filmeu

Disciplina Metodologias de Investigação e Inovação

  • Apresentação

    Apresentação

    O âmbito desta unidade comtempla o desenvolvimento da metodologia de investigação essencial à obtenção de resultados de qualidade. Nomeadamente, procura a transmissão de um conjunto de métodos essenciais ao desenrolar da investigação e familiariza o aluno não só com esses métodos, mas também, de um modo imersivo, na sua aplicação num contexto real de disseminação e de avaliação de resultados científicos. A pertinência da unidade no ciclo de estudos, é clara: Constitui uma disciplina de fundamentos, teóricos e práticos, elementares, que servirá de base ao trabalho de investigação posterior.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Princípios de Investigação em Ciências Informáticas Métodos de selecção de tópicos de investigação Processos de investigação baseados em pensamento crítico e pensamento criativo Análise crítica de literatura relacionada Pensamento crítico; Planeamento e implementação da pesquisa de literatura Ética em ciência Abordagens de investigação Planeamento de investigação; Métodos de recolha e de verificação de dados; Filosofias de investigação Ferramentas e metodologias de análise e de validação Ferramentas de análise estatística; simuladores e emuladores; bancadas de teste. Metodologia de investigação e ferramentas para as diversas fases do processo de investigação Disseminação de Resultados Organização de conteúdos; Normas de escrita e de edição; Locais de disseminação, regras e normas associadas; Apresentação de resultados de qualidade;
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade tem por objectivo assistir ao desenvolvimento do pensamento crítico e de metodologia científica, bem como introduzir métodos de investigação/análise quantitativos e qualitativos. São abordados conceitos teóricos e práticos sobre como iniciar o processo de investigação, analisar e melhor seleccionar eventuais temas de investigação, métodos de análise e validação. Desta forma, os alunos adquirem conhecimentos sobre ferramentas estatísticas e de análise relevantes para o trabalho a desenvolver. As competências a adquirir pelo aluno são:   1. Compreender o contexto de investigação internacional em Ciências Informáticas; 2. Compreender a necessidade de ética na investigação e obtenção de resultados; 3. Analisar criticamente e objectivamente trabalho relacionado; 4. Compreender as abordagens sistémicas e metodológicas a um processo de investigação, bem como as suas diferentes fases; 5. Compreender a necessidade de apresentar e de disseminar resultados, sendo capaz de o fazer;
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utilização de exemplos práticos sobre a revisão de artigos propostos pelos alunos em aula bem como o feedback sobre as suas propostas de tese.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Strunk, William Jr., White, E.B. - The Elements of Style. New York :Macmillan Publishing Co., 1979. Capa mole. 978-0024182005 van Leunen, Mary Claire - A Handbook for Scholars. USA :Oxford University Press, 1992. Capa mole. 0195069544 Dasgupta, S. - Creativity in Invention and Design.Cambridge: Cambridge University Press, 2008. Capa mole.  978-0521430685 Sawyer, R. - Explaining Creativity: The Science of Human Innovation. Oxford: Oxford University Press, 2006. Capa mode. 978-0199737574 Creswell , J. W. - Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Sage Publications. 2009. Capa mole. 978-1412965569 Berger, A. - Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches. Thousand Oaks, CA: Sage. 2000. Capa mole. 978-1452256573 Baily, A. - A guide to field research. Thousand Oaks, CA: Pine Forge Press. 1996.Capa mole. 978-1506306995 Apontamentos das aulas, fornecidos aos alunos
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios