-
Apresentação
Apresentação
.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6441-2-23808
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Neurociência das funções psicológicas
CP2. Técnicas de neurociência cognitiva e neuropsicologia
CP3. Neuroimagem estrutural e funcional
CP4. Avaliação neuropsicológica
CP4.1. Testes computorizados para avaliação neuropsicológica
CP5. Noções básicas de reabilitação neuropsicológica
CP6. Instrumentos computorizados para reabilitação neuropsicológica
CP7. Aplicações da neurociência cognitiva para compreender o comportamento em contextos de interacção entre computadores humanos, incluindo o ciberespaço.
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Ser capaz de pesquisar, obter, organizar e interpretar informação neurocientífica
OA2. Conhecer a relação entre as diferentes teorias cognitivas e as suas bases cerebrais
OA3. Conhecer as técnicas de investigação mais comuns em neurociência cognitiva
OA4. Saber como a investigação em neurociência cognitiva pode ajudar a compreender o comportamento em contextos de interacção entre computadores humanos, incluindo o ciberespaço.
OA5. Conhecer as disfunções da conectividade cerebral e as suas repercussões sobre o comportamento e a cognição
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Será utilizado o método ativo na realização do projeto de grupo, com tutoria por parte do docente nas tarefas associadas a este projeto. Os estudantes participarão em workshops com recurso a exemplos específicos desenvolvidos nos nossos laboratórios, para os quais os estudantes terão de conhecer com mais detalhe e desenvolver algum domínio sobre a sua utilização. Será utilizado também o método expositivo na apresentação dos pontos teóricos da UC.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Castells-Sanchez, A.; Roig-Coll, F.; Dacosta-Aguayo, R.; Lamonja-Vicente, N.; Sawicka A.K.; Toran-Monserrat, P.; Pera, G.; Montero-Alia, P.; Heras-Tebar, A.; Domenech, S.; Via, M.; Erickson, K.I.; Mataro, Maria (2021). Exercise and fitness neuroprotective effects: molecular, brain volume and psychological correlates and their mediating role in healthy late-middle-aged women and men. Frontiers in Aging Neuroscience, 13, p. 615247 . Repositori Institucional
Lamonja-Vicente, N.; Dacosta-Aguayo, R.; López-Olóriz, J.; Prades-Senovilla, L.; Roig-Coll, F.; Castells-Sánchez, A.; Soriano-Raya, J. J.; Clemente, I.; Miralbell, J., Barrios, M.; López-Cancio, E.; Cáceres, C.; Arenillas, J. F.; Millán, M.; Torán, P.; Pera, G.; Forés, R.; Alzamora, M.T.; Mataró, M.; Via, M. (2021). Sex-specific protective effects of APOE ?2 on cognitive performance. Journals of Gerontology Series A: Biomedical Sciences and Medical Sciences, 76(1), pp. 41 - 49
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim