filmeu

Disciplina Archives and Artistic Creation I

  • Apresentação

    Apresentação

    Este mo¿dulo centra-se principalmente no ensaio audiovisual como uma abordagem criativa. Os principais to¿picos esta¿o relacionados com o arquivo audiovisual, a memo¿ria e o patrimo¿nio. Como e¿ que um ensaio audiovisual pode trazer estes aspectos para o primeiro plano? Que requisitos e compete¿ncias te¿cnicas sa¿o necessa¿rios? Quais sa¿o as fontes possi¿veis e como resolver os problemas de direitos de autor? Como encontrar um equili¿brio entre o tom e o cara¿cter pessoal de um ensaio e o alcance de um pu¿blico mais vasto?
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Esta UC centra-se na pra¿tica criativa baseada na investigac¿a¿o com arquivos audiovisuais. Os alunos exploram diferentes tipos de arquivos, os seus desafios e a forma de utilizar materiais de arquivo para criar trabalhos como ensaios audiovisuais, filmes de arquivo e documenta¿rios. Ao longo do semestre, adquirem compete¿ncias teo¿ricas e pra¿ticas para: - Criar novas obras audiovisuais utilizando arquivos. - Trabalhar com arquivos institucionais e na¿o institucionais a ni¿vel nacional e internacional. Conteu¿do: - Introduc¿a¿o aos ensaios audiovisuais e tende¿ncias contempora¿neas. - Compete¿ncias te¿cnicas em ca¿mara, som e edic¿a¿o para uso arquivi¿stico. - Noc¿o¿es ba¿sicas de direitos autorais. - Produc¿a¿o e concec¿a¿o de ensaios audiovisuais.
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender as carateri¿sticas e os desafios de um ensaio audiovisual; - Pesquisar e desenvolver uma abordagem pessoal e cri¿tica no que respeita a¿ utilizac¿a¿o de arquivos audiovisuais; - Utilizar os conhecimentos e as ferramentas necessa¿rias para criar um ensaio audiovisual; - Resolver problemas pra¿ticos relacionados com esta atividade, como obter arquivos audiovisuais; - Produzir um ensaio audiovisual sobre arquivo audiovisual, memo¿ria e patrimo¿nio.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    - Visionamento e discussa¿o de ensaios de filmes, incluindo material de arquivo - Confere¿ncias com a participac¿a¿o de cineastas conceituados, utilizando material de arquivo ( Johan Grimonprez (dia inteiro), Bill Morrison (dois dias inteiros), Jasper Rigole (meio dia) - Workshops pra¿ticos/te¿cnicos (ca¿mara, som, edic¿a¿o) - Sesso¿es individuais de Sarah Vanagt com os alunos sobre o progresso de cada um dos seus exerci¿cios de quatro filmes - Escrita da declarac¿a¿o do realizador e/ou declarac¿a¿o de intenc¿o¿es + feedback individual - Visita ao AfricaMuseum + palestra convidada pelo arquivista do arquivo de som do AfricaMuseum
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Andre¿, Yael : ”Quand je serai dictateur”, 2015 - Berliner, Alain: ”The Family Album”, 1988 - Cieplak, Piotr: ”(Dis)Appear”, 2023 - Cieplak, Piotr: ”The Faces we Lost”, 2017 - Cros, Faustine : « Une vie comme une autre”, 2022 - Forgacs, Peter: ”The Maelstrom”, 1997 - Mikhalkov, Nikita: ”Anna, from 6 to18”, 1993 - Van der Avoort, Boris: ”J’espe¿re que vous allez bien”, 1998 ERDOGAN Nezih, KAYAALP Ebru (2023) – “Exploring Past Images in a Digital Age_ Reinventing the Archive” - Amsterdam University Press RUSSELL, Catherine (2018) “Archiveology: Walter Benjamin and Archival Film Practices.” Duke University Press, Durham and London  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios