-
Apresentação
Apresentação
A UC irá apresentar e discutir com os estudantes os pressupostos e metodologias de investigação aplicadas à psicologia clínica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6228-22744
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Relevância do conhecimento científico baseado na evidência CP2. Ciência e pseudociência em psicologia clínica CP3. Modelos de avaliação e intervenção baseadas na evidência CP4. O processo de investigação: da ideia à disseminação CP5. Desenvolvimento, adaptação e validação de instrumentos de investigação para o contexto clínico CP6. Designs longitudinais na investigação em psicologia clínica CP7. Desenho, implementação e avaliação da investigação sobre o processo psicoterapêutico CP8. Estudos sobre outcomes da intervenção psicológica CP9. Meta-análise e revisão sistemática da literatura CP10. Ética em investigação em psicologia clínica
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Discutir como os métodos de investigação contribuem para a construção do conhecimento científico empírico no domínio da psicologia clínica OA2. Distinguir exemplos de ciência e de pseudociência em psicologia, aplicando procedimentos de pensamento crítico OA3. Aplicar os pressupostos da avaliação e intervenção baseada na evidência OA4. Avaliar a qualidade psicométrica de medidas psicológicas, compreendendo os procedimentos de desenvolvimento, adaptação e validação de instrumentos OA5. Comparar criticamente os principais métodos de investigação em psicologia clínica, avaliando as suas vantagens e desvantagens, em função dos objetivos de investigação para o contexto clínico OA6. Planear um estudo empírico em psicologia clínica OA7. Discutir as implicações éticas na condução de investigação em psicologia clínica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Interface entre ensino presencial e distância e atividades de feedback por pares.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Comer, J., & Kendall, P. (2013). The Oxford handbook of research strategies for clinical psychology. NY: OUP. Cuijpers, P. (2016). Meta-analyses in mental health research. Amsterdam: VU Amsterdam. Irwing, P., Booth, T., & Hughes, D. (2018). The Wiley handbook of psychometric testing: A multidisciplinary reference on survey, scale and test development. NY: Wiley. Laursen, B., Little, T., & Card, N. (2013). Handbook of developmental research methods. NY: Guilford. Lilienfeld, S., Lynn, S., & Lohr, J. (2014). Science and pseudoscience in clinical psychology. NY: Guilford. Moher, D., Shamseer, L., Clarke, M., Ghersi, D., Liberati, A., Petticrew, M., Shekelle, P., & Stewart, L. (2015). Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA- P) 2015 statement. Systematic reviews, 4, 1-9. Nezu, A., & Nezu, C. (2008). Evidence-based outcome research: A practical guide to conducting randomized controlled trials for psychosocial interventions. NY: OUP.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não