filmeu

Disciplina Introdução à Indústria do Cinema - Transformações e Oportunidades

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade curricular no âmbito da indústria audiovisual e suas oportunidades.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A estrutura da indústria A economia do entretenimento:comportamento da audiência Produção de filmes e televisão, distribuição e exibição - Clusters, impérios de marcas globais, os mercados locais - Europa: escala e alcance, as aptidões para o negócio, financiamento Transformações: A revolução digital das indústrias de cinema e vídeo Impactos do mercado e de tecnologia de convergência digital - Convergência do cinema e da televisão - As cadeias de valor da produção fílmica e TV O rompimento da Internet - Plataformas de distribuição, características dos produtos, dispositivos de consumo Oportunidades: Master digital - Da ideia ao produto - Pesquisa de mercado, posicionamento, padrões de produção, distribuição, comercialização - Aptidões para o marketing digital - A coprodução, a cooperação transnacional, tendências e oportunidades de financiamento - Processos e aptidões de gestão comercial e de financiamento - Copyrights e questões jurídicas
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC favorece a cooperação multidisciplinar dentro da indústria do audiovisual e irá proporcionar aos alunos aptidões e competências que deverão contribuir para os ajudar a aperfeiçoarem e a aumentarem o valor dos seus projetos existentes como produtores independentes ou dentro de um estúdio existente. Os alunos irão construir redes oferecidas pelo ambiente multinacional dos especialistas que lhes permitirão prever as realidades da cooperação internacional. Os alunos irão aprender conceitos de gestão básica e ferramentas, adquirir uma consciência sensibilidade do grupo/equipa e dos diferentes ambientes criativos, culturais e empresariais. Os alunos desenvolverão competências na recuperação de informação e na avaliação através da pesquisa, análise e interpretação de dados. Os alunos irão aprender a aplicar abordagens teóricas e dados não-estruturados a fim de desenvolverem produtos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Peter Bloore, ¿Re-defining the Independent Film Value Chain¿, 2009 Finney, A., ¿The International Film Business, a Market Guide Beyond Hollywood¿, Routledge, 2010 KEA European Affairs, ¿Promoting Investment in the Cultural and Creative Sector: Financing Needs, Trends and Opportunities¿, Report prepared for ECCE Innovation ¿ Nantes Métropole, June 2010 WIPO Intellectual Property Handbook, 2004, reprinted 2008 Peter Aspden in ¿Financial Times¿, ¿HBO It¿s TV, but not as we knew it¿, September 23, 2011 Ofcom, ¿The regulation of video-on-demand: consumer views on what makes audiovisual services ¿TV-Like¿ ¿ a qualitative research report¿ prepared by Essential Research, 2009 OECD, ¿Remaking the Movies, digital content and the evolution of the film and video industries¿, 2008 Alan B. Albarran, ¿The Media Economy¿, Routledge, 2010 Tyler, S., ¿The Manager´s Good Study Guide¿, The Open University Business School
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios