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Disciplina Behaviour Disorder Related to Cyberspace

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Psicopatologia do ciberespaço

    2. Substância e vícios comportamentais

    3. Jogos de azar e distúrbios do jogo

    4. Perturbações alimentares e ciberespaço

    5. Perturbações de ansiedade e ciberespaço

    6. Perturbações do humor e ciberespaço

    7. Outras doenças

    8. Cibercriminalidade, e perfil psicológico dos cibercriminosos. Predição, tratamento e prevenção

    9. Cyberbullying e cyberharassment

    10. A vitimologia aplicada ao ciberespaç

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Ser capaz de distinguir entre a influência da utilização das tecnologias do ciberespaço nas perturbações psicológicas e a influência das perturbações pré-existentes na utilização deste tipo de tecnologia

    OA2. Conhecer os riscos que as tecnologias do ciberespaço representam para as dependências de substâncias e comportamentos, distúrbios do jogo e do jogo, distúrbios alimentares, distúrbios de ansiedade, distúrbios de humor e outras perturbações

    OA3. Adquirir conhecimentos sobre as novas tecnologias aplicadas ao crime para compreender o seu potencial e a utilização que os investigadores podem fazer dele, para um aumento do desempenho na resolução dos casos detectados

    OA4. Compreender os fatores envolvidos nos processos de vitimização e os seus efeitos psicossociais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Estas áreas de aplicação serão revistas pelos estudantes (tutelados pelo professor) e apresentadas na segunda parte do curso. Na primeira parte, os alunos participarão em workshops demonstrando exemplos específicos desenvolvidos nos nossos laboratórios, para os quais os alunos terão de conhecer com mais detalhe e desenvolver algum domínio sobre a sua utilização. O método expositivo será também utilizado para certos pontos do programa.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cantelmi, T., & Talli, M. (2009). Trapped in the web: the psychopathology of cyberspace. J. CyberTher. Rehabil, 2, 337-350.

    Emmelkamp, P. M., & Meyerbröker, K. (2021). Virtual reality therapy in mental health. Annual Review of Clinical Psychology, 17, 495-519.

    Halder, D. (2021). Cyber Victimology: Decoding Cyber-Crime Victimisation. Routledge.

    Nevin, A. D. (2015). Cyber-Psychopathy: Examining the relationship between dark E-personality and online misconduct.

    Padín, P. F., González-Rodríguez, R., Verde-Diego, C., & Vázquez-Pérez, R. (2021). Social media and eating disorder psychopathology: A systematic review. Cyberpsychology: Journal of Psychosocial Research on Cyberspace, 15(3).

    Timmons-Mitchell, J., Noriega, I., & Flannery, D. J. (2021). Bullying in School and Cyberspace. In Oxford Research Encyclopedia of Criminology and Criminal Justice.

    Tsamitros, N., Sebold, M., Gutwinski, S., & Beck, A. (2021). Virtual Reality-Based Treatment Approaches in the Field of Substance Use Disord

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