filmeu

Disciplina Grandes Áreas Temáticas de Investigação em Educação. Linhas de I&D do Programa Doutoral

  • Apresentação

    Apresentação

    O ponto de partida da UC e¿ a explicitac¿a¿o das compete¿ncias inerentes a um Doutoramento, fixadas, na lei portuguesa, pelo Arto 28.o do DL 65/2018, de 16 de agosto. Depois, trata-se de uma UC explorato¿ria aos grandes temas de I&D em Educac¿a¿o, no quadro dos projetos e linhas de investigac¿a¿o existentes na UID que suporta cientificamente o Doutoramento: Centro de Estudos Interdisciplinares em Educac¿a¿o e Desenvolvimento (CeiED).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A organizac¿a¿o e o conteu¿do de um centro de investigac¿a¿o. 2. O CeiED como centro de investigac¿a¿o do Doutoramento em Educac¿a¿o da Universidade Luso¿fona. 3. A pesquisa em Educac¿a¿o - o que e¿ um doutoramento? 4. A relac¿a¿o entre as va¿rias dimenso¿es do sujeito - O eu pessoal e o eu investigador 5. As orientac¿o¿es internacionais sobre o papel da pesquisa e inovac¿a¿o em educac¿a¿o.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Analisar a organizzc¿a¿o e o conteu¿do de um centro de investigac¿a¿o. 2. Identificar as linhas de investigac¿a¿o e sua organizac¿a¿o no CeiED. 3. Analisar o percurso de um doutoramento. 4. Refletir sobre a relac¿a¿o entre o eu pessoal e o eu investigador. 5. Avaliar os possi¿veis efeitos das orientac¿o¿es internacionais sobre o papel da pesquisa e inovac¿a¿o em educac¿a¿o.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias assentes em trabalho cooperativo e coconstrução do conhecimento,  que implica trabalhos de grupo e discussão em pequeno e grande grupo. O processo ensino-aprendizagem esta¿ organizado em aulas teo¿rico-pra¿ticas (TP) e orientac¿a¿o tutorial. Nas aulas TP sera¿o apresentados os conteu¿dos programa¿ticos, recorrendo-se a¿s te¿cnicas consideradas mais apropriadas para trabalhar os temas em ana¿lise, com o objectivo de fazer o enquadramento conceptual das problema¿ticas. Atribuir-se-a¿ aos estudantes um papel ativo no seu processo de aprendizagem atrave¿s de tarefas a realizar na aula, individualmente ou em grupo, e recorrendo a¿ Flipped Classroom. Avaliac¿a¿o: Construc¿a¿o de uma Narrativa de 3-5 pp. que estabelec¿a a relac¿a¿o entre o eu pessoal e o eu investigador - quem sou, o que fac¿o e por que escolhi o Doutoramento em Educac¿a¿o e esta problema¿tica para o projeto de investigac¿a¿o a realizar no doutoramento. Usar as normas APA e a apresentac¿a¿o do template distribui¿do.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Afonso, A. J. (2022). REFLEXO¿ES SOCIOLO¿GICAS SOBRE A PESQUISA EM EDUCAC¿A¿O EM TEMPOS DE CRISE(S). Revista Exitus, 12 , 01 - 21. COMISSA¿O INTERNACIONAL SOBRE OS FUTUROS DA EDUCAC¿A¿O. (2022). Reimaginar nossos futuros juntos. Um novo contrato social para a educac¿a¿o . UNESCO. No¿voa, A. (2015). Carta a um jovem investigador em educac¿a¿o. Investigar em Educac¿a¿o, 3 (II Se¿rie), 13-22. Ribeiro, N. & Menezes, I. (2017). A investigac¿a¿o em Cie¿ncias da Educac¿a¿o nos u¿ltimos 30 anos: evoluc¿o¿es, tende¿ncias e tenso¿es vistas a partir das teses de doutoramento. In O Estado da Educac¿a¿o 2016 (pp. 234-252) . Lisboa: Conselho Nacional da Educac¿a¿o. Teodoro, A. & Duarte, R. S. (2019). Apresentac¿a¿o. Teses Doutoramento em Educac¿a¿o 2009-2018. Instituto da Educac¿a¿o, Universidade Luso¿fona de Humanidades e Tecnologias.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios