filmeu

Disciplina Research Methodologies in Film Heritage, History and Cultures III

  • Apresentação

    Apresentação

    O objetivo destas unidades curriculares e¿ atingir um ni¿vel de aptida¿o metodolo¿gica e de investigac¿a¿o adequado ao ni¿vel de mestrado e dotar os alunos de compete¿ncias suficientes para originar e articular propostas para o semestre final (projeto de graduac¿a¿o e ensaio de graduac¿a¿o).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    -Introduzir os estudantes a conceitos-chave no estudo da histo¿ria e do patrimo¿nio cinematogra¿fico, da teoria cri¿tica e cinematogra¿fica e da economia poli¿tica. -Examinar criticamente as histo¿rias de preservac¿a¿o e desenvolver uma compreensa¿o do papel das pra¿ticas de arquivo. -Focalizar a forma como os investigadores no terreno aplicam fontes e me¿todos cri¿ticos para responder a questo¿es de investigac¿a¿o que proporcionam novas vias de conhecimento. -Os alunos aplicara¿o estes conhecimentos na criac¿a¿o de novas a¿reas de investigac¿a¿o pra¿tica e teo¿rica no seu projeto e ensaio de graduac¿a¿o. -Os alunos sera¿o encorajados a trabalhar com arquivos e fontes prima¿rias, ao mesmo tempo que avaliam criticamente as histo¿rias tradicionais do cinema, questionando os procedimentos e pressupostos metodolo¿gicos.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Aplicar perspectivas cri¿ticas dos campos da teoria cinematogra¿fica/estudos de media audiovisuais como parte de uma atividade de investigac¿a¿o - Avaliar e envolver-se em debates acade¿micos contempora¿neos e questo¿es teo¿ricas em evoluc¿a¿o no campo do arquivo e patrimo¿nio cinematogra¿fico. - Demonstrar uma compreensa¿o da ampla aplicabilidade das compete¿ncias de investigac¿a¿o a actividades pra¿ticas e criativas, para ale¿m das acade¿micas. - Formular propostas de investigac¿a¿o teo¿rica/acade¿mica no domi¿nio dos arquivos de filmes e do patrimo¿nio. - Desenvolver uma proficie¿ncia avanc¿ada em investigac¿a¿o acade¿mica, escrita e apresentac¿a¿o, conforme apropriado para estudos de ni¿vel de mestrado. Articular e comunicar os resultados da atividade de investigac¿a¿o atrave¿s de uma se¿rie de modos e plataformas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos assistira¿o a aulas programadas durante as horas previstas; assistira¿o e participara¿o em actividades externas; participara¿o em discusso¿es de grupo e semina¿rios; participara¿o em demonstrac¿o¿es pra¿ticas e apresentac¿o¿es; e ser-lhes-a¿ atribui¿do tempo suficiente de estudo independente e pra¿tica para projectos/aprendizagem individuais e de grupo. Me¿todos especi¿ficos para este mo¿dulo incluem o uso e integrac¿a¿o de: - Semina¿rios e grupos de leitura - Workshops - Trabalho de campo - Trabalhos pra¿ticos e escritos - Professores visitantes e convidados
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ndaliko Rivers, C. (2024). To be Nsala's Daughter. Decomposing the Colonial Gaze. Duke University Press. Rolando, V., & Miriam, B. (2017). Decolonial aesthesis and the relational times. Calle 14 : revista de investigacio¿n en el campo del arte, 11(18), 76-93. Va?zquez, R. (2020). Vistas of modernity: decolonial aesthesis and the end of the contemporary. Mondriaan Fund. Engelen, L., & Vande Winkel, R. (2016). A Captivated Audience. Cinema-going at the zoological garden in occupied Antwerp, 1915–1918. First World War Studies, 7(3), 243-264. Baron, J. (2014). The archive effect: found footage and the audiovisual experience of history. Routledge. Guarana¿, B., & Baron, J. (2020). Ruse, misuse, abuse: A conversation with Jaimie Baron. Film quarterly, 74(2), 106-112.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios