filmeu

Disciplina European Screen Studies III

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta componente do mo¿dulo ira¿ explorar exemplos do cinema europeu do se¿culo XXI em termos de filmes, contextos, instituic¿o¿es e teorias fundamentais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Os estudantes analisara¿o o papel das indu¿strias cinematogra¿ficas tradicionais locais (nacionais) na era das indu¿strias globais de streaming. - A Irlanda sera¿ utilizada como um exemplo indicativo da produc¿a¿o cinematogra¿fica internacional. - Va¿rias a¿reas da produc¿a¿o cinematogra¿fica europeia do se¿culo XXI (cinema de arte; ge¿neros populares; produc¿a¿o de documenta¿rios, etc.) sera¿o assim sujeitas a uma investigac¿a¿o cri¿tica. - As desigualdades histo¿ricas e os desequili¿brios de ge¿nero/rac¿a no cinema europeu e as soluc¿o¿es contempora¿neas tambe¿m sera¿o abordados. Organizac¿a¿o do Mo¿dulo O mo¿dulo esta¿ organizado em ensino no laborato¿rio de informa¿tica, trabalho de grupo, trabalho de diagno¿stico, feedback inicial, aulas teo¿ricas, discussa¿o, avaliac¿a¿o conti¿nua, feedback tutorial, apresentac¿a¿o em pequenos grupos, projeto e feedback do projeto.
  • Objetivos

    Objetivos

    Apo¿s a conclusa¿o bem sucedida deste mo¿dulo, o aluno sera¿ capaz de: - Demonstrar uma capacidade avanc¿ada para analisar criticamente os principais temas, movimentos e cineastas dos cinemas europeus. - Avaliar criticamente o papel das indu¿strias europeias do cinema e ser capaz de as situar nos seus contextos histo¿ricos, culturais e poli¿ticos. - Conceptualizar o papel das culturas dos media audiovisuais no desenvolvimento das identidades nacionais e culturais europeias. - Avaliar o modo como as representac¿o¿es dos media audiovisuais contribuem para a construc¿a¿o histo¿rica e o desenvolvimento do patrimo¿nio cultural europeu. - Compreender o papel da ana¿lise textual na concetualizac¿a¿o das pra¿ticas do patrimo¿nio cinematogra¿fico europeu, como o arquivo, a preservac¿a¿o e o restauro. Produzir, investigar e desenvolver um projeto criativo de investigac¿a¿o audiovisual que analise a relac¿a¿o entre os filmes europeus e o patrimo¿nio cultural.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos assistira¿o a aulas programadas durante as horas previstas; assistira¿o e participara¿o em actividades externas; participara¿o em discusso¿es de grupo e semina¿rios; participara¿o em demonstrac¿o¿es pra¿ticas e apresentac¿o¿es; e ser-lhes-a¿ atribui¿do tempo suficiente de estudo independente e pra¿tica para projectos/aprendizagem individuais e de grupo. Me¿todos especi¿ficos para este mo¿dulo incluem o uso e integrac¿a¿o de: - Semina¿rios e grupos de leitura - Workshops - Trabalho de campo - Trabalhos pra¿ticos e escritos - Professores visitantes e convidados
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Steyerl, H. (2009). In defense of the poor image. e-flux Journal, (10) Balazs, B., Bazin, A., Belton, J., Carroll, N., Deleuze, G., Friedberg, A., Gunning, T., Hooks, B., Kaplan, E. A., Manovich, L., Metz, C., Morgan, D., Mulvey, L., Mu¿nsterberg, H., Rodowick, D. N., Turvey, M., & Wollen, P. (2010). The film theory reader: debates and arguments. (M. Furstenau, Ed.). Routledge. Balsom, E. (2017). The event of projection. In After uniqueness: A history of film and video art in circulation (pp. 166–191). Columbia University Press. Bickerton, E. (2009). A short history of Cahiers du Cine¿ma. Verso. Blu¿mlinger, C. (2016). Reading between the images. In E. Balsom & H. Peleg (Eds.), Documentary across disciplines (pp. 172–189). MIT Press. Hall, Stuart. (Ed.). (2010). Representation: cultural representations and signifying practices. (Repr.). Sage.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios