-
Apresentação
Apresentação
Este mo¿dulo ira¿ melhorar o pensamento cri¿tico e criativo dos estudantes e as suas capacidades de comunicac¿a¿o, familiarizando-os com as bases da investigac¿a¿o arti¿stica acade¿mica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6903-25793
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Aptido¿es e compete¿ncias ba¿sicas de escrita acade¿mica; - Introduc¿a¿o a¿s metodologias de investigac¿a¿o no a¿mbito dos estudos dos medias audiovisuais (este¿tica, estudos de ge¿nero, estudos raciais, arqueologia dos media, etc.); - Introduc¿a¿o a¿s metodologias de investigac¿a¿o no a¿mbito do restauro e arquivo de filmes; - Desafios contempora¿neos para o arquivo e patrimo¿nio audiovisual.
-
Objetivos
Objetivos
Aplicar perspectivas cri¿ticas dos campos da teoria cinematogra¿fica/estudos de ecra¿ como parte de uma atividade de investigac¿a¿o autodirigida. -Avaliar e envolver-se em debates acade¿micos contempora¿neos e questo¿es teo¿ricas em evoluc¿a¿o no campo do arquivo e patrimo¿nio cinematogra¿ficos. -Demonstrar uma compreensa¿o da ampla aplicabilidade das compete¿ncias de investigac¿a¿o a actividades pra¿ticas e criativas, para ale¿m das acade¿micas. -Formular propostas de investigac¿a¿o teo¿rica/acade¿mica no domi¿nio dos arquivos de filmes e do patrimo¿nio. -Desenvolver uma proficie¿ncia avanc¿ada em investigac¿a¿o acade¿mica, escrita e apresentac¿a¿o, conforme apropriado para estudos de ni¿vel de mestrado
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os estudantes assistira¿o a aulas programadas durante as horas previstas; assistira¿o e participara¿o em actividades externas; participara¿o em discusso¿es de grupo e semina¿rios; participara¿o em demonstrac¿o¿es pra¿ticas e apresentac¿o¿es; e ser-lhes-a¿ atribui¿do tempo suficiente de estudo independente e pra¿tica para projectos/aprendizagem individuais e de grupo. Os me¿todos especi¿ficos para este mo¿dulo incluem o uso e a integrac¿a¿o de: - Semina¿rios e grupos de leitura - Workshops - Trabalho de campo - Trabalhos pra¿ticos e escritos - Professores visitantes e convidados
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Hirsch, M. (2012). The generation of postmemory: writing and visual culture after the Holocaust. Hirsch, M. (1997). Family frames: photography, narrative, and postmemory. Harvard University Press. Ndaliko Rivers, C. (2024). To be Nsala's Daughter. Decomposing the Colonial Gaze. Duke University Press. Rolando, V., & Miriam, B. (2017). Decolonial aesthesis and the relational times. Calle 14 : revista de investigacio¿n en el campo del arte, 11(18), 76-93. Va?zquez, R. (2020). Vistas of modernity: decolonial aesthesis and the end of the contemporary. Mondriaan Fund. Engelen, L., & Vande Winkel, R. (2016). A Captivated Audience. Cinema-going at the zoological garden in occupied Antwerp, 1915–1918. First World War Studies, 7(3), 243-264. Baron, J. (2014). The archive effect: found footage and the audiovisual experience of history. Routledge. Guarana¿, B., & Baron, J. (2020). Ruse, misuse, abuse: A conversation with Jaimie Baron. Film quarterly, 74(2), 106-112.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não