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Apresentação
Apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6441-2-24520
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Modelos, contextos e estratégias das intervenções em psicologia clínica
2. O processo de intervenção
3. Avaliação da viabilidade, eficácia e eficiência
4. Modificação das respostas fisiológicas e emocionais
5. Modificação do comportamento
6. Modificação cognitiva
7. introdução às terapias de Terceira Geração
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Objetivos
Objetivos
OA1. Adquirir conhecimentos sobre os diferentes modelos de intervenção psicológica e os contextos específicos em que são realizados
OA2. Compreender as diferentes estratégias de intervenção adequadas aos diferentes contextos
OA3. Como estabelecer os objectivos de intervenção por condição do público alvo
OA4. Ter noções básicas sobre como avaliar a viabilidade, eficácia e eficiência da intervenção
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O planeamento do método pedagógico tem previsto um dia por semana para uma aula magistral e outro para uma aula teórica e prática mista. Na sessão prática, os conteúdos da master class podem ser delineados e exercícios e aplicações podem ser realizados em relação aos mesmos conteúdos recorrendo ao método demonstrativo e com discussão de casos práticos. As práticas e exercícios associados a cada tópico são realizados com base na configuração de uma série de exemplos e casos clínicos, e que envolvem o desenvolvimento prático dos conteúdos teóricos ensinados na aula presencial e teórica da mesma semana.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barlow, D. H. (Ed.). (2021). Clinical handbook of psychological disorders: A step-by-step treatment manual. Guilford publications.
Bortolotti, B., Menchetti, M., Bellini, F., Montaguti, M. B., & Berardi, D. (2008). Psychological interventions for major depression in primary care: a meta-analytic review of randomized controlled trials. General hospital psychiatry, 30(4), 293-302.
Dodge, K. A. (2018). Toward population impact from early childhood psychological interventions. American Psychologist, 73(9), 1117.
Ebert, D. D., Van Daele, T., Nordgreen, T., Karekla, M., Compare, A., Zarbo, C., ... & Baumeister, H. (2018). Internet-and mobile-based psychological interventions: applications, efficacy, and potential for improving mental health. European Psychologist.
Hall, G. C. N., Ibaraki, A. Y., Huang, E. R., Marti, C. N., & Stice, E. (2016). A meta-analysis of cultural adaptations of psychological interventions. Behavior therapy, 47(6), 993-1014.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim