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Disciplina Museologia e Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Essa Unidade Curricular integra-se ao um conjunto de seis unidades curriculares basilares, do 1 ano do Curso de Doutoramento em Museologia, que correspondem a conhecimentos especializados cobrindo, no seu conjunto, as principais áreas do saber consideradas fundamentais para a construção do perfil pretendido ao nível do doutoramento, com carga horária de 20 horas de contacto.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A Relação entre Museologia e a Educação: análise de contextos; Museu, Educação Patrimonial e Políticas Culturais e Educativas; Acão museológica como ação educativa; Património cultural como referencial para o processo educativo e para a produção de conhecimento; A ação educativa na relação museu-sociedade; Politicas de Educação museal e acessibilidade; Aspetos teóricos-metodológicos na ação cultural e educativa dos museus; Museu, Educação e Património: Desafios Contemporâneos; Estratégias Museais e Patrimoniais contribuindo para a qualidade de vida dos cidadãos; Atores sociais e a construção de comunidades de aprendizagem: o papel da Museologia; Ação Museológica e criação de redes de interação; Planeamento Museológico e Gestão como Prática Educativa Plano de ação e Projeto político-pedagógico do museu: aspetos teórico-práticos; Compartilhar informações e experiências: discussão e análise de propostas e projetos.
  • Objetivos

    Objetivos

    Com esta UC pretende-se refletir sobre o papel da ação educativa na relação estabelecida entre os patrimónios, os museus e a sociedade, tendo como referencial a construção do conhecimento nas áreas da Museologia e da Educação; Discutir sobre a dimensão politica pedagógica do museu e do patrimônio, as estratégias e as metodologias utilizadas em diferentes contextos museológicos; Analisar aspetos relacionados a gestão dos museus e suas interfaces com a ação cultural e educativa; Estudar propostas a partir de referenciais teóricos e das experiências apresentadas pelos diversos sujeitos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados. Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Acão distintas, possibilitando novas perspetiva e partilha de conhecimentos com realidades distintas. A avaliação é efetuada através de um trabalho, transversal a todas as unidades curriculares, onde se relacionam as matérias tratadas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Eilean Hooper-Greenhill. (1991). Leicester: Writing a museum education policy Department of MuStudiesseum . Freire, P. (2014). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (48. a ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra. Ibram. (2018). Caderno da Política Nacional de Educação Museal . Brasília: Ibram. Masachs, R. C. (2005). Didáctica del patrimonio: epistemología, metodología y estudio de casos. Gijón: Trea. Morin, E. (2002). Os Sete Saberes para a Educação do Futuro . Lisboa: Instituto Piaget. Nardi, E., & Angelini, C. (2015). Best practice 4: A tool to improve museum education internationally . Roma: Edizioni Nuova Cultura. Santos, M. C. T. M. (2000). Estratégias Museais e Patrimonias contribuindo para a Qualidade de Vida dos Cidadãos: diversas formas de musealização. Ciências e Letras , (27). Tojal, A. P. da F. (2015). Política de acessibilidade comunicacional em museus: para quê e para quem? Museologia & Interdisciplinaridade , 4 (7), 190-202.  
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