filmeu

Disciplina Epistemologias das Ciências Sociais da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    A Epistemologia da Ciências é uma área de formação do doutorando incontornável, na medida em que perspetiva que um doutorando é um cientista em formação. Pretende-se que a investigação que virá a desenvolver, para produzir a sua tese será um contributo para o corpus da ciência da sua eleição. Assim, uma UC em que conheça o que é Ciência, como se faz, como se afirma, quais as relações institucionais que produz, como tem vindo a ser entendida e valorizada ao longo dos tempos, será uma UC fundamental no currículo do doutorando, futuro cientista. Por outro lado, o doutorando deve ainda saber problematizar não apenas a ciência, mas também as ciências, sabendo situar-se na controvérsia em que as Ciências Sociais, em geral, e as Ciências da Educação, em particular, se têm visto enredadas, não apenas durante o século XX, mas em particular as mudanças de perspetiva do pós-modernismo e as tendências de pensamento na atualidade.   
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Ciência Definição do conceito - ciência ou ciências?  O método científico - método ou métodos?  A institucionalização da ciência  A afirmação da ciência e dos cientistas Ciência e sociedade Epistemologia das Ciências Epistemologias e epistemólogos: Dilthey, Dewey, Escola de Frankfurt, Bachelard, Popper, Piaget, Bordieu, Foucault, Prigogine, Morin e Latour  Epistemologia da Ciências Sociais  O(s) corpus de saber, o fazer e o lugar das Ciências da Educação
  • Objetivos

    Objetivos

    Distinguir Ciência de outros corpus de saber.  Conhecer como se faz a ciência, como se afirma, como se institucionaliza, como tem vindo a ser entendida e valorizada ao longo dos tempos.  Refletir sobre o pensamento de alguns dos principais epistemólogos do século XX: Dilthey, Dewey, Escola de Frankfurt, Bachelard, Popper, Piaget, Bordieu, Foucault, Prigogine, Morin e Latour  Problematizar o papel, os modos de fazer e o lugar das Ciências Sociais no seio dos corpus de saber existentes  Identificar os principais desafios que se colocam, atualmente, às Ciências da Educação e ao cientista que trabalha/pretenda trabalhar na área.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas A UC será desenvolvida com recurso a metodologias ativas, envolvendo o doutorando no processo de desenvolvimento curricular e ensino aprendizagem através da aula invertida, regime seminário, realização e apresentação de leituras comentadas, trabalho em pequeno grupo, seguido de discussão em plenário nas aulas. Será utilizada a plataforma Moodle, ferramentas digitais como o Padlet, sendo os textos científicos complementados com outros recursos como vídeos informativos, filmes, etc. Será implementada a avaliação criterial (por referência a critérios) nas modalidades formativa ( com autoavaliação e feedback) e sumativa.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almeida, J.F. (2007). Velhos e novos aspetos da epistemologia das ciências sociais. Sociologia, Problemas e Práticas, 55, p.11-24.  Amado, J. (2011). Ciências da educação – Que estatuto epistemológico? Revista Portuguesa de Pedagogia, Extra-série, p. 45-55. Biesta, G. (2020). Educational research. An unorthodox introduction. Bloomsbury. ________(2022). World-centred education. A view for the present. Routledge.  Santos, B. S. (1989). Introdução a Uma Ciência Pós-Moderna. Edições Afrontamento.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios