filmeu

Disciplina European Screen Studies I

  • Apresentação

    Apresentação

    Este mo¿dulo introduz a compreensa¿o cri¿tica e histo¿rica da mise-en-sce¿ne e o conceito cla¿ssico de realismo cinematogra¿fico de Bazin. Comec¿ando com La Sortie de l'usine Lumie¿re a¿ Lyon (1895), os estudantes exploram o cinema europeu atrave¿s de projecc¿o¿es e textos cri¿ticos, ligando obras histo¿ricas ao espetador contempora¿neo.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Este mo¿dulo introduz a compreensa¿o cri¿tica e histo¿rica da mise-en-sce¿ne e o conceito cla¿ssico de realismo cinematogra¿fico de Bazin. Comec¿ando com La Sortie de l'usine Lumie¿re a¿ Lyon (1895), os estudantes exploram o cinema europeu atrave¿s de projecc¿o¿es e textos cri¿ticos, ligando obras histo¿ricas ao espetador contempora¿neo. O mo¿dulo examina o espetador explorando a tensa¿o entre o filme como objeto e o seu contexto de visionamento, abordando questo¿es de arquivos, preservac¿a¿o e exibic¿a¿o. Atrave¿s de semina¿rios, discusso¿es e apresentac¿o¿es, criam-se debates sobre representac¿a¿o, identificac¿a¿o, dia¿spora e pertenc¿a na histo¿ria do cinema europeu e na cultura visual. Os alunos fazem apresentac¿o¿es sobre textos atribui¿dos e organizam projecc¿o¿es. Uma sessa¿o da convidada Reem Shilleh, da Subversive Film, centrou-se no arquivo de cinema palestiniano Tokyo Reels.
  • Objetivos

    Objetivos

    Ao completar este mo¿dulo, os alunos ira¿o: - Envolver-se criticamente com textos e debates chave na teoria cinematogra¿fica e dos media audiovisuais. - Fazer pequenas apresentac¿o¿es de investigac¿a¿o, analisando criticamente obras audiovisuais e artigos. - Pesquisar e contextualizar fontes relevantes de forma eficaz. - Conceptualizar a espectatorialidade nos estudos contempora¿neos do cinema e da cultura visual. - Compreender a noc¿a¿o este¿tica de mise-en-sce¿ne no cinema europeu histo¿rico e contempora¿neo. - Envolver-se em debates com os seus pares e articular os resultados da investigac¿a¿o em va¿rias plataformas. Este mo¿dulo desenvolve o pensamento cri¿tico e criativo ao mesmo tempo que melhora as capacidades de comunicac¿a¿o atrave¿s de uma compreensa¿o fundamental dos estudos Europeus dos novos media.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Semina¿rio: visionamento e leitura colectiva, apresentac¿a¿o de trabalhos de investigac¿a¿o, debates (semanais) - Professores convidados - Sesso¿es de feedback entre pares
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Steyerl, H. (2009). In defense of the poor image. e-flux Journal, (10) Balazs, B., Bazin, A., Belton, J., Carroll, N., Deleuze, G., Friedberg, A., Gunning, T., Hooks, B., Kaplan, E. A., Manovich, L., Metz, C., Morgan, D., Mulvey, L., Mu¿nsterberg, H., Rodowick, D. N., Turvey, M., & Wollen, P. (2010). The film theory reader: debates and arguments. (M. Furstenau, Ed.). Routledge. Balsom, E. (2017). The event of projection. In After uniqueness: A history of film and video art in circulation (pp. 166–191). Columbia University Press. Bickerton, E. (2009). A short history of Cahiers du Cine¿ma. Verso. Blu¿mlinger, C. (2016). Reading between the images. In E. Balsom & H. Peleg (Eds.), Documentary across disciplines (pp. 172–189). MIT Press. Hall, Stuart. (Ed.). (2010). Representation: cultural representations and signifying practices. (Repr.). Sage.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios