-
Apresentação
Apresentação
Trata-se de uma UC teórica comum a todos os estudantes do programa de doutoramento. Pretende iniciar uma reflexão sobre os contributos da Teoria Social para a abordagem dos temas da Educação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT482-8010
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Tema 1. Escola e sociedade: produção e reprodução das condições de mudança. A escola na construção do Estado-nação moderno. Modelo escolar e ‘gramática da escola’Descrição dos conteúdos Tema 2. A construção histórica das ciências sociais, do século XVIII a 1945. Os clássicos fundadores (Marx, Weber, Durkheim). Debates e encruzilhadas do presente Tema 3. Desigualdades e ideologias Tema 4. As desigualdades escolares e as explicações sociológicas. A teoria da reprodução cultural de Pierre Bourdieu Tema 5. O movimento da Escola Nova e as pedagogias críticas e emancipatórias: Dewey, Freinet e Freire Tema 6. Globalização(ões) e neoliberalismo. Conceitos e implicações nas políticas de educação Tema 7. A utopia da educação como projeto de justiça social e cognitiva. Os debates e os projetos em confronto
-
Objetivos
Objetivos
. Assegurar uma informação estruturada e sistematizada sobre os temas em análise. Articular o desenvolvimento dessa informação com as áreas de investigação privilegiadas pelos participantes. . Identificar referências e orientações teóricas e criar condições para a sua apropriação. . Articular os contributos teóricos com as práticas sociais (e institucionais) e com as inscrições profissionais dos participantes, assim como com as investigações em curso ou a realizar.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
. Apresentação das linhas temáticas de modo sintético e questionante. . Leituras e análises individuais e de grupo, a realizar durante o Seminário (presencial). . Debates informados e fundamentados na bibliografia de trabalho distribuída no decurso do Seminário (online) . Sínteses pessoais (de índole crítica) sobre os temas de trabalho (online). . Autoavaliação e avaliação final do módulo em regime presencial e online.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Hofstetter, R. & Schneuwly, D. (2013). Changes in Mass Schooling: 'school form' and 'mass schooling' as reagents. European Educational Research Journal, 12(2), 166-174. Gauthier, C. & Tardif, M. (Dir.) (2010). A Pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Vozes. Wallerstein, I. et al. (1986) Para abrir as ciências sociais. Publicações Europa-América. Giddens, A. (2013). Sociologia (9.ª ed.) Fundação Calouste Gulbenkian. Santos, B. de S. (2008, 5ª ed.). Um discurso sobre as Ciências. Cortez Editora Santos, B. de S. (org.) (2004). Conhecimento prudente para uma vida decente. Cortez Editora Piketty, T. (2020). Capital e Ideologia. Temas e Debates / Círculo de Leitores. Sarmento, M. J. (2019). Vicissitudes do ofício de aluno: de novo, o insucesso escolar em questão. In A. J. Afonso & J. A. Palhares (orgs). Entre a escola e a vida. A condição de jovem para além do ofício de aluno (pp. 31-48). Fundação Francisco Manuel Leão
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não