filmeu

Disciplina Sistemas Sem Fios Cooperativos

  • Apresentação

    Apresentação

    Sistemas Cooperativos Sem Fios, enquanto curso para alunos do primeiro ano de estudos médicos, contém um capítulo geral onde, de forma detalhada, alguns aspetos dos sistemas, tecnologias e comunicação paradigmas centrados no utilizador são abordados. Isto permitirá aos alunos adquirir conhecimentos sobre as redes da próxima geração para estudar tecnologias robustas e de baixo custo, para que seja possível alargar e explorar o conjunto de ligações de acesso sem fios.  Esta unidade desempenha um papel fundamental no ciclo de estudos mais amplo da engenharia de comunicações e telecomunicações sem fios. Une o conhecimento teórico e as aplicações práticas, equipando os alunos com as competências necessárias para enfrentar os desafios nas futuras redes de comunicação, particularmente nos campos emergentes das tecnologias 5G e 6G, das comunicações UAV e dos sistemas sem fios energeticamente eficientes.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Parte I: Introdução aos Sistemas Cooperativos: O que é a cooperação e os princípios básicos das comunicações cooperativas, vantagens e desvantagens, etc. Parte II: Sistemas de Comunicação Cooperativa: Conceitos avançados e fundamentais das tecnologias WIMAX, VANET, 4G LTE e LTE Advanced. Parte III: Esquemas de amplificação e encaminhamento (AF), descodificação e encaminhamento (DF) e relés avançados: Parte IV: Métodos de Detecção em Comunicações Cooperativas: Simulação de métodos de detecção com recurso ao MATLAB ou Python. Parte V: Comunicações sem fios cooperativas de UAV Parte VI: Sistemas Cooperativos sem Fios Baseados em Acesso Múltiplo Não Ortogonal (NOMA) Parte VII: Rádio Cognitivo: Noções básicas de rádio cognitivo e suas Parte VIII: Introdução à transferência simultânea de energia e informação sem fios (SWIPT). Parte IX: Visão geral das técnicas de otimização em redes cooperativas sem fios. Parte X: Projetos de Grupo.
  • Objetivos

    Objetivos

    Proporcionar aos alunos uma perspetiva sobre os paradigmas de cooperação em redes sem fios, com particular enfoque na cooperação dos utilizadores. Os alunos irão adquirir competências nas áreas da diversidade cooperativa, cooperação entre utilizadores, paradigmas como o retransmissão e novos paradigmas relacionados com a codificação e processamento de sinais em meios sem fios. Além disso, o aluno ficará a conhecer ferramentas importantes no estudo de técnicas de otimização em comunicações cooperativas, rádio cognitivo e posicionamento cooperativo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são expositivas. Incentiva-se a participação activa dos alunos no processo de ensino através de perguntas que vão estimulando o interesse pela matéria. Quando apropriado, a apresentação da matéria é precedida pelo estudo de situações concretas que os alunos conhecem. Alguns tópicos surgem na sequência da análise de problemas cuja resolução torna natural os conceitos a estudar. A matéria é sempre ilustrada com exemplos e contra-exemplos. São deixados alguns problemas para os alunos analisarem e deixados resolverem. A avaliação consiste em: - trabalhos de casa realizados ao longo do semestre (40%); - projeto final (60%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    M. Dohler, Y. Li, Cooperative Communications: Hardware, Channel and PHY, Wiley, 2010. KJR Liu, AK Sadek, W. Su, A. Kwasinski, Cooperative Communications and Networking, Cambridge, 2008.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios