filmeu

Disciplina Basic Concepts in Psychological Intervention

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Modelos, contextos e estratégias das intervenções em psicologia clínica

    2. O processo de intervenção

    3. Avaliação da viabilidade, eficácia e eficiência

    4. Modificação das respostas fisiológicas e emocionais

    5. Modificação do comportamento

    6. Modificação cognitiva

    7. introdução às terapias de Terceira Geração

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Adquirir conhecimentos sobre os diferentes modelos de intervenção psicológica e os contextos específicos em que são realizados

    OA2. Compreender as diferentes estratégias de intervenção adequadas aos diferentes contextos

    OA3. Como estabelecer os objectivos de intervenção por condição do público alvo

    OA4. Ter noções básicas sobre como avaliar a viabilidade, eficácia e eficiência da intervenção

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O planeamento do método pedagógico tem previsto um dia por semana para uma aula magistral e outro para uma aula teórica e prática mista. Na sessão prática, os conteúdos da master class podem ser delineados e exercícios e aplicações podem ser realizados em relação aos mesmos conteúdos recorrendo ao método demonstrativo e com discussão de casos práticos. As práticas e exercícios associados a cada tópico são realizados com base na configuração de uma série de exemplos e casos clínicos, e que envolvem o desenvolvimento prático dos conteúdos teóricos ensinados na aula presencial e teórica da mesma semana.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barlow, D. H. (Ed.). (2021). Clinical handbook of psychological disorders: A step-by-step treatment manual. Guilford publications.

    Bortolotti, B., Menchetti, M., Bellini, F., Montaguti, M. B., & Berardi, D. (2008). Psychological interventions for major depression in primary care: a meta-analytic review of randomized controlled trials. General hospital psychiatry, 30(4), 293-302.

    Dodge, K. A. (2018). Toward population impact from early childhood psychological interventions. American Psychologist, 73(9), 1117.

    Ebert, D. D., Van Daele, T., Nordgreen, T., Karekla, M., Compare, A., Zarbo, C., ... & Baumeister, H. (2018). Internet-and mobile-based psychological interventions: applications, efficacy, and potential for improving mental health. European Psychologist.

    Hall, G. C. N., Ibaraki, A. Y., Huang, E. R., Marti, C. N., & Stice, E. (2016). A meta-analysis of cultural adaptations of psychological interventions. Behavior therapy, 47(6), 993-1014.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios