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Apresentação
Apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6441-2-23806
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1.- Introdução geral:
- História e exemplos de sistemas imersivos
- Integração multissensorial e VR
- Conceitos básicos de RV, teoria e métodos de medição: Presença, PI, PI, PsI, embodiment, propriedade do corpo, agência
CP2.- Aspectos técnicos -
O que constitui um sistema VR? Hardware, software, concepção de uma aplicação, trabalho em equipa, exposição a aplicações de construção de Unity
- Como construir um ambiente - ferramentas de modelagem, técnicas de visão por computador
CP3.- Exemplos de aplicações de RV para Investigação em:
- Reabilitação
- Psicologia
- Ciências Sociais
- Humanidades
CP4.- Aplicações e considerações éticas:
- Revisão do projecto (uma revisão aprofundada de todo um projecto, desde a concepção até à entrega)
- Discussão aberta sobre os aspectos éticos da utilização da RV
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Objetivos
Objetivos
OA1: Adquirir conhecimentos sobre os processos envolvidos na criação de um ambiente virtual - que conhecimentos são necessários, como construir uma equipa, que hardware é necessário e as suas capacidades, e o processo de desenvolvimento de software.
OA2: Identificar os potenciais benefícios das aplicações na realidade virtual - para proporcionar presença, propriedade do organismo, agência vicária - e os factores envolvidos na concretização destes benefícios
OA3: Ter conhecimento da literatura sobre aplicações relacionadas com sistemas imersivos para vários tipos de reabilitação
OA4: Ser capaz de criar ambientes virtuais simples sem programação, mas com antecedentes suficientes para poder conversar com uma equipa técnica e estar consciente das limitações e possibilidades desta tecnologia.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Estas áreas de aplicação serão revistas pelos estudantes (tutelados pelo professor) e apresentadas na segunda parte da UC. Na primeira parte, os alunos participarão em workshops demonstrando exemplos específicos desenvolvidos nos nossos laboratórios, que os estudantes terão de conhecer com mais detalhe e desenvolver algum domínio sobre a sua utilização.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cai, H., Lin, T., Chen, L., Weng, H., Zhu, R., Chen, Y., & Cai, G. (2021). Evaluating the effect of immersive virtual reality technology on gait rehabilitation in stroke patients: a study protocol for a randomized controlled trial. Trials, 22(1), 91. https://doi.org/10.1186/s13063-021- 05031-z
Dockx, K., Bekkers, E. M., Van den Bergh, V., Ginis, P., Rochester, L., Hausdorff, J. M., Mirelman, A., & Nieuwboer, A. (2016). Virtual reality for rehabilitation in Parkinson's disease. The Cochrane database of systematic reviews, 12(12), CD010760. https://doi.org/10.1002/14651858.CD010760.pub2
Huang, Q., Wu, W., Chen, X., Wu, B., Wu, L., Huang, X., Jiang, S., & Huang, L. (2019). Evaluating the effect and mechanism of upper limb motor function recovery induced by immersive virtual-reality-based rehabilitation for subacute stroke subjects: study protocol for a randomized controlled trial. Trials, 20(1), 104. https://doi.org/10.1186/s13063-019-3177-y
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim