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Apresentação
Apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6441-1-24523
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
PC1. Introdução: história da teleconsulta
PC2. Telepsicologia: definições
PC3. Configuração em telepsicologia
PC4. Tipos de dados
PC4.1. Análise de dados
PC4.2. Multimodalidade
PC5. Experiência do utilizador e quadros em psicologia :
PC5.1. Teleconsulta em ansiedade CBT
PC5.2. Aplicação de teleconsulta para adolescentes
PC5.3. Teleconsulta no trabalho-saúde
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Objetivos
Objetivos
OA1. Adquirir conhecimentos sobre os diferentes contextos de teleconsulta
OA2. Adquirir conhecimentos sobre configurações distintas em telepsicologia
OA3. Conhecimentos sobre a experiência dos utilizadores e quadros em telepsicologia
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O objectivo desta unidade é proporcionar conhecimentos específicos num campo da experiência do utilizador que se refere à forma como um utilizador interage e experimenta um produto, sistema ou serviço ainda relativamente desconhecido e pouco estudado a nível académico, embora esteja em rápida expansão nas práticas actuais dos psicólogos. Os estudantes terão de utilizar estratégias de pensamento crítico para analisar casos clínicos com questões éticas específicas que precisam de ser devidamente abordadas no contexto da experiência do utilizador que inclui a percepção de utilidade de um produto, sistema ou serviço, facilidade de utilização, e eficiência. Melhorar a experiência do utilizador é importante para a maioria das empresas, designers e criadores, no entanto a rentabilidade entra frequentemente em conflito com os objectivos da experiência ética do utilizador, comprometendo o princípio ético de beneficência.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Van Daele, T., Karekla, M., Kassianos, A. P., Compare, A., Haddouk, L., et al. (2020). Recommendations for policy and practice of telepsychotherapy and e-mental health in Europe and beyond. Journal of Psychotherapy Integration, 30(2), 160–173. https://doi.org/10.1037/int0000218
Haddouk, L. & Schneider, B. (dir.) (2022). Télépsychologie : état des lieux et enjeux. Erès, 2022. ISBN: 978-2-7492-7442-3
Fitzgerald M, Ratcliffe G. Serious Games, Gamification, and Serious Mental Illness: A Scoping Review. Psychiatr Serv. 2020 Feb 1;71(2):170-183. doi: 10.1176/appi.ps.201800567
Rehm IC, Foenander E, Wallace K, Abbott JM, Kyrios M, Thomas N. What Role Can Avatars Play in e-Mental Health Interventions? Exploring New Models of Client-Therapist Interaction. Front Psychiatry. 2016 Nov 18;7:186. doi: 10.3389/fpsyt.2016.00186 Rizzo AS, Koenig ST. Is clinical virtual reality ready for primetime? Neuropsychology. 2017 Nov;31(8):877-899. doi: 10.1037/neu0000405
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim