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Apresentação
Apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 20
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6441-24515
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP 1. Métodos de investigação
1.1. Selecção de um tópico
1.2. Pesquisa Bibliográfica
1.3. Formulação de objectivos e hipóteses
1.4. Selecção da amostra
1.5. Selecção das medidas de avaliação
1.6. Planeamento do estudo
1.7. Recolha e arquivo de dados
1.8. Análise de dados
1.9. Representação gráfica dos resultados
1.10. Interpretação dos resultados
1.11. Escrita de Investigação
CP 2. Projectos de I & D em Ciberterapia e Reabilitação Neurocognitiva
2.1. Distúrbios Psicológicos e Condições de Saúde
2.2. Reabilitação neurocognitiva
2.3. Modelos terapêuticos em linha
2.4. O Futuro do CYBER
CP 3. Elaboração da Dissertação
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Objetivos
Objetivos
OA1: Adquirir competências ao nível das metodologias e métodos de investigação necessários para a realização de uma dissertação/project.
OA2: Apresentar, discutir e reflectir sobre estudos de referência na área da ciberterapia, reabilitação neurocognitiva e técnicas avançadas.
OA3: Preparação da dissertação. Para atingir estes objectivos, os estudantes devem desenvolver um projecto de I&D que compreenda todas as fases de um estudo empírico, nomeadamente a selecção de um modelo teórico e a formulação de objectivos e hipóteses com base na literatura, selecção de medidas, recolha de dados, análise e redacção da dissertação.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Primeiro, são apresentadas metodologias de investigação normalmente aplicadas nos campos deste ciclo de estudos, seguindo uma abordagem demonstrativa. Serão apresentados casos práticos em que estas metodologias foram utilizadas e de estudos de caso na área de acção deste ciclo de estudos. Os estudantes serão orientados no desenvolvimento dos seus trabalhos, através de seminários semanais de acompanhamento.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing.
Creswell, J. & Creswell, D. (2018). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. ISBN-10: 1506386709.
Field, A. (2017). Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics: North American Edition. ISBN-10: 9781526436566.
Fodor, L. A., Cote?, C. D., Cuijpers, P., Szamoskozi, ?., David, D., & Cristea, I. A. (2018). The effectiveness of virtual reality-based interventions for symptoms of anxiety and depression: A meta-analysis. Scientific reports, 8, 1-13. doi: 10.1038/s41598-018-28113-6
Howard, M. C. (2017). A meta-analysis and systematic literature review of virtual reality rehabilitation programs. Computers in Human Behavior, 70, 317-327. doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.01.013
Mildred L. Patten, M., Michelle Newhart, M. (2017). Understanding Research Methods: An Overview of the Essentials.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim