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Disciplina User Experience in Teleconsultation

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    PC1. Introdução: história da teleconsulta

    PC2. Telepsicologia: definições

    PC3. Configuração em telepsicologia

    PC4. Tipos de dados

    PC4.1. Análise de dados

    PC4.2. Multimodalidade

    PC5. Experiência do utilizador e quadros em psicologia :

    PC5.1. Teleconsulta em ansiedade CBT

    PC5.2. Aplicação de teleconsulta para adolescentes

    PC5.3. Teleconsulta no trabalho-saúde

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Adquirir conhecimentos sobre os diferentes contextos de teleconsulta

    OA2. Adquirir conhecimentos sobre configurações distintas em telepsicologia

    OA3. Conhecimentos sobre a experiência dos utilizadores e quadros em telepsicologia

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O objectivo desta unidade é proporcionar conhecimentos específicos num campo da experiência do utilizador que se refere à forma como um utilizador interage e experimenta um produto, sistema ou serviço ainda relativamente desconhecido e pouco estudado a nível académico, embora esteja em rápida expansão nas práticas actuais dos psicólogos. Os estudantes terão de utilizar estratégias de pensamento crítico para analisar casos clínicos com questões éticas específicas que precisam de ser devidamente abordadas no contexto da experiência do utilizador que inclui a percepção de utilidade de um produto, sistema ou serviço, facilidade de utilização, e eficiência. Melhorar a experiência do utilizador é importante para a maioria das empresas, designers e criadores, no entanto a rentabilidade entra frequentemente em conflito com os objectivos da experiência ética do utilizador, comprometendo o princípio ético de beneficência. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Van Daele, T., Karekla, M., Kassianos, A. P., Compare, A., Haddouk, L., et al. (2020). Recommendations for policy and practice of telepsychotherapy and e-mental health in Europe and beyond. Journal of Psychotherapy Integration, 30(2), 160–173. https://doi.org/10.1037/int0000218

    Haddouk, L. & Schneider, B. (dir.) (2022). Télépsychologie : état des lieux et enjeux. Erès, 2022. ISBN: 978-2-7492-7442-3

    Fitzgerald M, Ratcliffe G. Serious Games, Gamification, and Serious Mental Illness: A Scoping Review. Psychiatr Serv. 2020 Feb 1;71(2):170-183. doi: 10.1176/appi.ps.201800567

    Rehm IC, Foenander E, Wallace K, Abbott JM, Kyrios M, Thomas N. What Role Can Avatars Play in e-Mental Health Interventions? Exploring New Models of Client-Therapist Interaction. Front Psychiatry. 2016 Nov 18;7:186. doi: 10.3389/fpsyt.2016.00186 Rizzo AS, Koenig ST. Is clinical virtual reality ready for primetime? Neuropsychology. 2017 Nov;31(8):877-899. doi: 10.1037/neu0000405

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