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Apresentação
Apresentação
Este mo¿dulo permitira¿ aos estudantes compreender melhor as pra¿ticas de investigac¿a¿o no domi¿nio especi¿fico da gesta¿o de arquivos cinematogra¿ficos e audiovisuais e das colec¿o¿es na¿o-fi¿lmicas existentes nas mesmas colec¿o¿es..
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6903-25798
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
-Metodologias de pra¿ticas arquivi¿sticas relacionadas com o cinema; -Panora¿mica dos principais intervenientes no restauro e preservac¿a¿o de filmes europeus; -Investigac¿a¿o de perspectivas sub-representadas no domi¿nio do audiovisual; -Conceitos de gesta¿o de colecc¿o¿es. Breve histo¿ria das instituic¿o¿es do patrimo¿nio cinematogra¿fico e dos seus documentos. -Fases do ciclo documental / ciclo patrimonial (casos especi¿ficos e exemplos pra¿ticos): a) prospec¿a¿o, selec¿a¿o, aquisic¿a¿o; b) tratamento documental - catalogac¿a¿o; tratamento documental - indexac¿a¿o; c) acesso; d) comunicac¿a¿o e transmissa¿o. -pra¿ticas de investigac¿a¿o acade¿mica: revisa¿o litera¿ria e estado da arte no domi¿nio especi¿fico da preservac¿a¿o de filmes e dos estudos de arquivo. -condic¿o¿es e crite¿rios de financiamento dos arquivos;
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Objetivos
Objetivos
- Conhecer e identificar os principais conceitos associados a¿ gesta¿o de colecc¿o¿es; - Conhecer e identificar as etapas do ciclo documental/arco patrimonial. - Aplicar perspectivas cri¿ticas dos campos da teoria cinematogra¿fica como parte de uma atividade de investigac¿a¿o. - Avaliar e envolver-se em debates acade¿micos contempora¿neos e questo¿es teo¿ricas em evoluc¿a¿o no campo do arquivo e patrimo¿nio cinematogra¿fico. - Demonstrar uma compreensa¿o da ampla aplicabilidade das compete¿ncias de investigac¿a¿o a actividades pra¿ticas e criativas, para ale¿m das acade¿micas. - Formular propostas de investigac¿a¿o teo¿rica/acade¿mica no domi¿nio da gesta¿o de arquivos cinematogra¿ficos e audiovisuais. - Desenvolver uma proficie¿ncia avanc¿ada em investigac¿a¿o acade¿mica, escrita e apresentac¿a¿o. Articular e comunicar os resultados da atividade de investigac¿a¿o atrave¿s de uma se¿rie de modos e plataformas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos assistira¿o a¿s aulas teo¿ricas durante o hora¿rio previsto; assistira¿o e participara¿o em actividades externas; participara¿o em discusso¿es de grupo e semina¿rios; participara¿o em demonstrac¿o¿es pra¿ticas e apresentac¿o¿es; e ser-lhes-a¿ atribui¿do tempo suficiente de estudo independente e pra¿tica para projectos/aprendizagem individuais e em grupo. Os me¿todos especi¿ficos para este mo¿dulo incluem o uso e a integrac¿a¿o de: - Semina¿rios e grupos de leitura - Workshops - Trabalho de campo - Trabalhos pra¿ticos e escritos - Professores visitantes e convidados
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
FAIRBAIRN, Natasha, PIMPINELLI, Maria Assunta, ROSS, Thelma (2016), The FIAF Moving Image Cataloguing Manual. Brussels: FIAF. PINA, Lui¿s de (1983), “Cinemateca Nacional: dos primo¿rdios aos anos 80”. Cinemateca 25 Anos. Lisboa: Cinemateca Portuguesa, 1983, p. 7-53. POZZI, Davide (2007), “L'importanza dei documenti extra-filmici nel restauro cinematografico. Il caso de La Paura Degli Aeromobili Nemici”. Ceresa, C., & Pesenti Campagnoni, D. (2007). Tracce : documenti del cinema muto torinese nelle collezioni del Museo Nazionale del Cinema. Milano: Il Castoro, p. 94-97. LAYNE, Sara Shatford (2002), Subject Access to Art Images, In Introduction to Art Image Access: Issues, Tools, Standards, Strategies. Los Angeles: Getty Research Institute, 2002: 1- 19, BORGES, Teresa Barreto (2021), “‘Tu que me le¿s,’”. Almeida, B., Costa, R., & Medeiros, F. (2021). Controlled vocabularies and knowledge organisation for the digital humanities: Proceedings. NOVA FCSH/CLUNL.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim