-
Apresentação
Apresentação
A UC propõe a planificação, realização e concretização de um filme documental, encorajando os estudantes a explorar o papel da imagem animada como meio para investigar o mundo que (n)os rodeia, personalizando a expressão da sua percepção. Em trabalho de grupo, pretende-se questionar possibilidades oferecidas pelo cinema, nas formas animadas, para comunicar histórias/emoções/sensações, directa ou indirectamente experienciadas por eles, como ponto de partida. O trabalho será apoiado em estratégias documentais, jornalísticas ou pedagógicas - sempre originais -, focando-se no que nos rodeia, usando a animação como um elemento de mediação entre discurso construído e realidade. Encoraja-se a combinação de técnicas. Durante este semestre, os estudantes deverão aprender a ir da ideia ao desenvolvimento de projecto, levando à produção de um filme acabado. A relação entre tema escolhido e filme tem de ser compreensível e cinematográfica, respeitando as visões pessoais demonstradas pelos grupos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT613-15908
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Questões de ontologia da imagem: a imagem real e a imagem animada 2. Realismo e documentário: o documentário é um registo da realidade ou a construção de uma visão particular da realidade? Ambos? 3. O cinema de animação pode "documentar" a realidade? O que é que o documentário de animação pode trazer que não esteja disponível no documentário de imagem real? 4. Estratégias para a utilização da animação em contexto documental.
-
Objetivos
Objetivos
- Identificar a abordagem "documental" no universo do cinema de animação; - Compreender as diferenças entre live action e imagem animada; - Questionar o "documentário" como uma abordagem que reflecte a realidade ou como um exercício de linguagem da imagem em movimento, explorando o seu potencial visual singular; - Colocar em prática os conhecimentos adquiridos até ao momento através de um projeto que utiliza imagens e movimentos animados em contexto documental.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Estas aulas serão leccionadas presencialmente, mas quando necessário e apropriado, poderão ser leccionadas aulas de tutoria por videoconferência.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Adams (2009), "When Docs Get Graphic_ Animation Meets Actuality", in https://www.documentary.org/feature/when-documentaries-get-graphic-animation-meets-actuality Formenti, C (2022) The Classical Animated Documentary and its Contemporary Evolution, Bloomsbury Honess Roe (2013), Animated Documentary. Hampshire: Palgrave MacMillan Honess Roe (2016), "Against Animated Documentary" in https://revistas.ulusofona.pt/index.php/ijfma/article/view/5433 Serrazina (2020), "Notes towards the use of a documentary approach in the teaching of animation", in https://revistas.ulusofona.pt/index.php/ijfma/article/view/5437 Sofian (2005), "The truth in pictures", in https://animateddocs.wordpress.com/2012/04/16/sheila-sofian-writes-about-anima-doc-in-fps-magazine/ ¿
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim