-
Apresentação
Apresentação
Este mo¿dulo centra-se principalmente no ensaio audiovisual como uma abordagem criativa. Os principais to¿picos esta¿o relacionados com o arquivo audiovisual, a memo¿ria e o patrimo¿nio. Como e¿ que um ensaio audiovisual pode trazer estes aspectos para o primeiro plano? Que requisitos e compete¿ncias te¿cnicas sa¿o necessa¿rios? Quais sa¿o as fontes possi¿veis e como resolver os problemas de direitos de autor? Como encontrar um equili¿brio entre o tom e o cara¿cter pessoal de um ensaio e o alcance de um pu¿blico mais vasto?
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6903-25797
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Esta UC centra-se na pra¿tica criativa baseada na investigac¿a¿o com arquivos audiovisuais. Os alunos exploram diferentes tipos de arquivos, os seus desafios e a forma de utilizar materiais de arquivo para criar trabalhos como ensaios audiovisuais, filmes de arquivo e documenta¿rios. Ao longo do semestre, adquirem compete¿ncias teo¿ricas e pra¿ticas para: - Criar novas obras audiovisuais utilizando arquivos. - Trabalhar com arquivos institucionais e na¿o institucionais a ni¿vel nacional e internacional. Conteu¿do: - Introduc¿a¿o aos ensaios audiovisuais e tende¿ncias contempora¿neas. - Compete¿ncias te¿cnicas em ca¿mara, som e edic¿a¿o para uso arquivi¿stico. - Noc¿o¿es ba¿sicas de direitos autorais. - Produc¿a¿o e concec¿a¿o de ensaios audiovisuais.
-
Objetivos
Objetivos
Compreender as carateri¿sticas e os desafios de um ensaio audiovisual; - Pesquisar e desenvolver uma abordagem pessoal e cri¿tica no que respeita a¿ utilizac¿a¿o de arquivos audiovisuais; - Utilizar os conhecimentos e as ferramentas necessa¿rias para criar um ensaio audiovisual; - Resolver problemas pra¿ticos relacionados com esta atividade, como obter arquivos audiovisuais; - Produzir um ensaio audiovisual sobre arquivo audiovisual, memo¿ria e patrimo¿nio.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- Visionamento e discussa¿o de ensaios de filmes, incluindo material de arquivo - Confere¿ncias com a participac¿a¿o de cineastas conceituados, utilizando material de arquivo ( Johan Grimonprez (dia inteiro), Bill Morrison (dois dias inteiros), Jasper Rigole (meio dia) - Workshops pra¿ticos/te¿cnicos (ca¿mara, som, edic¿a¿o) - Sesso¿es individuais de Sarah Vanagt com os alunos sobre o progresso de cada um dos seus exerci¿cios de quatro filmes - Escrita da declarac¿a¿o do realizador e/ou declarac¿a¿o de intenc¿o¿es + feedback individual - Visita ao AfricaMuseum + palestra convidada pelo arquivista do arquivo de som do AfricaMuseum
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Andre¿, Yael : ”Quand je serai dictateur”, 2015 - Berliner, Alain: ”The Family Album”, 1988 - Cieplak, Piotr: ”(Dis)Appear”, 2023 - Cieplak, Piotr: ”The Faces we Lost”, 2017 - Cros, Faustine : « Une vie comme une autre”, 2022 - Forgacs, Peter: ”The Maelstrom”, 1997 - Mikhalkov, Nikita: ”Anna, from 6 to18”, 1993 - Van der Avoort, Boris: ”J’espe¿re que vous allez bien”, 1998 ERDOGAN Nezih, KAYAALP Ebru (2023) – “Exploring Past Images in a Digital Age_ Reinventing the Archive” - Amsterdam University Press RUSSELL, Catherine (2018) “Archiveology: Walter Benjamin and Archival Film Practices.” Duke University Press, Durham and London
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não