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Apresentação
Apresentação
Essa Unidade Curricular Metodologia de Investigação em Museologia, integra se ao um conjunto das unidades curriculares basilares, do 2 ano do Curso de Mestrado em SocioMuseologia, que correspondem a conhecimentos especializados cobrindo, no seu conjunto, as principais áreas do saber consideradas fundamentais para a construção do perfil pretendido ao nível do mestrando. Com carga horaria de 15 horas de contacto.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Doutor | Semestral | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT485-7258
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Desenho de uma investigação em Museologia 1. Identificação, classificação e operacionalização das variáveis 2. Recolha de informação: instrumentos e procedimentos II. A Investigação em Museologia 1. O estatuto disciplinar do Museologia e o lugar da investigação: as diferentes perspetivas da investigação aplicada à Museologia 2. Investigação em Museologia em Contexto nacional e internacional: balanço e perspetiva da produção de conhecimento em Museologia III. A Investigação em Ciências Sociais: Questões teórico-metodológicas e processo de pesquisa 1. A dinâmica da construção do conhecimento em Ciências Sociais: um debate sobre as estratégias de investigação 2. Estratégias de investigação e desenhos de pesquisa em Museologia; 3. Métodos e principais técnicas de investigação em Ciências Sociais - uma revisão reflexiva em vista da conceção e aplicação à investigação em Museologia com ênfase nas metodologias qualitativas de investigação; 4. As coleções museológicas como objeto de investigação.
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Objetivos
Objetivos
A aquisição por parte dos formandos de ferramentas metodológicas que lhes permitam realizar uma tese na área da museologia, selecionando a problemática e adequando os modelos e as técnicas quantitativas quando apropriadas Apresentar os principais passos da investigação científica em museologia; Analisar o quadro teórico-metodológico da Museologia Contemporânea; Problematizar distinções importantes entre conceitos e categorias, enquanto ferramentas da pesquisa científica; Explicitar o papel da teoria, das metodologias e da técnica da pesquisa no campo da museologia; Situar debates recorrentes da experiência da pesquisa em especial no campo dos museus Identificação de um problema e formulação de questões de investigação Método científico; metodologias de estudo; Elaboração do anteprojeto do Trabalho de Conclusão do Curso.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados. Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Acão distintas, possibilitando novas perspectiva e partilha de conhecimentos com realidades distintas. A avaliação é efetuada forma processual e transversal a todas as unidades curriculares, onde se relacionam as matérias tratadas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almeida, L., & Freire, T. (2007). Metodologia da investigação em psicologia e educação . Braga: Psiquilíbrios. Creswell, J. W. (2003). Research Design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches . Londres: Sage. Dolbec, A. (2003). A Investigação-Acção. Em B. Gauthier, Investigação Social: da problemática à colheita de dados (pp. 483-512). Loures: Lusodidáctica. Fortin, M.F. (2003). O processo de investigação . Loures: Lusociência. Kuhn, T. (2009). A estrutura das revoluções científicas . Lisboa: Guerra e Paz. Moreira, J. M. (2004). Questionários: Teoria e prática . Coimbra: Almedina. Serafim, M. (2016). Estado da Arte e Teoria do Conhecimento . Porto: Fronteira do Caos. Shaw, I., & Gould, N. (2001). Qualitative research in social work . Londres: Sage.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não