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Apresentação
Apresentação
Essa Unidade Curricular integra-se ao um conjunto de seis unidades curriculares basilares, do 1º ano do Curso de Doutoramento em Sociomuseologia, que correspondem a conhecimentos especializados cobrindo, no seu conjunto, as principais áreas do saber consideradas fundamentais para a construção do perfil pretendido ao nível do doutoramento, com carga horária de 20 horas de contacto.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT485-13451
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os modelos de Política Pública Cultural(PPC) Portuguesa e Europeia; O Lugar da museologia e do Património nas PPC's; As noções de Memória e Identidade no contexto da Museologia nas PPC's; As noções de Cultura como vector de desenvolvimento integrado e suas implicações nas PPC's; Diferentes Modelos de desenvolvimento e suas implicações npara a Museologia; Que potencial de desenvolvimento os museus promovem, especialmente nas suas novas formatações e âmbitos geográficos (do museu nacional, museu local, museus em rede)? Como os museus podem assumir e protagonizar um papel desenvolvimentista? Documentos produzidos pela UNESCO (ICOM / ICOMOS); Transformação dos princípios orientadores no domínio científico da Museologia e do Património Cultural.
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Objetivos
Objetivos
Analisar o quadro teórico-metodológico das Políticas Culturais e da Museologia Contemporânea; Tratar das principais áreas de reflexão e prática da Sociomuseologia, a saber: sua relação com os contextos sociais, onde se desenvolve e as condições de produção dos diferentes discurso museológicos e as suas diferentes áreas de intervenção; O contexto geral da Unidade Curricular será apresentado e analisado em detalhe, procurando situar o contexto teórico e prático da museologia nacional e internacional; Preparar os discentes incentivando-os ao exercício reflexivo, espírito de criatividade e de rigor para o exercício museológico.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados. Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Ação distintas, possibilitando novas perspetivas e a partilha de conhecimentos com realidades distintas. A avaliação é feita de forma contínua.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AAVV, (2004). Políticas Culturais e Descentralização: Impactos do Programa Difusão das Artes do Espectáculo, Lisboa: Observatório das Actividades Culturais. DANTAS, Vera, (2007). A Dimensão Cultural do Projecto Europeu. Da Europa das Culturas aos Pilares de uma Política Cultural Europeia. Lisboa: Col. Biblioteca Diplomática do Min. dos Negócios Estrangeiros. PRIMO, J. & MOUTINHO, M. (2020). Introdução à Sociomuseologia. Lisboa: Edições Universidade Lusófona. PRIMO, J. & MOUTINHO, M. (2021). Sociomuseologia: para uma leitura crítica do mundo. Lisboa: Edições Universidade Lusófona. LIMA DOS SANTOS, Maria de Lourdes, (2014). As Políticas Culturais Urbanas, in Revista do Observ. das Actividades Culturais, Lisboa: OAC.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não