filmeu

Disciplina Cyberspace, Behaviour and E-Therapy

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Conceitos básicos: Ciberespaço, comportamento online e terapia digital (i.e., intervenção online, realidade virtual)

    CP2. Intervenções com recurso à tecnologia em intervenções clínicas: processos e perturbações psicológicas e condições de saúde

    CP3. Avaliação e reabilitação neurocognitiva com recurso à tecnologia

    CP4. Questões éticas e deontológicas

    CP5. Direções futuras

  • Objetivos

    Objetivos

    Para satisfazer os objetivos desta UC serão ministradas as bases da intervenção nas áreas onde o Ciberespaço, Comportamento e Terapia Digital(CCT) tem desempenhado um papel diferenciador. Pretende-se conferir competências para a compreensão dos modelos de intervenção em diversas perturbações com recurso às TI, nomeadamente no que respeita à realidade virtual e à internet. A UC encontra-se organizada em 4OA: no OA1 procura-se introduzir os conceitos do CCT. Com os OA2 e OA3 procura-se discutir as diferentes opções de avaliação, reabilitação e intervenção com recurso a sistemas digitais no âmbito, respetivamente, da psicologia clínica, da saúde e reabilitação neurocognitiva. Prevê-se um enfoque nos diversos aspetos éticos e deontológicos (OA4) e direções futuras do CCT (OA5). Esta UC procura introduzir conceitos básicos e transversais à atuação de estudantes com formação em Ciências do Comportamento (ex. Psicologia) e em Engenharia, e Ciências Informática

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia expositiva (ME1) e demonstrativa (ME2), onde são apresentados os fundamentos teóricos que suportam a prática em contexto clínico com auxílio de sistemas digitais. Os estudantes terão a oportunidade de desenhar uma aplicação digital com aplicabilidade no contexto da avaliação, intervenção e reabilitação no âmbito da psicoterapia e da reabilitação neurocognitiva, privilegiando-se uma metodologia participativa (ME3).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Guazzaroni, G. (2018). Virtual and Augmented Reality in Mental Health Treatment (Advances in Psychology, Mental Health, and Behavioral Studies) (1ª ed.). Hershey: IGI Global

    Magnavita, J. J. (2018). Using Technology in Mental Health Practice (1ª ed.). Washington: APA.

    Dewan, N., Luo, J., & Lorenzi, M. (2015). Mental Health Practice in a Digital World: A Clinicians Guide (Health Informatics). Switzerland: Springer International Publishing.

    Lindner, P., Miloff, A., Fagernäs, S., Andersen, J., Sigeman, M., Andersson, G., ... & Carlbring, P. (2019). Therapist-led and self-led onesession virtual reality exposure therapy for public speaking anxiety with consumer hardware and software: A randomized controlled trial. Journal of anxiety disorders, 61, 45-54.

    Anderson, P. L., & Molloy, A. (2020). Maximizing the impact of virtual reality exposure therapy for anxiety disorders. Current opinion in psychology, 36, 153-157.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios