015). Communication about C4D: the rhetorical struggle over the history and future of C4D. In Glocal Times (22/23). Tufte, T. (2017). Communication and Social Change. Cambridge: Polity
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não