filmeu

Disciplina Archives and Artistic Creation II

  • Apresentação

    Apresentação

    A partir da perspetiva da preservac¿a¿o digital e da organizac¿a¿o arquivi¿stica na era computacional, nos u¿ltimos cinquenta anos, a UC pretende estudar e aprofundar uma reflexa¿o cri¿tica sobre os modos como os sistemas e os reposito¿rios de gesta¿o e salvaguarda de documentos institucionalizam a histo¿ria, o patrimo¿nio e as dina¿micas no seio da cultura contempora¿nea, incluindo as transac¿o¿es sociais, poli¿ticas e comerciais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O papel do curador nas artes evoluiu para um papel de “autoria”, moldado por questo¿es conceptuais, este¿ticas e poli¿ticas. A digitalizac¿a¿o transformou os me¿todos de exibic¿a¿o de arquivos, expandiu o acesso e envolveu novos pu¿blicos. Este mo¿dulo explora o papel dos arquivos de filmes no patrimo¿nio visual e cultural e nas pra¿ticas curatoriais contempora¿neas. - Curadoria de arquivos: direitos de autor, perspectivas poli¿ticas, angariac¿a¿o de fundos. - Os arquivos tradicionais e o arquivo digital; - Programac¿a¿o vs. curadoria, Filme vs. Imagem em movimento, Cinema vs. Galeria; - Lo¿gicas de programac¿a¿o: Sala comercial, Festival, Cineclube, Sala de patrimo¿nio, Museu, Streaming e meios digitais; - Conscie¿ncia dos pu¿blicos (adulto, infantojuvenil, incide¿ncia social, familiar, acade¿mico, museogra¿fico) e contextos de exibic¿a¿o; - O circuito do cinema de patrimo¿nio, a performatividade da exibic¿a¿o; - A escolha como programac¿a¿o, a programac¿a¿o com reflexa¿o/investigac¿a¿o.
  • Objetivos

    Objetivos

    No contexto dos programas de digitalizac¿a¿o do cinema de patrimo¿nio, a figura do programador/curador de cinema ganha nova importa¿ncia na selec¿a¿o e organizac¿a¿o desse patrimo¿nio. Pretende-se que os alunos ganhem compete¿ncias ao ni¿vel da pesquisa de arquivos, na investigac¿a¿o da historiografia cinematogra¿fica, na aquisic¿a¿o/cede¿ncia de co¿pias e direitos de autor, na programac¿a¿o de ciclos, no domi¿nio das especificidades da exibic¿a¿o (salas, pu¿blicos, contextos) e na promoc¿a¿o de conjunc¿o¿es de promoc¿a¿o de uma visa¿o cri¿tica e consciente da Histo¿ria do cinema.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta unidade curricular e¿ um curso teo¿rico baseado em aulas expositivas. Os professores desempenhara¿o o papel necessa¿rio de divulgadores e orientadores, de modo a estabelecer um dia¿logo aberto com os alunos. Em cada aula, sera¿ abordado um tema diferente e a turma sera¿ convidada a partilhar as suas reflexo¿es e experie¿ncias pessoais mais pertinentes. Sera¿o disponibilizados aos alunos materiais de leitura especializados para que possam acompanhar de forma produtiva o desenrolar do curso. Para ale¿m das aulas teo¿ricas, e de acordo com as possibilidades de organizac¿a¿o, sera¿o tambe¿m organizadas visitas de estudo e palestras com profissionais da a¿rea.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ABBOT, D. (2008) What is digital curation? Digital Curation Centre, Edinburgh, BOSMA, P. (2005), Film programming: curating for cinemas, festivals, archives, Londron & New York: Wallflower. CUNNINGHAM, A. Digital Curation/Digital Archiving: A View from the National Archives of Australia. The American Archivist, v. 71, n. 2, p. 530-543, 01 set. 2008. FRANCIS, David; HORWATH, Alexander; LOEDENSTEIN, Michael. (2008) Film Curatorship – Archives, Museums and the Digital Marketplace, Viena. Filmmuseum Synema Publikationen. INGRAVALLE, Grazia (2024), Archival Film Curatorship – Early and Silent Cinema from Analog to Digital, Framing Film/Eye Filmmuseum, Amesterdam University Press. LUCIA, C. & HAMID, R. (2017), Cineaste on film criticism, programming, and preservation in the new millennium, Austin: University of Texas Press. MORABITO, Seth (2015), Requirements for digital preservation systems: a bottom-up approach. D-Lib Magazine, v. 11, n. 11, Nov. 2005.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios