filmeu

Disciplina Film Archive and Heritage III

  • Apresentação

    Apresentação

    As áreas de catalogação e de gestão de arquivo serão privilegiadas com a participação dos alunos
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteu¿do do mo¿dulo - Patrimo¿nio cinematogra¿fico, paisagem e locais - As visitas de estudo sera¿o fundamentais para esta componente do mo¿dulo, focando tanto a paisagem como o ambiente construi¿do - Temas sociais e culturais - Arquivos digitais (incluindo colecc¿o¿es livres/amadoras) - Animac¿a¿o e pesquisa de arquivo Organizac¿a¿o do mo¿dulo O mo¿dulo esta¿ organizado em ensino no laborato¿rio de informa¿tica, trabalho de grupo, tarefa de diagno¿stico, feedback inicial, palestras, discussa¿o, avaliac¿a¿o conti¿nua, feedback tutorial, apresentac¿a¿o em pequenos grupos, projeto e feedback do projeto.
  • Objetivos

    Objetivos

    Apo¿s a conclusa¿o bem sucedida deste mo¿dulo, o aluno sera¿ capaz de: - Interrogar as relac¿o¿es entre o ambiente construi¿do, a paisagem e o patrimo¿nio cinematogra¿fico - Identificar temas sociais, histo¿ricos e culturais em arquivos digitais para fins criativos e de investigac¿a¿o - Tornar-se navegadores competentes de arquivos digitais - Situar a animac¿a¿o nos discursos do patrimo¿nio, da histo¿ria e do folclore - Promover a interdisciplinaridade em relac¿a¿o ao patrimo¿nio e aos arquivos (por exemplo, cinema, animac¿a¿o, fotografia, cenografia, estudos culturais, etc.) Desenvolver conhecimentos e compete¿ncias na produc¿a¿o de ensaios vi¿deo baseados na investigac¿a¿o
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos assistira¿o a aulas programadas durante as horas previstas; assistira¿o e participara¿o em actividades externas; participara¿o em discusso¿es de grupo e semina¿rios; participara¿o em demonstrac¿o¿es pra¿ticas e apresentac¿o¿es; e ser-lhes-a¿ atribui¿do tempo suficiente de estudo independente e pra¿tica para projectos/aprendizagem individuais e de grupo. Me¿todos especi¿ficos para este mo¿dulo incluem o uso e integrac¿a¿o de: - Semina¿rios e grupos de leitura - Workshops - Trabalho de campo - Trabalhos pra¿ticos e escritos - Professores visitantes e convidados
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Fossati, G. (2018 – Third Revised Edition). From Grain to Pixel: The Archival Life of Film in Transition. Amsterdam University Press. Houston, P. (1994). Keepers of the frame: the film archives. British film institute. Ingravalle, G. (2024). Archival Film Curatorship. Early and Silent Cinema from Analog to Digital. Amsterdam University Press. Usai, P.C. (2018). Silent Cinema: A Research Guide: A Guide to Study, Research and Curatorship.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios