-
Apresentação
Apresentação
O âmbito desta unidade comtempla o desenvolvimento da metodologia de investigação essencial à obtenção de resultados de qualidade. Nomeadamente, procura a transmissão de um conjunto de métodos essenciais ao desenrolar da investigação e familiariza o aluno não só com esses métodos, mas também, de um modo imersivo, na sua aplicação num contexto real de disseminação e de avaliação de resultados científicos. A pertinência da unidade no ciclo de estudos, é clara: Constitui uma disciplina de fundamentos, teóricos e práticos, elementares, que servirá de base ao trabalho de investigação posterior.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1504-13763
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Princípios de Investigação em Ciências Informáticas Métodos de selecção de tópicos de investigação Processos de investigação baseados em pensamento crítico e pensamento criativo Análise crítica de literatura relacionada Pensamento crítico; Planeamento e implementação da pesquisa de literatura Ética em ciência Abordagens de investigação Planeamento de investigação; Métodos de recolha e de verificação de dados; Filosofias de investigação Ferramentas e metodologias de análise e de validação Ferramentas de análise estatística; simuladores e emuladores; bancadas de teste. Metodologia de investigação e ferramentas para as diversas fases do processo de investigação Disseminação de Resultados Organização de conteúdos; Normas de escrita e de edição; Locais de disseminação, regras e normas associadas; Apresentação de resultados de qualidade;
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade tem por objectivo assistir ao desenvolvimento do pensamento crítico e de metodologia científica, bem como introduzir métodos de investigação/análise quantitativos e qualitativos. São abordados conceitos teóricos e práticos sobre como iniciar o processo de investigação, analisar e melhor seleccionar eventuais temas de investigação, métodos de análise e validação. Desta forma, os alunos adquirem conhecimentos sobre ferramentas estatísticas e de análise relevantes para o trabalho a desenvolver. As competências a adquirir pelo aluno são: 1. Compreender o contexto de investigação internacional em Ciências Informáticas; 2. Compreender a necessidade de ética na investigação e obtenção de resultados; 3. Analisar criticamente e objectivamente trabalho relacionado; 4. Compreender as abordagens sistémicas e metodológicas a um processo de investigação, bem como as suas diferentes fases; 5. Compreender a necessidade de apresentar e de disseminar resultados, sendo capaz de o fazer;
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de exemplos práticos sobre a revisão de artigos propostos pelos alunos em aula bem como o feedback sobre as suas propostas de tese.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Strunk, William Jr., White, E.B. - The Elements of Style. New York :Macmillan Publishing Co., 1979. Capa mole. 978-0024182005 van Leunen, Mary Claire - A Handbook for Scholars. USA :Oxford University Press, 1992. Capa mole. 0195069544 Dasgupta, S. - Creativity in Invention and Design.Cambridge: Cambridge University Press, 2008. Capa mole. 978-0521430685 Sawyer, R. - Explaining Creativity: The Science of Human Innovation. Oxford: Oxford University Press, 2006. Capa mode. 978-0199737574 Creswell , J. W. - Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Sage Publications. 2009. Capa mole. 978-1412965569 Berger, A. - Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches. Thousand Oaks, CA: Sage. 2000. Capa mole. 978-1452256573 Baily, A. - A guide to field research. Thousand Oaks, CA: Pine Forge Press. 1996.Capa mole. 978-1506306995 Apontamentos das aulas, fornecidos aos alunos
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não