-
Apresentação
Apresentação
As áreas de catalogação e de gestão de arquivo serão privilegiadas com a participação dos alunos
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6903-25801
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteu¿do do mo¿dulo - Patrimo¿nio cinematogra¿fico, paisagem e locais - As visitas de estudo sera¿o fundamentais para esta componente do mo¿dulo, focando tanto a paisagem como o ambiente construi¿do - Temas sociais e culturais - Arquivos digitais (incluindo colecc¿o¿es livres/amadoras) - Animac¿a¿o e pesquisa de arquivo Organizac¿a¿o do mo¿dulo O mo¿dulo esta¿ organizado em ensino no laborato¿rio de informa¿tica, trabalho de grupo, tarefa de diagno¿stico, feedback inicial, palestras, discussa¿o, avaliac¿a¿o conti¿nua, feedback tutorial, apresentac¿a¿o em pequenos grupos, projeto e feedback do projeto.
-
Objetivos
Objetivos
Apo¿s a conclusa¿o bem sucedida deste mo¿dulo, o aluno sera¿ capaz de: - Interrogar as relac¿o¿es entre o ambiente construi¿do, a paisagem e o patrimo¿nio cinematogra¿fico - Identificar temas sociais, histo¿ricos e culturais em arquivos digitais para fins criativos e de investigac¿a¿o - Tornar-se navegadores competentes de arquivos digitais - Situar a animac¿a¿o nos discursos do patrimo¿nio, da histo¿ria e do folclore - Promover a interdisciplinaridade em relac¿a¿o ao patrimo¿nio e aos arquivos (por exemplo, cinema, animac¿a¿o, fotografia, cenografia, estudos culturais, etc.) Desenvolver conhecimentos e compete¿ncias na produc¿a¿o de ensaios vi¿deo baseados na investigac¿a¿o
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos assistira¿o a aulas programadas durante as horas previstas; assistira¿o e participara¿o em actividades externas; participara¿o em discusso¿es de grupo e semina¿rios; participara¿o em demonstrac¿o¿es pra¿ticas e apresentac¿o¿es; e ser-lhes-a¿ atribui¿do tempo suficiente de estudo independente e pra¿tica para projectos/aprendizagem individuais e de grupo. Me¿todos especi¿ficos para este mo¿dulo incluem o uso e integrac¿a¿o de: - Semina¿rios e grupos de leitura - Workshops - Trabalho de campo - Trabalhos pra¿ticos e escritos - Professores visitantes e convidados
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Fossati, G. (2018 – Third Revised Edition). From Grain to Pixel: The Archival Life of Film in Transition. Amsterdam University Press. Houston, P. (1994). Keepers of the frame: the film archives. British film institute. Ingravalle, G. (2024). Archival Film Curatorship. Early and Silent Cinema from Analog to Digital. Amsterdam University Press. Usai, P.C. (2018). Silent Cinema: A Research Guide: A Guide to Study, Research and Curatorship.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não