-
Apresentação
Apresentação
Dotar os estudantes de uma visão interdisciplinar, sistémica e complexa das Ciências do Desporto, uma área do conhecimento que, como tantas outras, tem vindo a fragmentar-se à medida que se especializa. Fragmentação susceptível de gerar conhecimento parcial, redutor e, consequentemente, acientífico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 15
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1108-12594
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Exercício Físico e Identidade Profissional Impacto da experiência desportiva e maturação biológica em jovens atletas Paradigmas de Investigação em Pedagogia da Educação Física e Desporto. Temas e Problemas Afetivismo e Exercício Físico: Contributos Para a Melhoria da Adesão Individual à Prática Doping e psicologia: desporto sustentável? Evidência e Prática na Promoção da Atividade Física em Saúde Pública Movimento - reflexões com base na ciência da modificação do comportamento O projeto REACT - do desafio da investigação às implicações políticas, educativas e sociais A história como um campo problemático: desafios e potencialidades Fadiga, sobre treino e recuperação.
-
Objetivos
Objetivos
Constituindo a mais profunda especialização na formação académica, o doutoramento não deve negligenciar a dimensão cultural e científica específica, reportando-se à respectiva área de conhecimento. Tratar com rigor e actualidade temáticas relevantes no domínio da Educação Física, do Desporto e da Saúde, relacionadas com a actividade física é o objectivo desta Unidade Curricular, visando desenvolver competências de estudo, análise e argumentação em matérias diversas e complementares, com uma finalidade comum: o desenvolvimento integral e o bem-estar do indivíduo e da sociedade, tendo como meio o exercício físico.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O regime de seminário com diferentes tópicos procura dar uma visão de banda-larga aos tópicos da investigação em EFD. A avaliação procura que os alunos, em grupos que se espera gerem discussão interna, elaborem um ensaio que liga os diversos temas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cada um dos conferencistas facultará a bibliografia de apoio ao tema objecto de exposição e debate.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não