-
Apresentação
Apresentação
Essa Unidade Curricular integra-se ao um conjunto de seis unidades curriculares basilares, do 1º ano do Curso de Doutoramento em SocioMuseologia, que correspondem a conhecimentos especializados cobrindo, no seu conjunto, as principais áreas do saber consideradas fundamentais para a construção do perfil pretendido ao nível do doutoramento, com carga horária de 20 horas de contacto.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT485-11560
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Noções de cultura, memória social, património e identidade no pensamento social contemporâneo; Memória(s), identidade(s) e poder(es); Movimentos sociais e museologia; Diretos humanos e museologia; Noções de património e identidades no contexto museológico contemporâneo; Processos de patrimonialização e de musealização: história, exemplos, experiências; As implicações da diversidade patrimonial e os novos processos de musealização: experiências museológicas, ecomuseológicas, sociomuseológicas e os diferentes cenários (nacional e internacional); A preservação do património como ação política; Preservação da memoria e do património e sua relação com o exercício da cidadaniaenche.
-
Objetivos
Objetivos
Analisar o quadro teórico-metodológico da Museologia Contemporânea; Tratar das principais áreas de reflexão e prática da Sociomuseologia, a saber: sua relação com os contextos sociais, onde se desenvolve e as condições de produção dos diferentes discurso museológicos e as suas diferentes áreas de intervenção; O contexto geral da Unidade Curricular será apresentado e analisado em detalhe, procurando situar o contexto teórico e prático da msueologia nacional e internacional; Preparar os discentes incentivando-os ao exercício reflexivo, espírito de criatividade e de rigor para o exercício museológico.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados. Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Ação distintas, possibilitando novas perspetivas e a partilha de conhecimentos com realidades distintas. A avaliação é feita de forma contínua.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
APPADURAI, Arjun (1988). Modernity ar alrge. University of Minnesota Press. Minnesota. ARAÚJO, H. G. (1991). Portugal e a Europa: identidade e diversidade . Lisboa: Asa. BAUMAM, Z. (2001). Modernidade líquida . Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar. BOURDIE, P. (1989). Campos do Poder: Campo intelectual e Habitus de Classe. Em A Economia das Trocas Simbólicas . São Paulo: Perspectiva. BRUNO, M. C. (2010). Waldisa Rússio Camargo Guarniéri: textos e contextos de uma trajetória profissional. São Paulo, Pinacoteca do Estado, ICOM-Brasil. CHAGAS, M. (2006). Há uma gota de sangue em cada museu. Chapecó: Argos. CARBONELL, B. M. (2012). Museum studies: an anthology of contexts . West Sussex: Wiley-Blackwell. PAUSINI, A. (2024). Museus Regionais e a Nova Museologia: A Campanha Nacional de Museus regionais no Nordeste Brasileiro. Cadernos de Sociomuseologia, 67, 23. PRIMO,J & MOUTINHO, M. (2020). Introdução à Sociomuseologia. Lisboa, Edições Universidade Lusófona.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não