filmeu

Disciplina Telepresence and Teleconsultation

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Introdução: História da telepresença

    2.Imersão e telepresença

    2.1.Imersão e telepresença em VR: definições

    2.2.Imersão, telepresença e tecnologia positiva

    3.Ferramentas para trabalhar com telepresença

    3.1.Escalas de telepresença

    3.2.Grelha de telepresença

    4.Observação de conversação e análise de interacção em telepsicoterapia

    4.1.Análise do discurso e da conversação

    4.2.Análise das interacções em telepsicoterapia

    5.Análise do discurso temático

    5.1.Revisão metodológica

    5.2.Métodos estatísticos

    5.3.Exemplo de métodos qualitativos: Nvivo

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular centrar-se-á no conceito de telepresença e no seu interesse no campo da telepsicologia e mais amplamente das relações mediadas por tecnologia. Os principais objectivos são:

    O1: Compreender o conceito de telepresença e as suas definições

    O2: Identificar e reconhecer as características dos instrumentos existentes para avaliar a telepresença em telepsicologia

    O3: Desenvolver competências para analisar o discurso e interacções verbais e não verbais durante uma entrevista à distância urante uma entrevista à distância

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O método expositivo será utilizado para permitir aos estudantes compreender o conceito de telepresença (O1) e conhecer as ferramentas de medição de telepresença que existem e ver como são utilizadas no contexto da telepsicologia (O3). O método activo será utilizado, com o apoio de tutoria fornecido pelo docente, enquanto executam tarefas associadas a métodos de análise da fala, particularmente com a utilização de software especializado (O3).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bouchard, S., Paquin, B., Payeur, R., Allard, M., Rivard, V., Fournier, T., Renaud, P., & Lapierre, J. (2004). Delivering Cognitive-Behavior Therapy for Panic Disorder with Agoraphobia in Videoconference. Telemedicine Journal and e-Health. 10(1), pp.13-25.

    Haddouk, L., (2015). Presence at a distance. Annual Review of Cybertherapy and Telemedecine, vol. 13, ISSN : 1554-8716, pp.208-211.

    Haddouk, L., (2016). Presence in Telepsychotherapy. Towards a Video-Interview Framework. International Journal of Emergency Mental Health and Human Resilience, Vol. 17, No.4, pp. 712-713, ISSN 1522-4821.

    Haddouk, L., Bouchard, S., Brivio, E., Galimberti, C. et Trognon, A. (2018). Assessing presence in videconference telepsychotherapies: A complementary qualitative study on breaks in telepresence and intersubjectivity co-construction processes. Annual Review of CyberTherapy and Telemedecine. 16, 118-123. (PubMed, PsycINFO, SCImago) doi: 10.1037/1528-3542.6.3.383.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios