-
Apresentação
Apresentação
No seguimento do semestre anterior, este mo¿dulo continuara¿ a introduc¿a¿o ao cinema europeu de um ponto de vista tecnolo¿gico, este¿tico, cultural e poli¿tico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6903-25802
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteu¿do do mo¿dulo - Estudos cinematogra¿ficos: filme, documenta¿rio, animac¿a¿o, filme de artista + O que e¿ o cinema hoje? - Realizadoras europeias - Vozes invisi¿veis e marginais no cinema europeu - Perspectivas po¿s-coloniais - Censura e poli¿tica no cinema europeu Organizac¿a¿o do mo¿dulo O mo¿dulo esta¿ organizado em ensino no laborato¿rio de informa¿tica, trabalho de grupo, trabalho de diagno¿stico, feedback inicial, palestras, discussa¿o, avaliac¿a¿o conti¿nua, feedback tutorial, apresentac¿a¿o em pequenos grupos, projeto e feedback do projeto.
-
Objetivos
Objetivos
Apo¿s a conclusa¿o bem sucedida deste mo¿dulo, o aluno sera¿ capaz de: - Demonstrar uma capacidade avanc¿ada para analisar criticamente os principais temas, movimentos e cineastas dos cinemas europeus. - Avaliar criticamente o papel das indu¿strias europeias do cinema e ser capaz de as situar nos seus contextos histo¿ricos, culturais e poli¿ticos. - Conceptualizar o papel das culturas dos media audiovisuais no desenvolvimento das identidades nacionais e culturais europeias. - Avaliar o modo como as representac¿o¿es dos media audiovisuais contribuem para a construc¿a¿o histo¿rica e o desenvolvimento do patrimo¿nio cultural europeu. - Compreender o papel da ana¿lise textual na concetualizac¿a¿o das pra¿ticas do patrimo¿nio cinematogra¿fico europeu, como o arquivo, a preservac¿a¿o e o restauro. Produzir, investigar e desenvolver um projeto criativo de investigac¿a¿o audiovisual que analise a relac¿a¿o entre os filmes europeus e o patrimo¿nio cultural.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos assistira¿o a aulas programadas durante as horas previstas; assistira¿o e participara¿o em actividades externas; participara¿o em discusso¿es de grupo e semina¿rios; participara¿o em demonstrac¿o¿es pra¿ticas e apresentac¿o¿es; e ser-lhes-a¿ atribui¿do tempo suficiente de estudo independente e pra¿tica para projectos/aprendizagem individuais e de grupo. Me¿todos especi¿ficos para este mo¿dulo incluem o uso e integrac¿a¿o de: - Semina¿rios e grupos de leitura - Workshops - Trabalho de campo - Trabalhos pra¿ticos e escritos - Professores visitantes e convidados
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BAPTISTA, Tiago. “Nationally Correct: The Invention of Portuguese Cinema”. GRILO, Joa¿o Ma¿rio. (2006).O Cinema da Na¿o-Ilusa¿o: Histo¿rias para o Cinema Portugue¿s. Horizonte. RIBAS, Daniel and Paulo Cunha, eds. (2020).Reframing Portuguese Cinema in the 21st Century. Vila do Conde: Age¿ncia da Curta Metragem. SERRAZINA, Pedro, ed. (2024).Perspectives on Portuguese Animation. Espinho: Cinanima VIEIRA, Patri¿cia. (2013). Portuguese Film, 1930-1960: The Staging of the New State Regime. Bloomsbury. Dawson, Leanne (2018), Queer European Cinema: queering cinematic time and space. New York, Routeldge. Erhart, Julia (2018), Gendering History on Screen: woman filmmakers and historical films. London. I.B. Tauris&Co. Foster, Gwendolyn (1995), Woman Film Directors. Westport. Menon, Dilip; Taha, Amir (2024),Cinemas of the Global South: towards a southern aesthetics. New York, Routledge. Schoonhover, Karl; Galt Rosalind (2016), Queer Cinema in the World, Durham. Duke University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não