filmeu

Disciplina E-Therapy in Clinical and Health Psychology

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à terapia digital em Psicologia Clínica e da Saúde

    2. Plataformas baseadas na Web em Psicologia Clínica e da Saúde

    3. Aplicações da realidade virtual/aumentada em Psicologia Clínica e da Saúde

    4. Implementações para avaliação da personalidade/clínica e rastreio

    5. Implementações para psicoeducação, tratamentos psicológicos, promoção e monitorização da saúde e assistência psicológica classificada de cuidados de saúde

    6. Implementações para a investigação

    7. Considerações éticas relacionadas com a terapia digital em psicologia clínica e da saúde

    8. Implementações para avaliação da personalidade/clínica e rastreio

    9. Implementações para psicoeducação, tratamentos psicológicos, promoção e monitorização da saúde e assistência psicológica classificada de cuidados de saúde

    10. Implementações para a investigação

    11. Considerações éticas relacionadas com a terapia digital em psicologia clínica e da saúde

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Identificar os problemas centrais e os alvos terapêuticos no campo da psicologia clínica e da saúde

    OA2: Identificar as possibilidades de resolver estes problemas com a ajuda de recursos tecnológicos

    OA3: Compreender as principais perturbações psicológicas para as quais foram desenvolvidas aplicações tecnológicas

    OA4: Identificar as principais áreas da psicologia da saúde para as quais foram desenvolvidas aplicações tecnológicas

    OA5: Reconhecer as principais considerações éticas relacionadas com a aplicação de soluções tecnológicas em terapia digital

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Em primeiro lugar, os estudantes participarão em workshops demonstrando exemplos específicos de aplicações que os estudantes terão de conhecer com mais detalhe e desenvolver algum domínio sobre a sua utilização. Em segundo lugar, as áreas abrangidas no programa serão revistas pelos estudantes (tutelados pelos professores) e apresentadas (em pares)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Gratzer, D., & Goldbloom, D. (2020). Therapy and E-therapy-Preparing Future Psychiatrists in the Era of Apps and Chatbots. Academic psychiatry : the journal of the American Association of Directors of Psychiatric Residency Training and the Association for Academic Psychiatry, 44(2), 231–234. https://doi.org/10.1007/s40596-019-01170-3

    Koelen, J. A., Vonk, A., Klein, A., de Koning, L., Vonk, P., de Vet, S., & Wiers, R. (2022). Man vs. machine: A meta-analysis on the added value of human support in text-based internet treatments ("e-therapy") for mental disorders. Clinical psychology review, 96, 102179. https://doi.org/10.1016/j.cpr.2022.102179

    Lederman, R., & D'Alfonso, S. (2021). The Digital Therapeutic Alliance: Prospects and Considerations. JMIR mental health, 8(7), e31385. https://doi.org/10.2196/31385

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios