-
Apresentação
Apresentação
.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6441-2-23805
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à terapia digital em Psicologia Clínica e da Saúde
2. Plataformas baseadas na Web em Psicologia Clínica e da Saúde
3. Aplicações da realidade virtual/aumentada em Psicologia Clínica e da Saúde
4. Implementações para avaliação da personalidade/clínica e rastreio
5. Implementações para psicoeducação, tratamentos psicológicos, promoção e monitorização da saúde e assistência psicológica classificada de cuidados de saúde
6. Implementações para a investigação
7. Considerações éticas relacionadas com a terapia digital em psicologia clínica e da saúde
8. Implementações para avaliação da personalidade/clínica e rastreio
9. Implementações para psicoeducação, tratamentos psicológicos, promoção e monitorização da saúde e assistência psicológica classificada de cuidados de saúde
10. Implementações para a investigação
11. Considerações éticas relacionadas com a terapia digital em psicologia clínica e da saúde
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Identificar os problemas centrais e os alvos terapêuticos no campo da psicologia clínica e da saúde
OA2: Identificar as possibilidades de resolver estes problemas com a ajuda de recursos tecnológicos
OA3: Compreender as principais perturbações psicológicas para as quais foram desenvolvidas aplicações tecnológicas
OA4: Identificar as principais áreas da psicologia da saúde para as quais foram desenvolvidas aplicações tecnológicas
OA5: Reconhecer as principais considerações éticas relacionadas com a aplicação de soluções tecnológicas em terapia digital
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Em primeiro lugar, os estudantes participarão em workshops demonstrando exemplos específicos de aplicações que os estudantes terão de conhecer com mais detalhe e desenvolver algum domínio sobre a sua utilização. Em segundo lugar, as áreas abrangidas no programa serão revistas pelos estudantes (tutelados pelos professores) e apresentadas (em pares)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Gratzer, D., & Goldbloom, D. (2020). Therapy and E-therapy-Preparing Future Psychiatrists in the Era of Apps and Chatbots. Academic psychiatry : the journal of the American Association of Directors of Psychiatric Residency Training and the Association for Academic Psychiatry, 44(2), 231–234. https://doi.org/10.1007/s40596-019-01170-3
Koelen, J. A., Vonk, A., Klein, A., de Koning, L., Vonk, P., de Vet, S., & Wiers, R. (2022). Man vs. machine: A meta-analysis on the added value of human support in text-based internet treatments ("e-therapy") for mental disorders. Clinical psychology review, 96, 102179. https://doi.org/10.1016/j.cpr.2022.102179
Lederman, R., & D'Alfonso, S. (2021). The Digital Therapeutic Alliance: Prospects and Considerations. JMIR mental health, 8(7), e31385. https://doi.org/10.2196/31385
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim