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Apresentação
Apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 15
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6441-1-13504
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Regulação do estágio, definição das funções do estagiário, ética e deontologia
2. Apresentação de actividades e casos práticos e articulação com os conhecimentos teóricos e o estado da arte
3. Reflexão sobre a aplicação, limitações e potencial da avaliação/intervenção, em articulação com os conteúdos abordados ao longo do currículo deste ciclo de estudos
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes apliquem os conhecimentos teóricos adquiridos neste ciclo de estudos, desenvolvam a capacidade de resolver problemas e adquiram competências de trabalho no contexto prático da ciberterapia e da reabilitação neurocognitiva. Em primeiro lugar, serão apresentados e discutidos elementos que introduzem o estudante na realidade do estágio. Em segundo lugar, sob a supervisão dos professores e dos conselheiros institucionais da organização/parceiros comunitários onde o estágio terá lugar, os estudantes delinearão um plano de desenvolvimento e implementação de soluções de avaliação/intervenção com uma componente digital, com base nas necessidades identificadas e nos conhecimentos teóricos e empíricos sobre o campo do seu trabalho. Este plano será subsequentemente aplicado no contexto do Practicum II
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino consistem em métodos expositivos e demonstrativos. Inicialmente, as metodologias são expositivas dos pontos iniciais do programa. Para os estudantes do HBB, será implementada formação de dramatização relacionada com os diferentes contextos de intervenção em ciberterapia e reabilitação neurocognitiva e discussão clínica de casos. O método activo será também privilegiado, a fim de promover a investigação bibliográfica e a análise de trabalhos científicos que orientem o desenvolvimento dos planos de estágio dos estudantes.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Chesham, R. K., Malouff, J. M., & Schutte, N. S. (2018). Meta-Analysis of the Efficacy of Virtual Reality Exposure Therapy for Social Anxiety. Behaviour Change, 35,1-15. doi: https://doi.org/10.1017/bec.2018.15
Fernández-Álvarez, J., Rozental, A., Carlbring, P., Colombo, D., Riva, G., Anderson, P. L., ... & Cárdenas, G. (2018). Deterioration rates in Virtual Reality Therapy: An individual patient data level meta-analysis. Journal of anxiety disorders. doi: 10.1016/j.janxdis.2018.06.005
Wiederhold, B. & Riva, G. Fullwood, C., Attril-Smith, A., Kirwan, G. (2017). Annual Review of Cybertherapy and Telemedicine 2017: A Healthy Mind in a Healthy Virtual Body: The Future of Virtual Reality in HealthCare (Studies in Health Technology and Informatics). ISSN: 1554-8716.
Wiederhold, B. & Riva, G. Wiederhold, M. (2015). Annual Review of Cybertherapy and Telemedicine 2015: Virtual Reality in Healthcare: Medical Simulation and Experiential Interface (Studies in Health Technology and Informatics)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim