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Apresentação
Apresentação
A noc¿a¿o de restauro tem evolui¿do ao longo do tempo, atrave¿s de propostas coerentes e controversas, muitas vezes por razo¿es e¿ticas. Os alunos devem conhecer as va¿rias teorias generalistas existentes e dominar a proposta da FIAF (Federac¿a¿o Internacional dos Arquivos Fi¿lmicos) sobre o patrimo¿nio e os arquivos audiovisuais em particular. So¿ depois de confiantes nos seus conhecimentos teo¿ricos e te¿cnicos, sera¿o capazes de tomar deciso¿es de restauro especi¿ficas e cri¿ticas, e de as aplicar na pra¿tica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6903-25800
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Teoria do restauro e evoluc¿a¿o do conceito - As etapas e os desafios do restauro cinematogra¿fico e audiovisual - deontologia e e¿tica propostas pela FIAF - A reconstruc¿a¿o de uma obra a partir dos elementos existentes (imagem e som) - Inspec¿a¿o e identificac¿a¿o das deteriorac¿o¿es e diagno¿stico da peli¿cula - Restauro fi¿sico e digital da peli¿cula - Tratamento qui¿mico - Limpeza por ultra-sons - Calibragem ou correc¿a¿o de cor - Duplicac¿a¿o o¿tica ou por contacto - Revelac¿a¿o e tratamento qui¿mico dos elementos restaurados (internegativos, interpositivos ou outros) - Restauro digital com o software “Diamant” - Documentac¿a¿o de todas as etapas e catalogac¿a¿o na base de dados
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Objetivos
Objetivos
- Reconhecer os diferentes suportes de peli¿cula/aspect ratio/tintagem e viragem/datac¿a¿o de peli¿cula/condic¿o¿es de conservac¿a¿o adequadas. - Conhecimento da histo¿ria da tecnologia cinematogra¿fica analo¿gica. - Reconhecer a degradac¿a¿o fi¿sico-qui¿mica dos elementos fi¿lmicos/instalac¿o¿es e equipamentos laboratoriais/fluxos de trabalho laboratoriais/releva¿ncia futura do ecossistema fotoqui¿mico e coexiste¿ncia com o ecossistema digital. - Conhecimento da e¿tica do restauro cinematogra¿fico. - Reconhecer os diferentes suportes: o¿tico e magne¿tico, analo¿gico, digital. - Conhecimento das principais fases da histo¿ria da produc¿a¿o de som e imagem no contexto cinematogra¿fico e consequente escolha dos melhores materiais para efeitos de digitalizac¿a¿o/restauro. - Reconhecer as principais te¿cnicas de impressa¿o fotoqui¿mica, em formatos. - Ser capaz de praticar o restauro digital com o software “Diamant”
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas teo¿ricas sera¿o expositivas, fomentando a discussa¿o e o debate sobre o tema em ana¿lise. Sera¿o leccionadas com o apoio gra¿fico de uma apresentac¿a¿o audiovisual. As aulas teo¿rico-pra¿ticas sera¿o realizadas em contexto laboratorial, nas instalac¿o¿es do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa. Havera¿ uma componente expositiva, mas privilegiar-se-a¿ o ensino centrado no aluno, com a sua participac¿a¿o ativa. Sempre que possi¿vel, sera¿ incentivada a aquisic¿a¿o de aprendizagens atrave¿s da interac¿a¿o direta dos alunos com os equipamentos, procedimentos e elementos fi¿lmicos em questa¿o. Havera¿ momentos de consolidac¿a¿o de conhecimentos atrave¿s da ana¿lise de casos pra¿ticos que reflictam a realidade laboratorial, a serem discutidos em grupo. A atividade em sala de aula e¿ estruturada e apoiada pelo li¿der do mo¿dulo (docente), mentores, principais docentes, convidados, tutores e pessoal de apoio te¿cnico.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
READ, Paul; MEYER, Mark-Paul (2000), Restoration of Motion Picture Film. Oxford. Butterworth-Heinemann. WILHELM, Henry; BROWER (1993), Carol, The Permanence and Care of Color Photographs: Traditional and Digital Color Prints, Color Negatives, Slides and Motion Pictures. Grinnel-Iowa. Preservation Publishing Company. BROWN, Harold; BLOT-WELLENS (2020), Camille, Physical Characteristics of Early Films as Aids to Identification New Expanded Edition. Brussels. FIAF. FOSSATI, Giovanna (2009), From Pixel to Grain, The archival life of Film in transition. Amsterdam. WENGSTRO¿M, Jon (2017), The coexistence of Analogue and Digital Strategies in the Archival Film Collections of the Swedish Film Institute, Journal of Film Preservation no 96. Brussels. FIAF DEL AMO GARCIA, Alfonso (2006), Clasificar para Preservar. Instituto de la Cinematografia y de las Artes audiovisuales. COPELAND, Peter (2008), Manual of Analog Sound Restoration Techniques. London, The British Library.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não