-
Apresentação
Apresentação
Esta UC prepara o aluno para a elaboração do projecto de tese. São trabalhadas competências de fundamentação e apresentação do racional teórico e definição sustentada do método.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 30
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1108-7332
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Teoria do conhecimento científico A questão epistemológica Ética e produção de conhecimento científico 2. Métodos e técnicas de investigação em Educação Física, Desporto e Saúde ¿ análise crítica e exemplos. 3. O Projecto ¿ da delimitação temática, à definição do problema, definição da amostra e adequada aplicação de métodos e instrumentos de recolha, análise e tratamento estatístico.
-
Objetivos
Objetivos
Esta UC tem dois objectivos fundamentais: construir o projecto de tese e dotar o estudante das competências metodológicas necessárias à elaboração de um qualquer projecto de investigação científica na área disciplinar do ramo. Domínio do objecto de estudo mediante actualizada recolha e selecção de informação disponível, a apresentação clara do racional teórico e revisão sistemática da literatura, pertinência e correcção da questão a estudar, conhecimento dos instrumentos metodológicos de recolha, análise e apresentação dos dados, salvaguarda de princípios éticos que devem enformar toda a pesquisa e capacidade de comunicação escrita e oral, constituem competências a adquirir.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta Unidade Curricular baseia-se principalmente na metodologia de aprendizagem baseada em problemas. Os doutorandos são introduzidos às áreas de pesquisa do CIDEFES e aos diferentes professores que as coordenam, sendo-lhes solicitado que desenvolvam a preparação do seu pré-projeto numa dessas linhas de pesquisa. Durante as sessões, os alunos têm várias oportunidades para apresentar as suas propostas de trabalho, receber comentários e discuti-las com os professores e colegas. O objetivo é criar um ambiente em que o erro seja encarado como uma fonte de informação para melhorar a proposta do pré-projeto.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
APA (2009). Publication Manual of the American Psychological Association - 6th Edition. Washington - DC: APA. Cone, J. D., & Foster, S. L. (2006). Dissertations and Theses from Start to Finish: Psychology and Related Fields - 2nd edition. Washington, DC: APA. Creswel, J. (2008) Research Design: Qualitative, quantitative and Mixed Methods Approaches; London, Sage Publications. Denzin, N. K, & Lincoln, Y. S. (2007) The Handbook of Qualitative Research - 3rd Edition. London, Sage Publications. Ntoumanis, N. (2009). SPSS for Sport and Exercise Studies - 2nd Edition. London: Routledge. Thomas, J. R. & Nelson, J.K. (2002). Métodos de Pesquisa em Atividade Física. Porto Alegre: Artmed. Walliman, N. & Buckler, S. (2008). Your Dissertation in Education (Sage Study Skills Series). London, Sage Publications.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não