-
Apresentação
Apresentação
Este mo¿dulo introduz a compreensa¿o cri¿tica e histo¿rica da mise-en-sce¿ne e o conceito cla¿ssico de realismo cinematogra¿fico de Bazin. Comec¿ando com La Sortie de l'usine Lumie¿re a¿ Lyon (1895), os estudantes exploram o cinema europeu atrave¿s de projecc¿o¿es e textos cri¿ticos, ligando obras histo¿ricas ao espetador contempora¿neo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6903-25795
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Este mo¿dulo introduz a compreensa¿o cri¿tica e histo¿rica da mise-en-sce¿ne e o conceito cla¿ssico de realismo cinematogra¿fico de Bazin. Comec¿ando com La Sortie de l'usine Lumie¿re a¿ Lyon (1895), os estudantes exploram o cinema europeu atrave¿s de projecc¿o¿es e textos cri¿ticos, ligando obras histo¿ricas ao espetador contempora¿neo. O mo¿dulo examina o espetador explorando a tensa¿o entre o filme como objeto e o seu contexto de visionamento, abordando questo¿es de arquivos, preservac¿a¿o e exibic¿a¿o. Atrave¿s de semina¿rios, discusso¿es e apresentac¿o¿es, criam-se debates sobre representac¿a¿o, identificac¿a¿o, dia¿spora e pertenc¿a na histo¿ria do cinema europeu e na cultura visual. Os alunos fazem apresentac¿o¿es sobre textos atribui¿dos e organizam projecc¿o¿es. Uma sessa¿o da convidada Reem Shilleh, da Subversive Film, centrou-se no arquivo de cinema palestiniano Tokyo Reels.
-
Objetivos
Objetivos
Ao completar este mo¿dulo, os alunos ira¿o: - Envolver-se criticamente com textos e debates chave na teoria cinematogra¿fica e dos media audiovisuais. - Fazer pequenas apresentac¿o¿es de investigac¿a¿o, analisando criticamente obras audiovisuais e artigos. - Pesquisar e contextualizar fontes relevantes de forma eficaz. - Conceptualizar a espectatorialidade nos estudos contempora¿neos do cinema e da cultura visual. - Compreender a noc¿a¿o este¿tica de mise-en-sce¿ne no cinema europeu histo¿rico e contempora¿neo. - Envolver-se em debates com os seus pares e articular os resultados da investigac¿a¿o em va¿rias plataformas. Este mo¿dulo desenvolve o pensamento cri¿tico e criativo ao mesmo tempo que melhora as capacidades de comunicac¿a¿o atrave¿s de uma compreensa¿o fundamental dos estudos Europeus dos novos media.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Semina¿rio: visionamento e leitura colectiva, apresentac¿a¿o de trabalhos de investigac¿a¿o, debates (semanais) - Professores convidados - Sesso¿es de feedback entre pares
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Steyerl, H. (2009). In defense of the poor image. e-flux Journal, (10) Balazs, B., Bazin, A., Belton, J., Carroll, N., Deleuze, G., Friedberg, A., Gunning, T., Hooks, B., Kaplan, E. A., Manovich, L., Metz, C., Morgan, D., Mulvey, L., Mu¿nsterberg, H., Rodowick, D. N., Turvey, M., & Wollen, P. (2010). The film theory reader: debates and arguments. (M. Furstenau, Ed.). Routledge. Balsom, E. (2017). The event of projection. In After uniqueness: A history of film and video art in circulation (pp. 166–191). Columbia University Press. Bickerton, E. (2009). A short history of Cahiers du Cine¿ma. Verso. Blu¿mlinger, C. (2016). Reading between the images. In E. Balsom & H. Peleg (Eds.), Documentary across disciplines (pp. 172–189). MIT Press. Hall, Stuart. (Ed.). (2010). Representation: cultural representations and signifying practices. (Repr.). Sage.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não