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Disciplina Data Life Cycle and e-Health: Pipeline and Content

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Ciclo de vida dos dados

    CP2. Inteligência artificial e aprendizagem de máquinas

    CP3. Tipos de Dados

    CP4. Métodos de aprendizagem e algoritmos sobre dados em e-saúde

    CP5. Dos dados ao conhecimento

    CP6. Repositórios de dados

    CP7. Questões éticas relacionadas com os dados

    CP8. Proteção de dados

    CP9. Metadados

    PC10. Ciclo de vida dos dados em e-saúde

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Adquirir conhecimentos sobre os princípios básicos do processamento de dados

    OA2. Adquirir conhecimentos sobre noções básicas de armazenamento de dados na cloud

    OA3. Adquirir conhecimentos sobre o papel dos dados em e-saúde

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas serão baseadas em diferentes métodos de ensino, desde o método expositivo até ao método demonstrativo, em certos dos conteúdos do programa. O ensino sobre o conceito de fluxo de dados será baseado em vários casos de utilização no campo da digitalização de empresas, do fluxo de dados em e-saúde e da gestão de recursos humanos. Profissionais experientes da área da saúde, indústria, recrutamento e desenvolvimento serão convidados a partilhar as suas experiências em tópicos específicos desta unidade.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Dwyer DB, Falkai P, Koutsouleris N. Machine Learning Approaches for Clinical Psychology and Psychiatry. Annu Rev Clin Psychol. 2018 May 7;14:91-118. doi: 10.1146/annurev-clinpsy-032816-045037

    Howard J. Artificial intelligence: Implications for the future of work. Am J Ind Med. 2019 Nov;62(11):917-926. doi: 10.1002/ajim.23037

    Imel ZE, Caperton DD, Tanana M, Atkins DC. Technology-enhanced human interaction in psychotherapy. J Couns Psychol. 2017 Jul;64(4):385-393. doi: 10.1037/cou0000213

    Kessler RC, et al. (2017) Predicting suicides after outpatient mental health visits in the Army Study to Assess Risk and Resilience in Servicemembers (Army STARRS). Molecular Psychiatry 22, 544–551.

    Taylor JET, Taylor GW. Artificial cognition: How experimental psychology can help generate explainable artificial intelligence. Psychon Bull Rev. 2021 Apr;28(2):454-475. doi: 10.3758/s13423-020-01825-5

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