-
Apresentação
Apresentação
Esta componente do mo¿dulo ira¿ explorar exemplos do cinema europeu do se¿culo XXI em termos de filmes, contextos, instituic¿o¿es e teorias fundamentais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6903-25803
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Os estudantes analisara¿o o papel das indu¿strias cinematogra¿ficas tradicionais locais (nacionais) na era das indu¿strias globais de streaming. - A Irlanda sera¿ utilizada como um exemplo indicativo da produc¿a¿o cinematogra¿fica internacional. - Va¿rias a¿reas da produc¿a¿o cinematogra¿fica europeia do se¿culo XXI (cinema de arte; ge¿neros populares; produc¿a¿o de documenta¿rios, etc.) sera¿o assim sujeitas a uma investigac¿a¿o cri¿tica. - As desigualdades histo¿ricas e os desequili¿brios de ge¿nero/rac¿a no cinema europeu e as soluc¿o¿es contempora¿neas tambe¿m sera¿o abordados. Organizac¿a¿o do Mo¿dulo O mo¿dulo esta¿ organizado em ensino no laborato¿rio de informa¿tica, trabalho de grupo, trabalho de diagno¿stico, feedback inicial, aulas teo¿ricas, discussa¿o, avaliac¿a¿o conti¿nua, feedback tutorial, apresentac¿a¿o em pequenos grupos, projeto e feedback do projeto.
-
Objetivos
Objetivos
Apo¿s a conclusa¿o bem sucedida deste mo¿dulo, o aluno sera¿ capaz de: - Demonstrar uma capacidade avanc¿ada para analisar criticamente os principais temas, movimentos e cineastas dos cinemas europeus. - Avaliar criticamente o papel das indu¿strias europeias do cinema e ser capaz de as situar nos seus contextos histo¿ricos, culturais e poli¿ticos. - Conceptualizar o papel das culturas dos media audiovisuais no desenvolvimento das identidades nacionais e culturais europeias. - Avaliar o modo como as representac¿o¿es dos media audiovisuais contribuem para a construc¿a¿o histo¿rica e o desenvolvimento do patrimo¿nio cultural europeu. - Compreender o papel da ana¿lise textual na concetualizac¿a¿o das pra¿ticas do patrimo¿nio cinematogra¿fico europeu, como o arquivo, a preservac¿a¿o e o restauro. Produzir, investigar e desenvolver um projeto criativo de investigac¿a¿o audiovisual que analise a relac¿a¿o entre os filmes europeus e o patrimo¿nio cultural.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos assistira¿o a aulas programadas durante as horas previstas; assistira¿o e participara¿o em actividades externas; participara¿o em discusso¿es de grupo e semina¿rios; participara¿o em demonstrac¿o¿es pra¿ticas e apresentac¿o¿es; e ser-lhes-a¿ atribui¿do tempo suficiente de estudo independente e pra¿tica para projectos/aprendizagem individuais e de grupo. Me¿todos especi¿ficos para este mo¿dulo incluem o uso e integrac¿a¿o de: - Semina¿rios e grupos de leitura - Workshops - Trabalho de campo - Trabalhos pra¿ticos e escritos - Professores visitantes e convidados
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Steyerl, H. (2009). In defense of the poor image. e-flux Journal, (10) Balazs, B., Bazin, A., Belton, J., Carroll, N., Deleuze, G., Friedberg, A., Gunning, T., Hooks, B., Kaplan, E. A., Manovich, L., Metz, C., Morgan, D., Mulvey, L., Mu¿nsterberg, H., Rodowick, D. N., Turvey, M., & Wollen, P. (2010). The film theory reader: debates and arguments. (M. Furstenau, Ed.). Routledge. Balsom, E. (2017). The event of projection. In After uniqueness: A history of film and video art in circulation (pp. 166–191). Columbia University Press. Bickerton, E. (2009). A short history of Cahiers du Cine¿ma. Verso. Blu¿mlinger, C. (2016). Reading between the images. In E. Balsom & H. Peleg (Eds.), Documentary across disciplines (pp. 172–189). MIT Press. Hall, Stuart. (Ed.). (2010). Representation: cultural representations and signifying practices. (Repr.). Sage.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não